Homem é preso após esfaquear companheira na cabeça e persegui-la ensanguentada pela rua

Equipe da Guarda Civil Municipal de São Vicente (SP) realizava um patrulhamento e se deparou com a mulher ferida e pedindo socorro. Vítima está internada no Hospital do Vicentino.

Por g1 Santos
01/10/2023 12h00 Atualizado há 21 horas

Mulher está internada após companheiro tentar matá-la com golpes de faca em São Vicente (SP) — Foto: Guarda Civil Municipal (GCM)/Divulgação

Um homem foi preso após tentar matar a companheira, de 52 anos, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 neste domingo (1), a vítima sofreu golpes de na cabeça e está internada no Hospital do Vicentino.

Em nota, a prefeitura informou que uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) realizava patrulhamento pela Rua Campos Sales quando notou uma mulher ensanguentada e pedindo socorro. Ela já havia sido golpeada e era perseguida pelo agressor, que tentou fugir, mas acabou detido.

Enquanto a GCM prestava os primeiros socorros, estancando os ferimentos com auxílio de panos, a mulher informou aos guardas que o companheiro havia tentado matá-la a facadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou a vítima ao Hospital Municipal de São Vicente, o antigo Crei. Devido aos ferimentos e à perda de sangue, ela foi transferida ao Hospital do Vicentino, onde está internada.

O criminoso foi levado à Delegacia da Mulher de São Vicente, onde o delegado de plantão decretou a prisão por tentativa de feminicídio.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), mas não teve retorno até a última atualização.

Suspeito de matar filha e sobrinha a marteladas cometeu crime por vingança da ex: ‘mostrar como é ficar sem filho’

Davi Souza Miranda cometeu o crime após a ex denunciá-lo para a Polícia Civil

Vanessa Ortiz

Davi Souza Miranda também tentou matar a ex-cunhada Foto: Reprodução/TV Globo

Davi Souza Miranda teve a prisão temporária convertida para preventiva, nesta segunda-feira, 25, após audiência de custódia. Na ocasião, foram revelados trechos de depoimentos de testemunhas da morte a marteladas da filha do suspeito, de 5 anos, e da prima dela, de 4, em Senador Camará, no Rio de Janeiro.

O crime ocorreu na última sexta-feira, 22. A filha de Davi, Luísa Fernanda, e a sobrinha, Ana Beatriz, haviam sido levadas até a casa do suspeito pela ex-cunhada dele, Natasha Maria Silva Gonçalves de Albuquerque, que também era mãe de Ana. O homem estava proibido de se aproximar da ex-esposa, devido a uma medida protetiva.

Natasha também foi golpeada com um martelo, além das duas meninas. O suspeito fugiu logo após o crime, mas foi preso na manhã do dia seguinte.Durante a audiência de custódia, foi revelado que filha mais velha de Davi, uma adolescente de 13 anos, contou à polícia que pouco antes do crime, o pai estava inconformado porque a sua ex-companheira,mãe de Luísa, havia denunciado os crimes que ele praticou contra ela.

Ele teria dito que mataria a ex-cunhada com marretadas e ainda mataria a própria filha, como forma de “mostrar à ex-companheira como era ficar sem filho”. Em dado momento, o homem disse à adolescente ‘eu vou fazer’ e a obrigou a ficar dentro do quarto. Em seguida, a menina ouviu barulhos de marretada. Ela também ouviu a irmã gritar: “pai não faz isso, não pai, pelo amor de Deus, pai”.

O homem fugiu, obrigando a filha mais velha a ir com ele. O suspeito ainda ligou para a avó da sobrinha para dizer que havia cometido o crime. Durante a fuga, Davi telefonou para a ex-esposa, falando que ela tinha “provocado uma tragédia na família”.Vizinhos teriam entrado no imóvel em chamas, onde encontraram uma das crianças com os pés presos sob uma cama box, com o corpo todo queimado.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) constatou que as duas meninas morreram em decorrência de traumatismo craniano. Já a ex-cunhada foi resgatada com vida, e está internada em estado grave.A defesa tentou conseguir o relaxamento da prisão, mas a juíza Rachel Assad da Cunha, reconheceu a gravidade do caso.

