Direção do Santo Antônio Supermercados recebe alunos do Colégio Aquarela

Hoje recebemos a turma do Colégio Aquarela com a Professora Neide, para uma entrevista com o sócio proprietário do Santo Antônio, o Paulinho Bertelli e seus filhos Leonardo e Paula Bertelli, que hoje estão na administração e coordenação da Empresa. A entrevista é uma parte do Projeto Cultural do Colégio Aquarela, que está fazendo homenagem dos 100 anos de Bicas, com o foco no Comércio da Cidade. Foi uma manhã muito gostosa que a turminha fez perguntas da história do Santo Antônio e saíram daqui muito entusiasmados!

Motorista inabilitado invade contramão, bate de frente com carreta e morre na BR-267

Por TV Integração — Juiz de Fora

Um motorista de 70 anos inabilitado morreu na noite de terça-feira (3) após bater de frente o carro que dirigia com uma carreta na BR-267, em Juiz de Fora.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele invadiu a contramão e atingiu o veículo, que transportava gado de corte. O condutor da carreta não ficou ferido.

O idoso teve a morte confirmada no local. Não houve interdição da pista e as causas do acidente serão apuradas.

Idoso inabilitado morre em acidente na BR-267, em Juiz de Fora — Foto: PRF/Divulgação

Morre Murílio Hingel, ex-ministro da Educação do governo Itamar Franco

Por g1 Zona da Mata e TV Integração

Morreu nesta quarta-feira (4) Murílio de Avellar Hingel, ex-ministro da Educação do governo Itamar Franco, aos 90 anos, na França. Ele estava em uma viagem com a família e a causa da morte não foi divulgada. Ainda não há informações sobre o translado do corpo e sepultamento.

A informação foi confirmada nas redes sociais de Margarida Salomão (PT), prefeita de Juiz de Fora, onde o professor exerceu cargos técnicos na Prefeitura da cidade.

Murílio Hingel também foi secretário de Estado de Educação em Minas Gerais.

 

Pelas redes sociais, Margarida Salomão lamentou morte do ex-ministro — Foto: Reprodução/Twitter

Biografia

O ex-ministro da Educação nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril de 1933. Tirou licenciatura em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora, onde construiu a carreira política.

Professor e diretor de várias instituições de ensino superior e de 1º e 2º graus, exerceu também cargos técnicos e administrativos no município mineiro e no Estado de Minas Gerais.

Atendimentos de fisioterapia domiciliar no mês de setembro 2023 / Prefeitura de Bicas

Atendimentos de fisioterapia domiciliar no mês de setembro 2023

Contamos com 4 fisioterapeutas, realizando 2 atendimentos por semana em cada paciente.

Sendo cada fisioterapeuta com 15 pacientes por mês.
Totalizando no mês de setembro uma média de 480 atendimentos.
Atendimentos no Asilo – Lar Cristão Paulo de Tarso, 2 vezes na semana com atendimentos em grupo. Realizando atividades de fortalecimento, alongamento e exercícios lúdicos. Totalizando 8 atendimentos em setembro.
Atendimento Domiciliar em Santa Helena
1 fisioterapeuta atendendo 2 vezes por semana no distrito e na zona rural. Sendo 6 pacientes, totalizando 48 atendimentos no mês de setembro.
Contamos com a parceria da Aquavida com fisioterapia aquática.
Realizando 2 atendimentos por semana em 4 pacientes com indicação para o tratamento.
Totalizando no mês de setembro 32 atendimentos.

Polícia Civil investiga abordagem suspeita em colégio de JF

Por Sandra Zanella – Tribuna de Minas

A Polícia Civil investiga a abordagem suspeita direcionada a aluna do Colégio Santa Catarina, que reacendeu o alerta de responsáveis e de docentes na semana passada. Desta vez, uma mulher desconhecida teria tentado buscar uma estudante de 7 anos no horário de saída das atividades extracurriculares da escola, situada na Avenida dos Andradas, no Morro da Glória, região central de Juiz de Fora. O caso aconteceu pouco mais de um ano depois de uma menina ter sido abordada na porta da mesma instituição de ensino, quando já estava sob responsabilidade de um transporte escolar terceirizado contratado pela família. O homem teria dito à criança ser amigo da mãe dela e ter ido buscá-la, mas a estudante se negou a acompanhá-lo.

