Mulher que sequestrou bebê disse ao marido que estava grávida e precisou dar à luz em outra cidade

Ela foi presa na noite de terça-feira (3) por levar a menina de Uberlândia até Muriaé. Homem contou aos policiais que esposa até chegou a mostrar imagens de ultrassom e que teve que ir para Belo Horizonte.

Por g1 Zona da Mata — Muriaé
04/10/2023 14h00 Atualizado há um dia

Mulher sequestra bebê após mãe desistir da criança — Foto: Silvan Alves/Reprodução

A mulher de 47 anos que sequestrou uma recém-nascida em Uberlândia contou para o marido que estava grávida e deu à luz em Belo Horizonte por problemas de saúde. Ela foi presa em flagrante na noite de terça-feira (3) em Muriaé, e a bebê levada para uma casa de acolhimento.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o homem contou que não sabia do sequestro, pois acreditou que a esposa estava grávida, uma vez que ela mostrou imagens de uma ultrassonografia e disse que iria ter a neném na capital por sofrer de pressão alta.

Criança é encontrada

Os policiais chegaram até a criança após uma denúncia anônima e registro da mãe de que a filha havia sumido.

Segundo o documento policial, a genitora foi até uma delegacia de Uberlândia e explicou que daria a bebê para a mulher, mas que desistiu da ideia.

Já a autora negou aos militares ter raptado a menina, dizendo que a filha era dela, que tinha 4 meses de vida e precisou ficar internada em Belo Horizonte, pois nasceu prematura.

O Conselho Tutelar foi chamado e, em consulta, verificou que a autora já havia sido denunciada antes por outro sequestro, mas que, na época, nenhuma criança havia sido localizada com ela.

Após resgate, a recém-nascida foi levada para um hospital, onde foi atendida e encaminhada posteriormente para uma casa de acolhimento em Muriaé por determinação judicial.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que o caso será investigado. A mulher que sequestrou a bebê foi presa em flagrante e levada para uma penitenciária.

Tempestade causa alagamentos e estragos em JF: confira as imagens

Quedas de árvores, destelhamento e interrupção de jogo no Ginásio Municipal estão entre impactos causados pela chuva. Ventos chegaram a 93 km/h e choveu em apenas 1 hora 60 mm. Em um dos casos, um árvore caiu em cima de um carro.

Por Rafaela Carvalho – Tribuna de Minas /  g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

A tempestade que atingiu Juiz de Fora na noite desta quinta-feira (5) derrubou árvores e causou alagamentos e estragos em diferentes regiões da cidade. A chuva também levou à paralisação do jogo entre o JF Vôlei e o Montes Claros América Vôlei no Ginásio Municipal, que ficou sem energia elétrica.

Conforme o Corpo de Bombeiros, até as 22h, a corporação tinha recebido quatro chamados de quedas de árvores. A corporação não informou onde seriam as ocorrências. A Tribuna registrou uma ocorrência desse tipo na Rua Ceará, no Bairro Poço Rico, região Sudeste.

Uma árvore chegou a cair em cima de um veículo na Rua Herculano Couto, no Bairro Francisco Bernardino, Zona Norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve confirmação de vítimas.

Além disso, uma telha voou e caiu na Rua Marechal, no Centro da cidade. Um acidente de trânsito também teria ocorrido na Serra do Bandeirantes, na região Nordeste. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um carro capotado.

LEIA MAIS: Fim de semana será abafado com chance de pancadas de chuva

Alagamentos

Diversos bairros da cidade ficaram alagados com o grande volume de chuva que caiu em Juiz de Fora. Segundo o Inmet, foram registrados 46 milímetros de chuva na cidade em duas horas, entre 21h e 23h.

Nas redes sociais, há imagens de alagamento em ruas importantes no Centro, como Barão de Cataguases, Marechal Deodoro, Santo Antônio e na Avenida dos Andradas.

