Juiz de Fora confirma primeira morte por febre maculosa em 2023

Por Fellype Alberto, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

O carrapato-estrela é um dos principais transmissores da febre maculosa, foto de arquivo — Foto: Getty Images via BBC

Um dia após descartar febre maculosa como causa da morte de um menino de 13 anosJuiz de Fora confirma a primeira morte em decorrência da doença em 2023. A informação está no boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de sexta-feira (29).

De acordo com a SES-MG, a vítima é um homem de 37 anos. O g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou o óbito, mas não deu mais detalhes sobre a identidade dele e nem quando foi registrada a morte.

Os materiais dos pacientes são recolhidos e encaminhados para análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, responsável pela divulgação dos resultados dos exames.

A morte por febre maculosa em Juiz de Fora é a primeira no ano entre as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Além dela, nas regiões há apenas um caso confirmado da doença em 2023, em Matias Barbosa, e o paciente segue em tratamento. (Assista o vídeo abaixo)

O que é a febre maculosa?

Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença

Segundo a SES-MG, a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode levar a morte.

É transmitida por um carrapato infectado, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.

A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial.

Sintomas

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
  • Gangrena nos dedos e orelhas;
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.

 

Maior corrida da América Latina / Iron Baker Brasil / Biquense é vice-campeão!

Encontro do PAIF / Conscientização sobre prevenção do suicídio / Nesta sexta / 29/9

Garota é estuprada por homens que trancam namorado dela dentro do porta-malas de carro

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Na madrugada desta quinta-feira (28/9), três homens foram detidos, após trancarem o namorado no porta-malas de um carro e estuprarem a namorada dele (18 anos), no Bairro Santo Antônio, em Juiz de Fora. Antes, porém, o trio já havia praticado um roubo no Bairro Salvaterra.

De acordo com informações da Polícia Militar, quando a jovem chegou à delegacia para denunciar o estupro, os três suspeitos já estavam presos, por conta do roubo de dois celulares. A vítima reconheceu os suspeitos, que receberam nova voz de prisão.

Aos policiais, ela contou que estava com o namorado dentro do carro, quando foi abordada pelos três homens encapuzados, dois com armas de fogo, que anunciaram o assalto. Ato contínuo, eles trancaram o namorado dela no porta-malas, a obrigaram a fazer sexo oral e a estupraram. Assim sendo, os militares registraram, ainda, a ocorrência de estupro. 

 

Prefeitura de Maripá de Minas, através da Secretaria de Saúde, realiza ação na Casa do Abraço em parceria com a faculdade SUPREMA

A Prefeitura de Maripá de Minas, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ação com acadêmicos da Suprema no dia 15/09 na Praça São Sebastião e na Casa do Abraço.
Foi um dia especial e de muito cuidado com a saúde!

Dupla de Beach Tênis da AABB Bicas é destaque no JESAB 2023

Dupla de Beach Tênis Lívia e Ana Clara representando a AABB de Bicas alcançam o Segundo Lugar com Brilhantismo na JESAB 2023.

A dupla se destacou como vice-campeã na prestigiada competição realizada pela FENABB na cidade de Divinópolis/MG nos dias 23 e 24 de setembro, competição que reuniu 32 AABB e 765 atletas.

A AABB de Bicas participou de 8 modalidades esportivas, futebol Adulto, futebol Hipermaster, futebol Supermaster, Futsal, tênis de mesa Masculino, tênis de mesa Feminino, Beach Tênis e Sinuca totalizando 60 atletas.

A jornada da dupla até o pódio foi marcada por tenacidade e determinação. Elas demonstraram um comprometimento exemplar com seu esporte, superando desafios e competindo no mais alto nível.

O segundo lugar na competição é um testemunho do compromisso incansável da dupla. Essa conquista é um lembrete de que com dedicação e determinação, é possível alcançar os mais altos patamares no esporte.

Parabéns, Lívia e Ana Clara, por essa conquista excepcional e agradecemos por representar nosso clube e nossa cidade com tanta excelência.

Confira nas imagens abaixo as equipes que representaram a AABB Bicas.

Informações e fotos AABB – Bicas

Beach Tênis
Futsal
Futebol Supermaster
Futebol adulto
Futebol hipermaster
Tênis de mesa

Novas regras para venda de animais de estimação entram em vigor em Juiz de Fora; veja o que muda

Por Fellype Alberto, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Entraram em vigor nesta semana as novas regras para a comercialização de animais domésticos em Juiz de Fora. A nova lei foi promulgada pela Câmara Municipal e prevê, entre outros pontos, que a venda de animais domésticos só poderá ser feita por lojas do ramo e pet shops.

De acordo com a lei, fica “expressamente proibida a comercialização de animais domésticos, por terceiros, pessoas físicas, como forma de exercício ilegal”.

Com esta nova regulamentação, os estabelecimentos comerciais deverão ser autorizados pela Prefeitura e ter, obrigatoriamente, um médico-veterinário responsável. A comercialização só poderá ser feita se os animais tiverem identificação eletrônica individual e definitiva.

