Prédio da Estação Ferroviária completa 140 anos


Acesse o Facebook da Infobicas AQUI

A inauguração do prédio da Estação Ferroviária de Bicas aconteceu exatamente no dia 09 de setembro de 1879, há 140 anos. Daí surgiu a ideia de se comemorar a importante data, no dia certo: 09 de setembro de 2019. Desse modo, na segunda-feira, o Memorial Ferroviário de Bicas recebeu ex-ferroviários, familiares, autoridades e imprensa para festejar o acontecimento histórico.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer abriu a solenidade dizendo da emoção das oportunidades que a vida lhe dá… E que, graças a Deus, está sempre na hora certa, no lugar certo, com as pessoas certas, concluindo ser pequena a homenagem pra tão grandioso trabalho realizado pelos ferroviários… Há cerca de 3 meses, o Amarildo o procurou e o alertou em relação aos 140 anos da Estação Ferroviária, sendo a proposta, de pronto, aprovada pelo prefeito Honorio e apoiada pela secretária de Educação, Sônia Mattos… Mais de 60 ferroviários foram convidados a participarem dos eventos, que começaram com as palestras nas escolas, realizadas pelo Amarildo e a Vera Rossi, passaram pelo emocionante desfite de Sete de Setembro… E, hoje, mais uma reverência à classe… Assim por diante, os movimentos destacando a ferrovia e os ferroviários vão até o final do mês de outubro.

O ex-ferroviário, ex-vereador e ex-vice-prefeito, Amarildo Mayrink, lembrou que, na festa dos 103 anos do jornal O MUNICÍPIO, conversou sobre o assunto com os secretários Alex e Sônia… Reunidos, depois, Sônia propôs que, a palestra do Amarildo, antes de chegarem aos alunos, fosse ministrada aos educadores do município… E mais… Gostaria que os 140 anos virassem tema do desfile de Sete de Setembro… Mayrink afirmou que desde que se conhece por gente, jamais viu em Bicas um momento tão emocionante como o desfile do dia 7, ficando impressionado com o interesse dos alunos em relação à história da ferrovia em Bicas, sendo conhecido nas ruas, pelas crianças, como “o moço do trem”… Destacou, nos encontros, o reconhecimento em todo o país da mão de obra dos ferroviários biquenses e o fato de Bicas ser uma das poucas cidades de MG a não se desenvolver no entorno da igreja católica, e sim, ao redor da Estação Ferroviária. Lembrou sua passagem pela RFF, no Rio de Janeiro, onde estudou no SENAI, com os professores biquenses, Miguel Schettino e Homero Candido.

Apresentação do Coral Entoar

O lado musical da festa ficou por conta do Coral Entoar, criado por intermédio de uma parceria entre a Igreja Católica, o Poder Judiciário e o professor de música da Secretaria de Assistência Social, João Bosco de Carvalho. O conjunto é dirigido por Amarildo e sua esposa, Leila.

Os meninos entoaram a música “Trenzinho caipira”, de Heitor Villa Lobos, inspirada na ferrovia de Bicas, quando o compositor, criança, morou uns tempos por aqui.

Trenzinho caipira

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar

Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar

Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar, no ar, no ar

Imagens e palavra final

Na sequência, Amarildo Mayrink projetou imagens marcantes dos ferroviários biquenses, com a colaboração da historiadora Rosália Mayrink Corrêa.

Saudando as autoridades e o público presente, o prefeito Honorio de Oliveira disse que o poder público tem a obrigação de homenagear os ferroviários, lembrando o ano de 2010, quando, em seu segundo mandato, criou o Museu Ferroviário de Bicas, como forma de não deixar essa história morrer, elogiando toda a programação deste ano dedicada aos ferroviários… Abriu um parêntesis e sublinhou o espírito de cidadania de Amarildo Mayrink que, mesmo não sendo alinhado politicamente com a atual administração, coloca Bicas em primeiro lugar e trabalha em prol da cidade, torcendo para que outras pessoas, outros políticos, possam se contagiar com as atitudes do Amarildo e, se não tanto, que pelo menos, não atrapalharem os bons projetos visando melhorar o município… “Criticar é uma coisa, e a oposição deve fazê-lo, mas, atrapalhar, não”… Citando, ainda, a presença do presidente da Câmara, Luiz Paulo Rocha (Tanauza) que, mesmo sendo oposição, prestigia as solenidades realizadas pela prefeitura e os bons propósitos do executivo municipal. Para finalizar, agradeceu o empenho de toda a sua equipe de trabalho, principalmente, os que participam das comemorações dirigidas aos ferroviários.

Fonte: Prefeitura de Bicas