Alagamentos também foram registrados na Avenida JK, na altura do Bairro Nova Era, e nos bairros Cerâmica e Fábrica, na Zona Norte. Há imagens de alagamentos também na Avenida Itamar Franco, no São Mateus, e em vias do Alto dos Passos e do Bom Pastor, na Zona Sul. O Marilândia, na Cidade Alta, e o Linhares, na Zona Leste, também estão entre os bairros atingidos.

Árvore caiu em cima de carro durante forte chuva no Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora — Foto: Bruna Silva/Arquivo Pessoal
Árvore caiu em cima de carro no Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora — Foto: André Lamounier/TV Integração
Avenida Engenheiro Gentil Forn ficou interditada após árvore cair em Juiz de Fora — Foto: André Lamounier/TV Integração
Árvore cai no Bairro Industrial, em Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro/g1
Árvore cai em cima de carro no Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Árvore caiu na Rua Ceará, no Poço Rico (Foto: Davi Carlos Acácio)
Avenida dos Andradas, em Juiz de Fora — Foto: Fellype Alberto/g1
Rua Barão de Cataguases ficou alagada na noite desta quinta (Foto: Elisângela Amorim)
Pontes caíram com a força do vento em Juiz de Fora — Foto: Nayara de Paula/TV Integração
Àrvore que caiu no Bairro Francisco Bernardino também atingiu varanda de casa em Juiz de Fora — Foto: Bruna Silva/Arquivo Pessoal

Árvore caiu em cima de carro no Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora — Foto: Bruna Silva/Arquivo Pessoal

Ministério Público cumpre mandados no gabinete do vereador Cido Reis

Mandados de busca e apreensão, sequestro e indisponibilidade de bens, afastamento de cargos públicos e cautelares pessoais diversas da prisão são cumpridos nesta quinta

Por Elisabetta Mazocoli – Tribuna de Minas

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) investiga suspeita de desvio de recurso público de montantes recebidos por uma entidade civil de caráter filantrópico de Juiz de Fora possivelmente ligada ao vereador Cido Reis (PSB). Mandados de busca e apreensão, sequestro e indisponibilidade de bens, afastamento de cargos públicos e cautelares pessoais diversas da prisão foram cumpridos no gabinete do vereador, na Câmara Municipal, e na residência de Cido por volta das 6h desta quinta-feira (5).

Por meio de nota oficial, a Câmara Municipal de Juiz de Fora infirmou que servidores do MPMG estiveram nas dependências do Anexo Ignacio Halfeld e solicitaram acesso ao gabinete do parlamentar. A instituição afirmou ainda que acompanha o caso e colaborará nas diligências solicitadas. A assessoria do vereador confirmou a diligência.

Segundo o MPMG, o objetivo da operação, denominada Proditora 2, é buscar provas para a conclusão de investigações que dizem respeito aos desvios de verbas públicas. A investigação está em andamento sob sigilo. Por isso, conforme o MPMG, não será revelado de forma pública o nome da entidade que é alvo da operação.

A Operação Proditora 2 foi deflagrada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Juiz de Fora e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Todos os mandados citados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Juiz de Fora.

A Tribuna fez contato com a assessoria do vereador Cido Reis e espera sua manifestação, que será publicada nesta reportagem tão logo seja divulgada.

Mandato de Cido Reis foi alvo de ação neste ano

O mandato do vereador Cido Reis foi alvo do Ministério Público Eleitoral (MPE) neste ano, quando ele saiu do partido PSB na reta final do prazo de filiação para os interessados em disputar as eleições de 2022, que expirou no dia 2 de abril do ano passado. Logo, ele foi para a Rede Sustentabilidade para disputar uma vaga como deputado estadual, e não foi eleito.

Como em 2020, Cido havia se reeleito para mais um mandato na Câmara Municipal de Juiz de Fora pelo PSB, e, por isso, o partido pediu a cadeira e a consequente perda de mandato do parlamentar por desfiliação partidária.

