Fiéis se despedem de Dom Eurico em Juiz de Fora

Arcebispo Emérito faleceu no último sábado; sepultamento ocorreu na cripta da Catedral

Por Leticya Bernadete – Tribuna de Minas – 02/10/2023

MILHARES DE PESSOAS passaram pelas dez missas de corpo presente celebradas em homenagem a Dom Eurico (Foto: Felipe Couri)

Dezenas de fiéis compareceram à última missa de corpo presente e ao sepultamento de Dom Eurico dos Santos Veloso, na tarde dessa segunda-feira (2), na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. O arcebispo emérito da Arquidiocese faleceu no último sábado (30 de setembro), aos 90 anos, após ter passado alguns dias internado na Santa Casa de Misericórdia por conta de insuficiências cardíaca e renal. O quadro de saúde se agravou durante o fim de semana, quando foi encaminhado à UTI, e o sacerdote não resistiu.

Seu corpo foi velado na Catedral entre domingo (1º) e esta segunda. Dez missas de corpo presente foram celebradas nos dois dias de funeral. Nesse tempo, milhares de pessoas passaram pelo local para prestar suas últimas homenagens a Dom Eurico. O sepultamento ocorreu na cripta da Catedral.
Natural de Sarandira, distrito de Juiz de Fora, Dom Eurico entrou para o Seminário Santo Antônio aos 16 anos para o curso de Admissão ao Ginásio.
Em sua trajetória, contribuiu em diversas ações da Igreja e, especialmente, na atividade pastoral. Em seus últimos anos de missão, assumiu a administração arquidiocesana, entre 2001 e 2009, aposentando-se logo depois por conta da idade e passando a ser arcebispo emérito.

Entre os fiéis que prestaram as últimas homenagens a Dom Eurico estava Regina Lúcia Gentil, que há anos conhece seu trabalho de pastoral, tendo participado de ensinamentos promovidos pelo arcebispo emérito. “Ele cumpriu uma missão muitíssimo importante como condutor do povo de Deus.”

Anália Silva participava das missas presididas por Dom Eurico na Catedral e também compareceu à despedida do sacerdote. “Vim aqui prestar a última homenagem pelo muito que ele serviu a Deus e pelo muito que ele nos ensinou como um pastor para nós, católicos.”

Trabalho de caridade de Dom Eurico

Em todos os seus anos de atuação pela Igreja, Dom Eurico se destacou pelo incentivo à caridade com os pobres e também na pastoral social da Arquidiocese de Juiz de Fora, de acordo com o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “Acho que isso representa muito para a cidade de Juiz de fora, não só para a Igreja em si, porque a Igreja não trabalha só com os limites das suas sacristias, mas ela trabalha na cidade, na vida popular, na vida do povo. E, portanto, Dom Eurico tinha um coração sempre aberto para incentivar tudo aquilo que fosse em favor da cidade de Juiz de fora, da sua população, sobretudo a população mais carente.”

Além da atuação junto aos mais necessitados, quando Arcebispo, Dom Eurico também apoiou o trabalho de Vicente Burnier, o primeiro padre surdo da América Latina. Burnier foi responsável pela fundação da Pastoral dos Surdos na Arquidiocese de Juiz de Fora em 2001, projeto que foi ampliado para todo o país. “Dom Eurico, quando foi bispo, deu muito valor e muita atenção a esse trabalho do padre Vicente Burnier, que eu acho que é importante ser destacado”, explica Dom Gil.

Vida de dedicação à Igreja

Dom Eurico ingressou no Seminário Maior São José, em Mariana (MG), para o Curso de Filosofia e de Teologia em 1956, sendo que sua Ordenação Presbiteral aconteceu em 1962. Desde então, o arcebispo emérito dedicou sua vida à Igreja não só em Juiz de Fora, mas também em Mar de Espanha, onde iniciou sua trajetória na Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Em 1987, foi ordenado bispo auxiliar de Juiz de Fora, colaborando com Dom Juvenal Roriz. Nesse período, contribuiu para ações como a construção do Lar Sacerdotal, que recebe padres idosos que estão encerrando suas carreiras. Em 1990, com a renúncia de Dom Juvenal, Dom Eurico foi escolhido pelo Colégio dos Consultores como administrador arquidiocesano, mas deixou o cargo no ano seguinte, quando iniciou o pastoreio como bispo coadjutor na Diocese da cidade de Luz.

Após dez anos, Dom Eurico retornou à Arquidiocese de Juiz de Fora para assumir sua administração. De 2003 a 2008, visitou todas as 84 paróquias e quase-paróquias do município. Além disso, também atuou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no setor de Ensino Religioso, e no âmbito do Regional Leste 2, no Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso.

Com 75 vagas, Colégio João XXIII abre inscrições para o Ensino Fundamental em Juiz de Fora

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora 

O Colégio de Aplicação João XXIII abre na terça-feira (3), a partir das 15h, as inscrições para o sorteio que vai distribuir 75 vagas para o Ensino Fundamental na instituição em 2024.