“A frieza e desequilíbrio emocional do custodiado, apontados pela própria dinâmica dos fatos, é fator que pode contribuir para que as testemunhas se sintam constrangidas para prestar depoimento sabendo que o autor de um crime de tamanha gravidade estará solto no mesmo ambiente. Ressalte-se que a principal testemunha dos fatos é outra filha do custodiado e conta com apenas 13 anos de idade, devendo-se destacar que a menor relata o temor que sente do pai, justamente pelo comportamento descompensado”, completa.

Fonte: www.terra.com.br 

Conselho Tutelar: participe das eleições no dia 1º de outubro e contribua para o bem-estar das crianças e adolescentes do Brasil

Concorrentes ao Conselho Tutelar de Bicas

———————————————————————————————————-

MDHC reforça a importância da participação no pleito que elegerá os representantes dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado em 28/09/2023 18h09 Atualizado em 29/09/2023 15h00

este domingo, 1º de outubro, acontecerá em todo o Brasil, das 8h às 17h, a eleição dos novos membros dos Conselhos Tutelares. Com a proximidade da data, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) reforça a importância da participação de toda a população brasileira no processo eleitoral.

Os locais de votação e a lista de candidatas e candidatos podem ser consultados junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade ou nos sites das respectivas prefeituras.

O eleitor maior de 16 anos, cujo título eleitoral esteja regular, poderá votar e deverá comparecer ao local de votação munido de documento oficial de identificação com foto, título de eleitor e demais documentos solicitados pelo Conselho Tutelar de sua cidade. O voto é facultativo e secreto.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar está prevista no art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A escolha dos membros é estabelecida em lei municipal e realizada sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público.

As datas das eleições para escolha dos conselheiros tutelares em todo o país foram unificadas em 2015, passando a ocorrer sempre no ano seguinte às eleições presidenciais.

Por se tratar de menor quantidade de candidatos e seções eleitorais, na maioria dos municípios e regiões os locais de votação não serão os mesmos das eleições gerais e municipais, que ocorrem em anos pares. Por esse motivo, é importante ficar atento e procurar o site da prefeitura de sua cidade ou do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

Importância do voto

Participar do processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares é importante, pois esses representantes são responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Os conselheiros podem aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

Ainda é missão do Conselho Tutelar fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito à educação, o acesso à saúde, o direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação.

Urnas eletrônicas

Pela primeira vez na história, as urnas eletrônicas serão utilizadas em todo o território brasileiro para o processo de escolha de mais de 30 mil conselheiras e conselheiros tutelares. A utilização da tecnologia será possível após a solicitação de apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que aprovou resolução sobre o auxílio da Justiça Eleitoral no processo eleitoral.

Ainda que em outros anos tenha havido empréstimo das urnas em determinados locais em âmbito municipal, nunca houve o empréstimo da tecnologia de forma unificada em todo o território nacional.

Para facilitar o acesso às informações, alguns TREs disponibilizaram, de forma centralizada, os locais de votação dos eleitores de cada município. Acesse abaixo.

Consulte seu local de votação abaixo

• Acre – Clique aqui

• Ceará – Clique aqui 

• Distrito Federal – Clique aqui 

• Goiás – Clique aqui 

• Maranhão – Clique aqui 

• Minas Gerias – Disque-Eleitor | telefone 148: dia 30/SET – 8hs às 18hs e 01/OUT – 7hs às 17hs

• Piauí – Clique aqui 

• Rio Grande do Norte – Clique aqui 

• Rio Grande do Sul – Clique aqui 

• Roraima – Clique aqui 

• Santa Catarina – Clique aqui 

• Tocantins – Clique aqui 

Nos outros estados, procure informações com a prefeitura de sua cidade.