“Esclarecemos que, na última semana, ocorreu uma tentativa de abordagem suspeita de pessoa não autorizada, em frente ao portão, na área externa da escola. O colégio realizou os procedimentos necessários e entrou em contato com a família imediatamente. Entendemos que não há relação entre este fato e a abordagem ocorrida em 2022″, informou o Santa Catarina, por meio de sua assessoria.

De acordo com informações do boletim de ocorrência registrado pela mãe da aluna alvo da mais recente ação suspeita, no dia 27 de setembro, após o término das aulas, a menina seguiu para uma atividade extracurricular no mesmo complexo. Pouco antes das 19h, uma mulher compareceu ao local e disse ao professor que teria ido buscar determinada criança, citando o nome da mesma e se identificando.

Estranhando a situação, porque a menina já teria ido embora com o pai, o docente ainda teria ligado para a mãe da estudante, a qual confirmou que ela já estava com o pai, acrescentando não conhecer a tal mulher e não ter pedido para qualquer pessoa diferente buscar sua filha.

Ainda conforme o registro policial, quando o professor deixou a instituição de ensino, avistou a mesma suspeita em uma pizzaria próxima e ainda teria questionado se a criança com aquele nome não seria de outra sala. No entanto, a mulher teria confirmado se tratar da mesma.

Colégio faz comunicado às famílias

Dois dias depois do episódio, a direção do Colégio Santa Catarina enviou uma circular às famílias alertando sobre o caso. “Em razão do compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos estudantes e de toda a comunidade, esclarecemos informações relativas ao acontecido em nossas dependências.” Segundo o informe, uma pessoa não identificada abordou um dos professores com informações referentes a um estudante. “Prontamente, o educador se ateve às respostas pertinentes, acionou o restante da equipe e a família, e não liberou o aluno.” A escola reforçou que os responsáveis tomaram as providências cabíveis junto à PM e afirmou colaborar com todo o suporte necessário

“Salientamos que, além do circuito de câmeras e equipe de segurança, contamos com protocolos para a liberação de alunos do turno da tarde. Além dos profissionais conhecerem os responsáveis autorizados a retirarem os estudantes, a liberação ocorre somente para os cadastros preenchidos pela família (…). A Polícia Militar reforça a importância de não serem compartilhadas informações devidamente apuradas ou inverídicas (fake news), uma vez que a distorção dos fatos atrapalha o trabalho da PM, pode gerar pânico, insegurança e afetar, diretamente, os nossos estudantes”, finalizou o texto.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, o caso foi encaminhado para a 7ª Delegacia, e o delegado responsável, Hamilton Junior, realizou diligências preliminares. Detalhes da investigação não foram divulgados.

Prefeitura de Maripá de Minas, através da Secretária de Saúde, realizou o projeto Saúde no Bairro

A Prefeitura de Maripá de Minas, através da Secretaria da Saúde, realizou, no dia 22/09/2023, o Saúde no Bairro, na praça Sebastião Quineipe – Várzea, com os alunos de Medicina da Suprema.

Foram atendidos 48 adultos, com verificação de IMC, pressão arterial, glicemia e orientações.

Além de aplicação de vacinas, recebemos 10 crianças, com idades entre 6 meses e 4 anos, para atualização de cartão vacinal.

Vereadores participam de assinatura do decreto do passe-livre aos domingos e feriados

A proposta é iniciativa da Câmara, em projeto de lei e requerimento assinado por 18 vereadores da Casa, e já passa a valer neste domingo

O Executivo assinou, nesta segunda-feira, 2, o decreto que autoriza a gratuidade de ônibus aos domingos e feriados em Juiz de Fora. O texto partiu de uma iniciativa de 18 parlamentares da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), que propuseram e aprovaram o então projeto de lei, que se tornou um decreto — a proposição foi vetada previamente por vício de iniciativa.

O presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PV), classificou o decreto como “um ganho muito grande para a economia, que vai fomentar várias atividades além do ganho social. Isso vai movimentar a cidade. É um feito histórico que a Câmara acolheu da população e levou adiante”. Os demais parlamentares reforçaram a fala do presidente, apontando a importância de assinar um projeto de tamanha importância para a cidade.

Durante a assinatura, a prefeita Margarida Salomão (PT) destacou o protagonismo da Câmara na proposta dos 18 vereadores. “Hoje nós podemos comemorar de forma muito intensa, porque estamos marcando um gol de placa. Estamos garantindo que todas as pessoas, especialmente aos domingos, tenham direito ao seu lazer”, destaca a chefe do Executivo.

Participaram da solenidade de assinatura os vereadores João Wagner Antoniol (PSC – presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Acessibilidade), Bejani Júnior (REDE), Cida Oliveira (PT), Julinho Rossignoli (PP), Juraci Scheffer (PT), Laiz Perrut (PT), Marlon Siqueira (PP) e Nilton Militão (PSD), além de representantes do Executivo.

Mais informações: 3313-4734 – Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Juiz de Fora

Casa do Albergado é atingida por incêndio nesta madrugada

Segundo o Corpo de Bombeiros, unidade prisional no Centro não possui AVCB; cerca de 4,5 mil litros d’água foram utilizados para conter as chamas no local

Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas 03/10/2023

A unidade prisional Casa do Albergado Jose Alencar Rogedo (Cajar) foi atingida por incêndio na madrugada desta terça-feira (3). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma caixa de água teria transbordado e atingido a fiação elétrica do local, que fica na Rua Leopoldo Schmidt, na região central de Juiz de Fora. Não houve vítimas.

O fogo atingiu o segundo pavimento da instituição, em uma área entre a lage e o forro. Ainda segundo os militares que atenderam a ocorrência, o local estava repleto de cadeiras, colchões e roupas dos detentos.

A principio, as chamas teriam sido contidas pelos próprios policiais penais que estavam a serviço no momento. Segundo informações pelas quais a Tribuna teve acesso, várias paredes da unidade tiveram que ser quebradas para que fosse alcançado o foco do incêndio. O local ainda estaria ainda sem água e luz.

Contudo, mais tarde, naquela madrugada, o fogo retornou e teve que ser controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo estimativa dos militares, foram usados 4,5 mil litros de água durante a ação. O local não foi interditado e passará por perícia técnica da Polícia Civil.

A Tribuna procurou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para esclarecer quais danos foram provocados e se a instituição passará por reformas. A Sejusp afirmou que “uma perícia da Polícia Civil e da Defesa Civil verificará se houve abalos estruturais no local. A unidade lavrou o boletim de ocorrência e irá apurar o ocorrido administrativamente.”

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi identificada a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) na unidade. Ainda segundo eles, o local não tinha também o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PSCIP). “Em decorrência disso, o Registro de Eventos de Defesa Social desta ocorrência vai ser enviado em cópia à Cia de Prevenção do CBMMG.” Em virtude das irregularidades elencadas pela corporação, a Tribuna fez uma nova solicitação à Sejusp, que informou “que um projeto de prevenção e combate a incêndio está em elaboração pela equipe técnica para apresentação e aprovação pelo Corpo de Bombeiros Militar.”

Bombeiros foram acionados nesta madrugada para combater as chamas (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Morre terceira vítima de tragédia no Torneio Leiteiro em JF

Quase um mês depois dos atropelamentos, na madrugada de 9 de setembro, mulher de 58 anos que estava internada em estado grave no HPS morreu

Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas 03/10/2023

A mulher de 58 anos que estava internada desde 9 de setembro, após ser atropelada durante o evento do Torneio Leiteiro das Campeãs, morreu na madrugada desta terça-feira (3), quase dois meses após a tragédia no Torneio Leiteiro, que vitimou 12 pessoas no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O estado dela era considerado grave desde o episódio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.

Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) manifestou pesar pelo falecimento de Elear Maria Faião e afirmou que “Elear é nova vítima do comportamento transtornado de um motorista, cujas atitudes inconsequentes e irresponsáveis afetam a vida de mais uma família.”

A PJF também afirmou que “vem acompanhando os familiares da vítima, oferecendo apoio material e psicológico, como o faz desde o dia da tragédia.”

Tragédia no Torneio Leiteiro

Ao todo, três pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na ocasião, quando um homem, de 24 anos, avançou com o veículo em direção à multidão que aproveitava o evento. As vítimas são seis homens, com idades entre 24 e 43 anos, e cinco mulheres, com idades entre 18 e 58 anos, além de uma criança de 3 anos.

A mulher que a carregava a criança no colo não resistiu e morreu no local. Já a criança chegou a ser encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, com quadro de traumatismo cranioencefálico grave, mas morreu no dia 11 de setembro.

Motorista deve ser responsabilizado

De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, o motorista teria usado o carro como instrumento de violência, após se envolver em supostas brigas durante a festa. O jovem, que também se encontra em estado grave no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), passou pela entrada do evento dirigindo em alta velocidade. Mesmo após já ter atingido algumas pessoas, realizou o retorno e deu continuidade na série de atropelamentos.

A polícia descartou a hipótese de acidente ou falha mecânica como motivação para a tragédia. O motorista irá responder por homicídio doloso, quando se assume o risco de matar, assim que receber alta no hospital, lugar em que se encontra internado após ser linchado na ocasião.

Rodovias estaduais de Minas Gerais terão 700 radares até o final do ano

Motoristas vão encontrar mais radares nas estradas estaduais. Até dezembro, 700 aparelhos de controle de velocidade estarão em funcionamento em Minas. O número será 40% maior se comparado a 2022. Apesar das críticas de parte dos condutores, que ainda insistem no discurso de indústria da multa, o reforço na fiscalização é apontado por autoridades e especialistas como uma das principais medidas para barrar imprudências no trânsito.

No ano passado, as rodovias sob responsabilidade do Estado contavam com 493 equipamentos. Atualmente são 626. A ampliação foi informada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza. “O radar é um instrumento importante. Se a gente pegar a quantidade de pessoas que tomam multas em radares, é um número muito pequeno porque as pessoas respeitam os radares e com isso reduzem a velocidade, evitando acidentes e mortes”.

Os novos locais de instalação não foram informados. Segundo ele, os pontos estão sendo avaliados. A instalação deve levar em conta trechos de rodovias com curvas perigosas e com presença de pedestres. O histórico de acidentes também pesa, acrescenta o consultor em engenharia de tráfego Silvestre de Andrade, que avalia de forma positiva o reforço na fiscalização.

“É óbvio que ainda temos um número de acidentes muito grande, muitas vítimas. Mas o radar é uma forma eficiente de fiscalizar aquele trecho 24 horas por dia. Se as pessoas cumprissem a legislação, não haveria necessidade”, afirma o especialista em trânsito.

A multa para os motoristas flagrados acima dos limites de velocidade varia conforme a quilometragem ultrapassada, podendo chegar a R$ 880. A infração é gravíssima e rende sete pontos na carteira de habilitação.

Carga pesada

Além dos radares, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) promete apertar o cerco aos caminhões e carretas que trafegam com o limite de peso acima do permitido nas estradas, aumentando os riscos de acidentes e danificando o pavimento.

Atualmente, 25 balanças estão em operação. A previsão do governo é que até dezembro mais dez sejam instaladas. “É uma forma de garantir que os veículos pesados estejam circulando dentro da capacidade. Com isso a gente preserva o pavimento e dá mais vida útil à nossa malha rodoviária, sem a necessidade de reformas constantes”.

* Com Pedro Santos, estagiário sob supervisão de Renato Fonseca – Jornal Hoje em Dia