Rachel Farhat de Castro Penchel

Faleceu em Juiz de Fora no dia 19 de abril, aos 72 anos.

Natural de Bicas, filha do saudoso casal Ática-Ivan de Castro, Raquel era irmã de Rosália Farhat de Castro Silva, Antônio Carlos Farhat de Castro e de Latife Farhat de Castro Mattos.

Filha, esposa, mãe e avó exemplar, deixará saudades em todos que com ela conviveram, pelo seu espírito alegre e participativo.

Fez seus estudos primário e ginasial em Bicas, e o curso normal em Juiz de Fora. Lecionou por vários anos em nossa cidade, sempre com sabedoria e dedicação.

Católica, participou do coral da Paróquia São José, inclusive, conseguindo doação de um teclado para a igreja Matriz.

Sempre animada e participava, com destacadas fantasias, nos bailes e nos desfiles de escolas de samba dos nossos carnavais.

Deixa viúvo José Carlos Azevedo Penchel, de quem cuidava com muito carinho, além das filhas Valeska, Samantha e Áttica e dos netos Bruno, Raquel e Munira.

Sepultada em Bicas.

Algumas mensagens postadas no Facebook pelo falecimento da Raquel

A T É  B R E V E,  R A C H E L / Chicre Farhat

Palavras não faltam, mas o sentimento nos atropela e nos engasga, para dizer com amargura e muito sofrimento, que você nos deixa, assim tão jovem, levando consigo a imensa ternura, doçura, a alegria de viver.

Coração generoso, de pungente solidariedade, que a fazia presente na cidade, junto das pessoas, dos problemas, sempre querendo ajudar. Professora admirada de uma geração de biquenses.

Tenho singelo fato para contar. Certa vez, pedi-lhe que fizesse para mim um sapato de tricô, sabedor da eximia habilidade no oficio. Pouco passou, e me surpreendo com o sapato, luvas e cachecol. Encomenda acima da pedida.

Esse espontâneo e sensível desejo em agradar, era a marca primeira de sua bondade humana, que nos comovia e orgulhava.

Minha afetuosa, terna sobrinha, injustamente, você se antecipou no tempo. O lugar era meu, sou bem mais velho, e jamais concordaria com seu gesto. Mas a vida nos surpreende e não faz concessão. O gênio do escritor Guimarães Rosa já dizia que “viver é muito perigoso.”

Aqui fica o fraterno abraço e beijo grande à Valeska, Samanta e Attica. Digo-lhes que muito breve estarei com sua mãe, e os saudosos pais, Atica e Ivan, e farei tudo para ficar ao lado deles, caso precisem de mim.

Vasco Teixeira‎

Rachel; uma mulher com um sorriso que significa seu nome em hebraico “pacificadora” se foi, e por conta disso, estamos de luto. Ela nos deixou lições de companheirismo, haja vista o zelo em cuidar do marido e o carinho para com os filhos. Apesar de quase não ter tempo para muitas coisas, Rachel mostrou a que veio por aqui…Adorava desfilar no carnaval, dançava a noite inteira nos bailes da nossa Bicas, além de cantar no coral, sempre com alegria no coração. Sua meiguice atraia como imã uma quantidade enorme de amigos… Uma grande pessoa como ela, quando parte, certamente a dor e a saudade imperam, mas todos nós que a conhecemos, no fundo sabemos que sua vida nos deixará marcar profundas sobre valores e amizade. Rachel, por onde você passar sua luz será eterna… Bicas reluzindo.

ANTONIO AMADO DA SILVA faleceu no dia 19 de abril, aos 79 anos. Natural de Guarará, filho de Sebastiana de Oliveira e de Amado Joaquim da Silva, residia              na Rua 08 de março, em Bicas.

WALTER ALVES DE ALMEIDA, faleceu no dia 19 de abril, aos 64 anos. Natural de Maripá de Minas, filho de Ana Maria Alves e Cirilo Alves Cirino, residia na Rua Floriano Peixoto, em Bicas.

JURACI ELENA RAPOSO DE OLIVEIRA faleceu no dia 18 de abril, aos 73 anos. Natural de Pequeri, filha de Juraci Elena Raposo de Oliveira e José Alcides de Oliveira, residia na Rua Prefeito Oliveira Souza, em Bicas.

LÚCIA HELENA DE OLIVEIRA faleceu no dia 12 de abril, aos 58 anos. Natural de Bicas, filha de Efigênia Borges e Cezário Sebastião de Oliveira, residia na Rua Emil Farhat, em Bicas.