Todos os animais comercializados devem ter um cadastro com as seguintes informações:

  • Origem
  • Raça
  • Data aproximada ou exata do nascimento
  • Sexo
  • Características físicas
  • Registros de vacinação
  • Número do “transponder” – “microchip” – aplicado no animal

Além disso, os estabelecimentos também devem cadastrar os dados do proprietário, como nome, endereço, telefone e documento de identidade com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Quem descumprir a nova legislação será notificado para regularizar a situação e, posteriormente, multado em R$ 1.000 por animal exposto à venda de forma irregular; e R$ 500 por cartaz/propaganda de venda afixada na comercialização.

No caso de reincidência de irregularidade, fica dispensada a advertência como primeira sanção e aplica-se diretamente a multa, no dobro do valor, para cada infração cometida. Os valores provenientes das multas serão destinados para o Fundo de Proteção aos Animais.

A lista completa de exigências a serem cumpridas pelos estabelecimentos está disponível no site da Câmara.

Criança de 9 anos sofre injúria racial dentro de escola

Segundo advogado, menina teria sido ofendida por colegas dentro de colégio municipal no Santa Luzia

Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas

Uma criança de 9 anos foi vítima de injúria racial dentro de sala de aula, na escola Escola Municipal Oswaldo Veloso, no Bairro Santa Luzia, região Sul de Juiz de Fora. De acordo com o advogado da família da vítima, Aloísio Cesário da Silva, a menina teria sido chamada de “macaca” e de “cabelo de monstro” por colegas de sala. Segundo a Polícia Militar, após a criança relatar que havia sido xingada, o fato foi levado à direção da escola.

A partir disso, segundo conta o advogado, teria sido marcada uma reunião entre a família da menor e a escola. “Ao reportar a situação para professora, ela apenas mandou a menina se sentar. Desta forma, a professora foi omissa”, argumenta Cesário. Durante a reunião, a professora negou tal acusação.

Ainda de acordo com Cesário, um procurador do Município participou da reunião. O advogado alega, entretanto, que faltou uma ação de amparo para a menina, que, segundo ele, agora não quer mais ir à aula e ficou com medo da escola. As ofensas em sala seriam recorrentes, segundo a mãe da estudante. Cesário afirma que foi solicitado um psicólogo e que a escola se disponibilizou a procurar um profissional, embora, segundo ele, não tenha sido apresentada uma previsão de quando isso irá ocorrer.

O advogado afirmou que a família, que já registrou boletim de ocorrência, fará uma representação criminal para que haja ação penal por racismo. Os responsáveis pelos alunos envolvidos, a professora da turma e a escola serão alvo do procedimento jurídico. “Uma coisa que gostaria de deixar bem claro é que, apesar de a Secretaria de Educação promover campanhas antirracismo de uma forma intensa, não existe qualquer tipo de amparo para pessoas que são vítimas de racismo”, diz.

A Tribuna procurou a Prefeitura de Juiz de Fora para comentar o episódio. A nota enviada pela assessoria de imprensa diz o seguinte: “Essa é uma denúncia muito grave. A Prefeitura de Juiz de Fora vai apurar, investigar e tomar as providências necessárias”.

Livro / Um olhar para o passado: Personalidades – Prof. Francisco Álvaro Marco Peres

 

PM grávida é assassinada a tiros na frente do filho; ex-companheiro é suspeito

Segundo a família, Wilson é atirador esportivo e teria premeditado o crime, pois não aceitava o fim do relacionamento

Do R7 / portald24@diarioam.com.br
Publicado em 26 de setembro de 2023 às 18:34

São Paulo- Uma policial militar grávida foi morta a tiros na frente do filho, de 6 anos, enquanto voltava para casa, em Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo. Tamires tinha 29 anos. O ex-companheiro dela, o empresário Wilson Benedicto Júnior, de 41, é considerado suspeito.

Eles tiveram um relacionamento de dez anos. Segundo o pai da vítima, Tamires tentava se separar havia dois anos, pois já teria sido traída e agredida. A vítima decidiu, então, sair de casa.

O suspeito não aceitou o fim do relacionamento e teria usado o filho do casal como isca para matar a PM. De acordo com informações do Cidade Alerta, ela tinha ido à casa do ex-companheiro, armada, para buscar a criança quando foi surpreendida pelos tiros.

Wilson era CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador), tinha diversas armas em casa e usou uma delas para cometer o assassinato.

Após o crime, o suspeito fugiu de carro com um pen drive que continha as imagens da câmera de segurança. Ele também levou o filho, que deixou posteriormente na casa do irmão.

O pai de Tamires afirma que o filho do casal, que teria presenciado o ocorrido, confirmou a uma tia que o pai havia matado a mãe. Familiares ainda não sabiam da gravidez, pois a PM estava de apenas três meses.

Seis horas depois do crime, Wilson foi visto em outra cidade, pilotando uma moto, e continua foragido. A família da vítima acredita que o empresário premeditou o ocorrido e estaria escondido na casa de algum familiar.

Fonte: D24amBRASIL