Leia também:

Saiba tudo sobre o processo de escolha dos Conselhos Tutelares  

Ministro Silvio Almeida convida população a participar das eleições dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil

Edição: R.D.

Revisão: A.O.

Para dúvidas e mais informações:

imprensa@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Fonte: Gov.br

Aniversários do mês de outubro de 2023

02/10 – JUSSARA LAMHA BRAZ.

04/10 – AUGUSTO CÉSAR DOS REIS ROSSI, filho de Cristina Maria e Alberto Dias Rossi.

06/10 – Dr. JERÔNIMO LAMHA DE MOURA.

06/10 – WALTER CARDINELLI e dia 27/10 seu filho, o economista ROBSON CARDINELLI,

residentes em Petrópolis/RJ.

06/10 – Dr. ELY ALBERTO ALVES DA COSTA, Servidor aposentado pelo Banco Central do Brasil e atualmente exercendo a profissão de advogado.

06/10 – HELOÍZA HELENA LAMHA BROCHADO e dia 17/10 – seu marido NEY DEL DUCA

BROCHADO, residentes em Juiz de Fora.

07/10 – ANDRÉ, filho de Terezinha de Fátima e Célio L. Sampaio.

07/10 – JOÃO BATISTA GUILHERMINO.

07/10 – DEDÉ GRANADO.

08/10 – ALEXANDRE CARVALHO XANDY.

08/10 – Sr. HÉLIO ROBERTO RODRIGUES

08/10 – Dr. RONALDO FONSECA LAMHA.

09/10 – DR. ROBERTO CERDEIRA, residente no Rio de Janeiro.

09/10 – LUMA, filha de Wilza Lamha Amorim e de Francisco Carlos Filho (Branco)

09/10 – MARILZA BARRAL.

10/10 – TATHIANA HADDAD GUARNIERI.

11/10 – Dr. RONALDO GRANATO MATTA.

11/10 – MARIA MARGARIDA DO COUTO.

11/10 – SUYAN COZAC.

12/10 – MÔNICA FARIA.

12/10 – DENISE TOSTES PENNA.

11/10 – FERNANDA APARECIDA, filha de Vera e José Alberto Cremonezzi.

12/010 – ROBERTO BARRAL.

12/10 – PRICILA P. DE OLIVEIRA.

13/10 – VASCO LEITE DE ALMEIDA.

13/10 – NATHÁLIA, filha de Eliane e Dr. Marcos Rios de Medeiros.

14/10 – LUIZ JOSÉ DA SILVA (Mosquito), nosso ex-funcionário, há alguns anos residindo e

trabalhando no Rio de Janeiro.

14/10 – ANA CAROLINA, filha de Flávia e Daniel do Amaral e neta de Maria da Penha e

Haroldo Moreira Mendes e de Ilda e Nilo Amaral.

15/10 – MÁRCIA DE OLIVEIRA CISCOUTO

17/10 – ARIANE BARBOSA FLORENTINO, filha de Silvana e José Ricardo Florentino de Souza.

19/10 – MARCELE, filha de Maria da Penha e Haroldinho Mendes.

19/10 – SÉRGIO DO ESPÍRITO SANTO VANNI.

19/10 – JEREMIAS SOARES.

22/10 – MARA RÚBIA.

24/10MARIA DE FÁTIMA MIRANDA.

24/10 – MARCO MATTOS.

25/10 – MARIAZINHA CÚGOLA.

25/10 – HUDSONINA SARTO.

25/10 – ELIAS STERSA VICINI, filho de José Elias e Aparecida Stersa Vicini.

26/10 – SILVANA FÁTIMA SILVA e dia 28/10 NAYARA SILVA MARQUES.

26/10 – PEDRO, filho de Virgínia e Luiz Croce.

26/10 – LUANA, filha de Leslem e Luiz Heleno Araújo.