Em fevereiro deste ano, ele retornou ao PSB, partido ao qual continua filiado. Poucos meses depois, em 12 de junho, os desembargadores do MPE julgaram por unanimidade que era improcedente a acusação de infidelidade partidária, o que fez com que o processo fosse extinguido. Desse modo, o vereador teve o direito de manter o seu mandato normalmente até o final da legislatura, que acaba em 2024.

Vídeo / Prefeitura de Bicas adere ao Programa Alimenta Brasil

A Secretaria de Assistência Social, através de emendas parlamentares, em parceria com Projeto Alimenta Brasil, produtores rurais e o apoio da Prefeitura de Bicas, conseguiu 22 toneladas de alimentos da agricultura familiar, para garantir a Cesta Verde, com alimentos de qualidade na mesa de muitos cidadãos que se encontram em vulnerabilidade social.
A Equipe do CRAS realizará no dia 05/10/2023 a entrega de 150 Cestas Verdes, atendendo aos requisitos do PAB PROGRAMA ALIMENTA BRASIL.
A primeira entrega do Projeto Alimenta Brasil será dia 05/10/2023, no CRAS, a partir das 12 h.
As cestas serão concedidas às famílias que estão cadastradas no CADASTRO ÚNICO como BAIXA RENDA.
Administração 2021/2024 construindo um futuro melhor!

 

 

Wagner Fonseca Costa, prefeito de Maripá de Minas, participa da Mobilização Municipalista em Brasília

Nesta semana estou presente na Mobilização Municipalista em Brasília-DF. O intuito do evento é unir prefeitos para buscar soluções para a crise do nosso pais, atendendo um dos pleitos da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Diante da crise, constantes quedas de repasses para as prefeituras, pode acarretar em possíveis demissões, corte em várias áreas e o pior, o prejuízo dos serviços prestados ao nosso povo.
Por isso estamos aqui para lutar pra diminuirmos os danos dessa crise para nossa família Maripá.
Prefeito Wagner Fonseca Costa

PM prende pessoas com mandado de prisão em aberto nas cidades de Bicas, Mar de Espanha e Piraúba

A polícia cumpriu mandado de prisão nesta quarta-feira, 04/10, em Bicas – MG. Um homem de 35 anos, foi localizado, enquanto trabalhava em uma obra na avenida Getúlio Vargas, e foi preso.

Já em Mar de Espanha, um homem de 37 anos com mandado, foragido da justiça, foi localizado na rua Francisco Domingos Linhares, no bairro Eldorado. Segundo informações da PM, o homem tem passagens por furto e teve sua pena regredida para regime fechado.

Em Piraúba, em uma propriedade rural, às margens da MG 353, um homem de 30 anos, também foragido da justiça, foi localizado, imobilizado e preso. Segundo informações da PM, ele é oriundo de São João Nepomuceno e suspeito de estupro de uma menina de 11 anos em 2022 na cidade de Guarani.

Todos os presos foram encaminhado a Delegacia de Polícia Civil. 

Recém-nascida sequestrada é localizada em Muriaé

Mãe estava em busca da criança, que teria sido levada de Uberlândia por outra mulher, que acabou presa

Por Tribuna de Minas

Uma recém-nascida sequestrada em Uberlândia foi localizada pela Polícia Militar (PM) em Muriaé, município distante cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora, na tarde desta terça-feira (3). Conforme o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da PM, uma mulher de 47 anos teria raptado o bebê depois de a genitora ter cogitado dar a filha para a adoção. A mãe teria alegado não ter condições financeiras para criar a menina, mas acabou desistindo da ideia. O caso foi descoberto pelos militares após denúncia diante de comportamentos que levantaram suspeita sobre a suposta sequestradora.

