Prefeitura de Bicas instala geladeiras recheadas de livros pela cidade

Projeto que leva o nome de Geloteca já é disseminado pelo país; a ideia é fazer crescer o interesse pela leitura na cidade

Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Fabíola Costa
05/06/2022 às 07h00

Oito Gelotecas foram espalhadas pro Bicas, e a ideia é que esse número cresça ainda neste ano (Foto: Divulgação)

O projeto já é disseminado ao redor do Brasil. É como se um visse, achasse interessante, e encontrasse a maneira de fazer acontecer em outras cidades. Alex Almeida nasceu e foi criado em Bicas, a cerca de 40 km de distância de Juiz de Fora. Atualmente, ele reside no interior de São Paulo, em Araraquara. Por lá, existe um projeto que faz de geladeiras velhas uma biblioteca a céu aberto, espalhando livros de todos os tipos pela cidade. “Ano passado, vendo essas geladeiras, tive a ideia de falar sobre isso com a Prefeitura de Bicas. Aproveitei que minha mãe tinha uma geladeira sobrando em casa e sugeri começar com a dela. Esse foi o pontapé inicial do projeto que saiu do papel em abril deste ano”, explica.

Atualmente, são oito “gelotecas” espalhadas por pontos estratégicos da cidade, de acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Bicas, Carlos Webster Ferreira del Lhano. Além de estarem nas praças principais da cidade, outras três foram colocadas em bairros mais afastados do Centro. “A ideia é fazer com que as crianças, principalmente, apresentem interesse pela leitura e encontrem divertimento nisso.” As geladeiras foram doadas pela população, a partir de um anúncio feito no site da prefeitura; já os livros, foram disponibilizados pela Prefeitura.

Carlos explica que os livros abordam os mais variados assuntos. Qualquer pessoa pode pegá-los. Mas é necessário, no entanto, que ele seja devolvido após lido. Para isso, a Prefeitura também colocou um papel com caneta para que os títulos e a identificação de quem pegou sejam colocados. Isso, de acordo com ele, é também uma forma de analisar os livros que despertam mais interesse para quando houver reposição. Por causa disso, eles também percebem em quais bairros os livros estão girando mais. E, até então, nos bairros mais carentes eles giraram mais.

Mais na cidade e na região

A proposta é colocar ainda mais gelotecas pela cidade. Todas elas, antes de serem espalhadas, passam por pintura de um grafiteiro de Juiz de Fora, Mauro Vinicius Soares Neves. Dessa forma, o projeto ainda busca colorir a cidade. De acordo com o secretário, a vontade é inspirar cidades da região a fazerem o mesmo. Em Juiz de Fora, apesar de não ser uma iniciativa do Poder Público, na região do Paço Del Rey, às margens da BR-040, no caminho para a Trilha da Aroeira, é possível encontrar uma ideia parecida: em uma rotatória, a própria população deixou por ali uma geladeira com livros para serem pegos.

Fonte: Tribuna de Minas