28/10 – MAÍRA BARROS LOURO.

29/10 – JENNIFER, filha de Sueli e Jairo Rodrigues.

30/10 – DÉBORA DUARTE ALHADAS.

31/10 – GIBSON LEITE FILHO.

31/10 – MÁRCIO GOMES FILHO.

I Copa Ciesp / Bicas X Guarará

A bola vai rolar!
A Prefeitura Municipal de Bicas, através da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, convida a todos para participarem da I Copa Ciesp. Venha torcer por Bicas, que enfrentará o time de Guarará, neste domingo, dia 1/10, às 10h. O jogo será no Campo do Esporte Clube Biquense, Estádio João Varanda – R. Sen. Viriato Catão, 2-354 – Retto Júnior, Bicas – MG.
ADM 2021/2024 – Construindo um futuro melhor!

Abrasel-MG se manifesta contrária ao aumento da alíquota de ICMS que irá aumentar o preço de cervejas

Estimativa aponta que o projeto de lei que eleva o ICMS provocará reajuste de 10% a 12% no preço de cervejas e bebidas não alcóolicas

O Projeto de Lei (PL) 1.295/23, do governador Romeu Zema (Novo) foi aprovado na última terça-feira, e elevou em dois pontos percentuais o ICMS de produtos considerados supérfluos. Isto causará um impacto de 10% a 12% no preço pago pelos consumidores pela cerveja, refrigerantes, bebidas isotônicas e bebidas energéticas. Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, aumentar a taxa de impostos sobre a cerveja e o refrigerante, os produtos mais consumidos no setor, é prejudicar quase 170 mil empreendimentos em todo o estado.

Oswaldo Júnior, presidente da identidade destaca que além de afetar os bares e restaurantes de Minas Gerais, esta decisão tende a favorecer um mercado ilegal que, oferece produtos que prejudicam a saúde do cliente. “É importante considerar também que o imposto, sem o aumento, já é maior do que nos estados vizinhos, o que pode gerar fuga de investimentos, causando preocupação em todo setor. Além disso, a carga tributária do ICMS da cerveja, por exemplo, vai impactar toda a cadeia produtiva, que gera cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em Minas” afirma.

Francele Galil

A Presidente da Regional Zona da Mata, Francele Galil, ressalta que “Em Juiz de Fora o impacto será ainda maior, uma vez que a cidade é um polo de produção de cervejas artesanais”. Segundo ela a cerveja e os refrigerantes são produtos essenciais para a operação do setor de alimentação fora do lar, que ainda procura se recuperar da pandemia. “Ficamos fechados por meses, contraímos empréstimos e ainda estamos tentando quitar essas dívidas. E mesmo assim continuamos a ser o setor que mais gera emprego e renda. Precisamos contar com o auxílio do poder público para continuar movimentando a cadeia produtiva. E aumento de impostos definitivamente não é a resposta”, avalia Galil.

Karla Rocha, conselheira da Abrasel-MG, ressalta ainda que, de acordo com as últimas pesquisas da Abrasel, 45% das empresas do estado ou operam no prejuízo( 13%) ou em equilíbrio ( 32%). “Muitas das empresas até registam um bom faturamento, mas não registram lucro porque o dinheiro é utilizado para quitar as dívidas contraídas durante a pandemia. Desde aquela época esperamos do poder público apoio ao segmento que está prestes a viver um colapso e é um dos maiores empregadores do nosso estado, mas esse auxílio não chegou, muito pelo contrário”, afirma a Conselheira se referindo à nova carga tributária.

Filho é preso novamente por ameaçar de morte a mãe idosa

Na quinta-feira (28/9), um filho (40 anos) foi novamente preso por ameaçar de morte a mãe idosa (66 anos), em Juiz de Fora, no Bairro Industrial. Em meados do ano passado, ele já tinha sido detido pelo mesmo motivo.

