Novos tempos: inovações na gestão empresarial

Durante muito tempo, as empresas contratavam escritórios de advocacia apenas com o objetivo de administrar seus processos. Para o empresário, a necessidade do advogado estava exclusivamente e intimamente ligada a existência de uma demanda na esfera do Judiciário. Porém, hoje, esse cenário mudou. Cada dia mais é possível encontrar empresas dispostas a investir não apenas no contencioso, como também no consultivo. A maioria dos negócios hoje quer regularizar suas práticas, pois sabe que, menos processos na Justiça, pode significar uma boa economia no orçamento e mais agilidade ao negócio. Como as empresas e seus empresários não têm tempo ou equipe para cuidar das inúmeras questões que surgem, diariamente, a solução é buscar, e ter ao lado, advogado especializado em gestão empresarial, dando-lhe suporte, ajuda e orientação na busca de soluções eficientes.

Como todo empreendedor atento sabe das consequências de um Judiciário moroso e pouco eficiente, investir mais em prevenir problemas na Justiça, do que remediá-los, é a solução. Assim, a tendência moderna de administração empresarial é que mais e mais empresas contem com o auxílio de um escritório especializado para regularizar sua atividade, de acordo com as diretrizes da legislação e dos interesses comercias do empresário.

Uma consultoria jurídica preventiva e eficiente, é capaz de orientar, induzir boas práticas internas e até gerar uma economia no orçamento da empresa. Isso porque, contratos deficientes, garantias mal constituídas, multas e processos são extremamente onerosos dentro do cenário corporativo hoje, além de representarem altos riscos para qualquer empreendimento.

Além dessas questões, um escritório especializado também pode auxiliar com a formalização de contratos, recuperação de crédito, regularização de atos na Junta Comercial e até no relacionamento com colaboradores e fornecedores. Atividades como estas, muitas vezes, quando são realizadas sem um bom acompanhamento jurídico, podem conter erros e falhas, representando um grande prejuízo para a empresa.

Durante muito tempo, a maioria dos empreendedores resistia à contratação de um advogado para questões relacionadas ao dia a dia da empresa. Isso porque muitos avaliavam os serviços preventivos como um custo e não como um investimento. Hoje, contudo, a maioria dos empresários conhece a realidade do Judiciário e sabe que o tempo consumido até a conclusão de um processo judicial pode custar caro para a empresa.

Fica aqui a dica…