Os candidatos devem ter nascido entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de março de 2018.

O período de inscrição vai até o dia 18 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 42, mas há a possibilidade de pedir isenção até dia 6.

O sorteio vai ser realizado no dia 31 de outubro, às 15h, pelo canal do Colégio de Aplicação João XXIII, no YouTube.

Vagas exclusivas para PCDs

Das vagas disponíveis, 4 vagas são reservadas para pessoas com deficiência, pela primeira vez no colégio.

Juiz de Fora tem orçamento estimado em quase R$ 3,5 bilhões para 2024

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora 

Juiz de Fora tem orçamento estimado em R$ 3.432.335.414,86 para 2024. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (2) pela Prefeitura, que apresentou o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), encaminhado para análise e votação na Câmara Municipal.

A proposta enviada ao Legislativo representa aumento de 13,62%% em relação à LOA de 2023 (R$3.020.746.486,61).

O documento foi apresentado pelo secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Martvs das Chagas, em coletiva à imprensa, e estima as receitas e despesas previstas para o próximo ano com números exatos, o que significa déficit zero no orçamento.

Confira o resultado das eleições do Conselho Tutelar em Bicas

Parabenizamos a todos os candidatos nessa importante campanha democrática, respeitosa e de grande valia para nosso município, onde o foco são nossas crianças e adolescentes.
Agradecemos o imensurável trabalho de todos que compõem o CMDCA, além do apoio da administração pública e a Secretaria de Assistência Social.
Informamos que foram 1030 eleitores que participaram exercendo seus direitos.

Homem salta de carro foge para o mato, mas é capturado em Mar de Espanha

Militares viram um homem entregar algo para um outro que estava  dentro de um veiculo. O motorista arrancou imediatamente com o carro e fugiu  por várias ruas da cidade, segundo a PM, colocando a vida de pedestres e outros veículos em risco. No bairro Jardim Eldorado, ele pulou do carro em movimento e tentou fugir pelo mato. Ele foi alcançado e na fuga machucou o ombro sendo preciso ser levado para a Maternidade Therezinha de Jesus em JF, para passar por cirurgia. Foram apreendidos quase R$ 2.000,00 em dinheiro e 05 buchas de maconha segundo a PM.

Informações repórter Kadu Fontana

Livro / Um olhar para o passado: Personalidades – Prof. Irineu Cândido de Souza

Condutor fica ferido após acidente envolvendo carro e ônibus entre Bicas e Mar de Espanha

Primeiras informações do Corpo de Bombeiros Militar que se deslocou até a rodovia são de que a vítima do carro foi atendida pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A vítima, o condutor  de 31 anos de idade, estava consciente e orientado e já  não se encontrava preso às ferragens. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi levado para o Hospital Santa Casa de Mar de Espanha ferimentos leves.

De acordo com a apurado preliminarmente pelo Portal RKF, o carro seguia sentido Bicas No ônibus estaria apenas o motorista, que não teria se ferido. O ônibus é da Prefeitura de Mar de Espanha. A Polícia Militar Rodoviária de Juiz de Fora  foi acionada e irá assumir a ocorrência. A ocorrência está em andamento e esta reportagem será atualizada a qualquer momento.

A Polícia Militar Rodoviária de Juiz de Fora  foi acionada e irá assumir a ocorrência. A ocorrência está em andamento e esta reportagem será atualizada a qualquer momento.

Informações: repórter Kadu Fontana

Paróquia São José de Bicas / Programação da Semana

Este slideshow necessita de JavaScript.

6ª Festa do Peão / Maripá de Minas

A Prefeitura Municipal de Maripá de Minas, representada pelo prefeito Vagner Fonseca Costa, realizou no fim de semana, no Complexo de Eventos Renato Manoel, a 6ª Festa do Peão, com o apoio da Câmara Municipal, EMATER, IMA, Polícia Militar e a HB Produções (responsável pela montagem de toda a estrutura).
A grande festa trouxe uma novidade, onde os envolvidos tiveram que mostrar habilidade no trato com os animais. As provas foram nas modalidades laço individual, tambor mirim, tambor feminino, Team Roping e Breakaway
Roping. Tivemos dois dias intensos de competição e, ao final, a escolha dos melhores em cada modalidade, com entrega de prêmios no domingo.
Ao término de cada dia, o público curtiu os shows da Cia do Forró e da dupla sertaneja Junior & Gustavo, no sábado, e, fechando o evento, a apresentação da dupla Fabrício &
Gabriel, no domingo.
Nossos agradecimentos a toda a equipe, que não mediu esforços, na organização desta festa da família Maripá!

Prefeitura de Bicas / Feira de Adoção

A Prefeitura de Bicas, através da Diretoria de Proteção dos Animais, convida a toda população para a Feira de Adoção. Não percam! Teremos palestras com veterinários, pula-pula, música ao vivo, algodão doce, bazar solidário e, o mais importante, muitos animais lindos para adoção RESPONSÁVEL. Em breve, a programação completa.
ADM 2021/2024 – Construindo um futuro melhor!