De acordo com informações da Polícia Civil, a mãe tem medidas protetivas de urgência para afastamento do filho e procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para denunciar os contínuos descumprimentos e ameaças a ela.

A vítima disse à polícia que o filho é usuário de drogas e álcool e que ele havia sido preso anteriormente também por ameaçá-la de morte. A prisão ocorreu por descumprimento da Lei Maria da Penha. Dessa forma, policiais compareceram à casa da idosa e prenderam o homem em flagrante. 

Há 20 anos, em 30/09/2003, O MUNICÍPIO publicava: Bicas em Revista / O Desfile Cívico / Notícias de Maripá de Minas / Lions Club / Maçonaria, 98 anos / Crônicas de Chicre, Amílcar e Nelson Ramos / Há 40 anos / Coluna do Zé Arnaldo / Sociais

 

Bicas 100 anos / Colégio Futuro

Na manhã do dia 07 de setembro, percebi, logo ao alvorecer, que seria um dia diferente. E assim o foi. Era chegada a hora de comemorarmos os 100 anos do município de Bicas. Eu, na figura de Diretor-proprietário do Colégio Futuro, e minha equipe nos preparamos para recepcionar os nossos
convidados. Na ocasião, um delicioso café foi servido a todos. As lideranças políticas, os familiares dos ex-prefeitos e membros da comunidade biquense estiveram lado a lado em um evento comemorativo, democrático e inclusivo.

O encontro foi propício para rever amigos e familiares e para recordar boas histórias. Um momento especial em que reverenciamos os ex-prefeitos e os familiares dos antigos e saudosos líderes do Executivo. Foi uma ocasião na qual compartilhamos ideias, matamos a saudade e conhecemos pessoas. Foi marcante, emocionante e extremamente prazeroso. Histórico!

Todos os convidados, admiradores, apoiadores e mesmo adversários políticos estiveram presentes no mesmo ambiente, na sede do Colégio Futuro. Gentileza, respeito e maturidade política. Ocasião única em que reunimos e resgatamos os “brasões” das famílias que, verdadeiramente, lideraram, por épocas, o nosso município.

A História não pode deixar de ser contada e escrita. O encontro foi captado pelas lentes profissionais de nosso amigo Douglas Ferreira (FotoAdelson), filho do conhecidíssimo Adelson, que registrou e registra, até hoje, momentos únicos do nosso município, por meio de suas máquinas fotográficas, agora digitais.

Ressalto a importância, a contribuição e o legado do Senhor Carlos Augusto Machado Veiga, autor do livro “Um olhar para o passado”, publicado em 2013. Carlos Augusto promoveu um verdadeiro resgate da nossa história.

À professora Rosália Almeida Silva de Souza e à Tânia Mara Antônio Zacarias (mãe da nossa aluna Luna), que nos auxiliaram no contato com os familiares dos ex-prefeitos e com a comunidade biquense, a minha gratidão. Sem a dedicação e sem o seu empenho delas, o encontro talvez não tivesse ocorrido com tamanho brilhantismo.

Destaco a contribuição dos jornais locais, dentre eles “O Município”, como uma das principais fontes primárias de informação, com mais de um século de existência. À equipe
do Colégio Futuro, empenhada e envolvida no projeto, os meus
agradecimentos.

Reencontrar e conhecer todas essas pessoas foi maravilhoso. Os familiares se deslocaram das mais diversas regiões do país para aqui estar. Viajamos no tempo e no espaço. Quando nos cumprimentávamos, o sorriso era leve, o abraço, sincero, e a alegria, contagiante. A sensação foi indescritível. Todas as pessoas estavam felizes. O reconhecimento é muito
importante. Todo mundo tem o seu valor! A comunidade biquense estava ali, representada por diversos profissionais, satisfeitos.