A mãe da criança prestou queixa do desaparecimento da filha à Polícia. No relato, ela destacou que conheceu a suspeita através do Facebook, por meio de uma terceira pessoa, que teria feito a mediação. A menina seria entregue à mulher, mas o combinado mudou a partir do momento em que a genitora decidiu que criaria a filha.

Diante da negativa, a suspeita teria chegado a mencionar que se mudaria para Uberlândia, para auxiliar na criação da menina. No Reds, consta que a mulher chegou a pedir para ficar com a recém-nascida por um dia, contudo, logo em seguida desapareceu com a menina.

Desconfiança em Muriaé

Denúncias dirigidas aos militares deram conta de que a mulher, residente em Muriaé, teria aparecido na cidade com a criança dizendo ser sua filha, embora não tivesse aparentado gravidez nos últimos meses, o que levantou suspeitas por parte de populares quanto à origem da criança. Segundo o relato de uma funcionária do Conselho Tutelar, entidade que chegou a ser acionada, queixas já haviam sido feitas, mas naquela data a criança não foi localizada.

Ouvida, a suspeita relatou que o bebê possuía mais de três meses e que teria nascido em Belo Horizonte. Mediante avaliação médica, entretanto, foi constatado que a criança ainda estava com parte do cordão umbilical e, portanto, teria no máximo 15 dias de vida.

Com a localização e o resgate, a recém-nascida foi encaminhada para um hospital e, depois, para uma casa de acolhimento em Muriaé, por determinação judicial. A mulher suspeita do sequestro foi presa.

Livro / Um olhar para o passado: Personalidades – Prof. Irineu Guimarães

Quadrilha invade propriedade, faz cinco reféns e rouba dinheiro e pertences

Reféns foram amarrados dentro de casa enquanto quadrilha levava joias, eletrodomésticos e R$ 30 mil; proprietário foi obrigado a fazer Pix de R$ 64 mil

Por Nayara Zanetti – Tribuna de Minas

Dois homens foram presos nessa segunda-feira (2) por suspeita de integrarem uma quadrilha que invadiu uma residência na Estrada União Indústria e fez cinco pessoas de refém. Eles teriam obrigado os moradores a transferirem dinheiro por meio de extorsão, além de roubarem joias, relógios, celulares, TV e R$ 30 mil em espécie. 

De acordo com o registro policial, um jovem, de 21 anos, relatou que foi surpreendido por volta de 4h30 por dois homens que invadiram a casa do caseiro, onde ele dormia. Em seguida, já por volta das 7h30, o pedreiro da propriedade, cuja idade não foi divulgada, e o proprietário, de 69 anos, também foram abordados por outros dois autores quando chegaram. Todos foram amarrados e levados para dentro da casa principal. Ainda segundo o registro, três mulheres, de 64, 56 e 21 anos também estavam no local.

Os suspeitos, de 29 e 27 anos, levaram joias, relógios, celulares, TV e R$ 30 mil em espécie, além de obrigarem o proprietário a realizar transferências bancárias via Pix, que totalizaram R$ 64 mil. Os criminosos ainda fugiram com o veículo do proprietário.

Ainda segundo a Polícia Militar, a companheira de um dos suspeitos, de 25 anos, teria recebido as transferências. Com ela, foi encontrada a quantia de R$ 36.875, dinheiro que já havia sido sacado pela autora. O proprietário conseguiu bloquear as outras transferências via agência bancária.

As prisões foram realizadas em conjunto pela Polícia Militar e pela Polícia Civil. A PM informou que as diligências para prender os demais participantes da quadrilha continuam. Não há informações se a mulher que atuou na ação também foi presa.

Criança Abrasel

No sacolejo da Abrasel/Zona da Mata, vem aí que dezessete empresas vão participar da “Semana da Criança Abrasel“… Vai rolar  experimentos gastronômicas e participativos. Consoante disse a presidente Francele Galil, “na região, serão atendidas 349 crianças, entre 4 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade”.