Paciente infectado com cepa indiana recebe alta hospitalar

Segundo a Secretaria de Saúde, o homem deixou de transmitir o vírus e segue em monitoramento

O paciente juiz-forano que foi infectado com a cepa indiana do coronavírus teve alta médica do Hospital Santa Casa no domingo (30). A liberação ocorre uma semana após a internação do homem na unidade hospitalar, onde ele teve confirmada a infecção com a variante asiática e permaneceu em isolamento. Agora, segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF), ele não mais transmite o vírus, mas seguirá sendo monitorado pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da pasta municipal.

De acordo com a SS, o paciente apresenta bom estado de saúde. Ele ainda foi “orientado pela equipe médica quanto aos protocolos pós-alta a serem seguidos”, segundo nota divulgada pela secretaria.

Entenda o caso

No último dia 24, a PJF confirmou que investigava um paciente com Covid-19 que havia chegado de viagem da Índia. Posteriormente, o município informou se tratar de um juiz-forano, morador da cidade e que havia chegado da Ásia na semana anterior. Ele foi o primeiro caso suspeito de infecção pela variante em Minas Gerais.

De acordo com divulgação feita pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), o juiz-forano havia sido submetido a teste quando chegou a solo brasileiro no Aeroporto de Guarulhos (SP), mas o exame deu negativo e ele foi liberado a seguir viagem para Juiz de Fora. Após chegar no município, ele começou a sentir sintomas de infecção pelo coronavírus e um novo teste confirmou a infecção.

Após a realização de um exame de sequenciamento genético, na última quinta-feira (27), as entidades de saúde confirmaram que o paciente está infectado com a cepa indiana do coronavírus. Ele permaneceu em isolamento na Santa Casa e com estado de saúde estável, segundo divulgações do hospital, até ter alta hospitalar no domingo.

Fonte: Tribuna de Minas