Após o café, algumas breves palavras foram dirigidas por mim aos presentes: “Jamais, se depender de mim, uma história vai cair no esquecimento. Nós temos uma missão, enquanto instituição de ensino, que é sempre resgatar a história que cada um construiu, com trabalho, adversidade, força e energia. Não temos palavras para agradecer a todos vocês. Sem a massa, sem o povo, não se constrói absolutamente nada. Cada um de vocês representa o esforço de gerações de escravos e de
trabalhadores livres assalariados.

A dedicação de todos ajudou a construir a cidade e constrói o país. A nossa admiração por vocês que lideraram nossa cidade, por meio dos cargos públicos exercidos. Seremos eternamente gratos aos trabalhadores que fazem a diferença no dia a dia de cada cidadão biquense.”

Ao fim do encontro, agradeci a todos a atenção e o aceite ao convite formalizado para se encontrarem no Colégio Futuro, a fim de celebrar o Centenário de Emancipação Política de Bicas. Em seguida, foi realizado o registro fotográfico histórico. Assim, nós nos dirigimos à Praça dos Aposentados, para o início do Desfile Cívico.

Nossos alunos estavam prontos, impecáveis e ansiosos. A maioria da população biquense iria viajar no tempo. Resgatamos a Bicas tão amada. Os filhos que outrora estavam distantes de sua terra agora se mostravam mais presentes do que nunca. Naquele momento, escrevíamos mais um
capítulo da história de nossa cidade.

O desfile do Colégio Futuro foi belíssimo. Um desfile verdadeiramente cívico. Nossos alunos e alunas se posicionaram frente ao palco em duas fileiras, para saudar, respeitosamente, as autoridades e o povo. Recebemos todos de maneira honrada. Democracia. Liberdade de expressão. Reconhecimento. Resgate histórico. Parabéns, Bicas! Parabéns, minha Bicas! Parabéns, nossa Bicas!

Existem momentos que poderíamos simplesmente congelar no tempo. E esse foi um deles. Finalizo minhas breves palavras com a citação do Sr. Carlos Augusto Machado Veiga, em seu livro “Um olhar para o passado”. Essa história pode ser contada assim: “Ao seguir pela trilha do desenvolvimento, o sonho dos biquenses foi pouco a pouco tornando-se realidade. O início com o trotar das mulas dos tropeiros, depois os trilhos, a ferrovia, a estação, o povoado e o progresso. Ao acordarem, o Município de Bicas havia nascido”.

O desafio agora está lançado. Que venham os próximos 100 anos!

Ricardo Cyrne Portes
Diretor-proprietário do Colégio Futuro

Incêndio atinge parte do Mercado Municipal de Juiz de Fora; VÍDEO

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo.

Incêndio atinge parte do Mercado Municipal de Juiz de Fora // Crédito: Laura Fonseca

Um incêndio atingiu parte do Mercado Municipal de Juiz de Fora na noite de quinta-feira (28) e destruiu boxes de três lojas. Não houve feridos e o fogo foi controlado em cerca de 10 minutos pelo Corpo de Bombeiros. A suspeita é que as chamas começaram após um curto-circuito em um ventilador.

Segundo os militares, o local não tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. O g1 entrou em contato com a Prefeitura sobre o assunto e aguarda retorno.

Incêndio atinge parte do Mercado Municipal de Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O incêndio também consumiu equipamentos e comprometeu parte elétrica dos estabelecimentos. Foram utilizados aproximadamente 3.000 mil litros de água para combate das chamas.

De acordo com a Prefeitura, o local não abre nesta sexta-feira (29) para o público. “As equipes do Executivo seguem acompanhando o incidente, que reforça a necessidade de modernização do local”, informou.

Corpo de Bombeiros durante incêndio no Mercado Municipal de Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Obras

No início de agosto, foi divulgada a ordem de serviço para início das obras de reforma do Mercado Municipal. O investimento será de mais de R$ 10 milhões, com prazo de conclusão de um ano. Os trabalhos seguem em andamento.

O Mercado Municipal faz parte do Complexo Mascarenhas, composto pelo local, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes.