Ferreira da Fonseca – E agora, José?

E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, (sua gente cresceu). E agora, José?
José, para onde? Quer ir para minas. Minas não há mais. José, e agora?
Da música de Paulo Diniz

Agora é a vez de José – José Ferreira da Fonseca, nascido a  03.08.1807 e batizado no dia 09 do mesmo mês. Pai do Antonio Ferreira Martins. Que, segundo informações verbais colhidas em depoimentos de familiares mais antigos e não confirmados por documentos, teria sido casado com Ana Pereira de Souza de cuja união não se tem notícia da existência de outros filhos.

De início, para que não se perca o fio da meada, é bom lembrar que em publicações anteriores neste Jornal já se falou que Felisberto Ferreira da Fonseca e Joanna Maria da Conceição-II, pais de José, se casaram 12.06.1804, em Barbacena (MG). Desta informação se pode deduzir, então, ser ele um dos filhos mais velhos do casal.

Mais para trás, nestes artigos, mencionou-se os antepassados deste mesmo casal, mostrando que pelo lado paterno José descendia de Manoel Coelho e Helena da Cruz, que por sua vez eram os pais de Antonio Coelho Valadão, batizado em 25.04.1680, na Ilha Terceira, no Aquipélago dos Açores. E, pelo lado materno, até onde se conseguiu apurar, descendia de Francisco Ferreira Armond, também nascido na mesma Ilha Terceira, o que justifica a afirmativa de ser ele descendente de açorianos.

Esse Antonio Coelho Valadão casou-se com Margarida de São João e teve pelo menos a filha Maria da Conceição. Esta, casou-se com João Ferreira da Fonseca-I e tiveram pelo menos o filho João Ferreira da Fonseca-II. Este João–II casou-se com Ana Jacinta da Conceição e tiveram pelo menos o filho Felisberto que se casou com Joanna Maria da Conceição-II.

Por parte de mãe José descendia de Francisco Ferreira Armond e Angela Maria Carmelo de quem é pelo menos a filha Ana Maria de Jesus  que se casou com Pedro de Paiva Coimbra, filho de João de Paiva e Maria Antonia. Ana Maria e Pedro de Paiva tiveram a filha Joanna Maria da Conceição-I que se casou com Francisco Ribeiro Nunes[1] e tiveram a filha Joanna Maria da Conceição-II[2] que se casou com Felisberto.

É sabido que Felisberto nasceu em Prados (MG), na região metalúrgica por volta de 1775 e, ao que tudo indica, migrou para a Zona da Mata onde faleceu antes de junho de 1856, possivelmente na fazenda Bom Sucesso, na Vila de Mar de Espanha, local onde foi aberto o seu inventário em 04.08.1856. Por este processo sabe-se que faleceu em terras de Mar de Espanha (MG), no local denominado Bom Sucesso, o que permite concluir seja a Fazenda Bom Sucesso que, por documentos posteriores, parece ter sido herdada por uma parte dos seus filhos, quando do inventário da esposa Joanna Maria-II.

[1] Museu Regional de São João Del Rei, ano 1828, caixa 28, testamento de 04.09.1818 onde constam os seus filhos e cônjuges, conforme registro do Projeto Compartilhar.

[2] Veja em “www.projetocompartilhar.org” Projeto Compartilhar, coordenação de Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, testamento de Joana Maria da Conceição-II, transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes.
_________________________

[1] Veja em “www.projetocompartilhar.org” Projeto Compartilhar, coordenação de Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, testamento de Joana Maria da Conceição-II, transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes.

Joanna Maria-II, a mãe de José, nasceu em Barbacena (MG) por volta de 1783[1] e faleceu antes de 1866, tomando-se por base o fato de que nesse ano seu neto, Antonio Ferreira Martins, adquiriu frações de terras nas proximidades das fazendas Bom Sucesso e da Serra, em Maripá de Minas, que se imagina tenham sido fruto de herança por ela deixada.

Curioso observar que não se tem notícia da presença de José na região de Maripá de Minas. Embora seus pais, Felisberto e Joanna Maria-II, tenham sido fazendeiros por ali, segundo se deduz da leitura do seu inventário e partilha amigável acima referido.

Acredita-se que ele mantinha residência e ocupação na região metalúrgica, nas proximidades da antiga São Gonçalo da Ponte, atual cidade de Belo Vale (MG) de onde, em 1866, teria vindo seu filho Antonio Ferreira Martins para fundar a Fazenda da Serra, em Mariapá de Minas. Fato que não parece ser um pensar absurdo, se considerado que seu irmão, Manoel Ferreira da Fonseca, sogro do Antonio, residia em Brumado do Suassui, atual Entre Rios de Minas (MG) e outros parentes seus tinham estreitas ligações com a região de Belo Vale (MG) onde, inclusive, existe uma propriedade rural localizada à pequena distância do centro urbano que, desde antes de 1890, adota o nome de Fazenda Maripá.

Outro fato curioso é que José Ferreira da Fonseca, como outros irmãos, não aparece na relação de herdeiros na partilha amigável dos bens deixados pelo pai, Felisberto. Talvez porque já estivesse independente ou, por ter tido a sua parte na herança adiantada pelos pais ainda em vida.

Como se vê, muito ainda há para se pesquisar sobre este parente. Mas o artigo de hoje fica por aqui. A história dos Ferreira da Fonseca continua na próxima quinzena. Até lá.
_________________________
3 Cálculo feito a partir da relação dos habitantes do distrito de Nossa Senhora do Rosário do Curral Novo, em 1831, fogo 1, conforme Projeto Compartilhar, Coordenação de Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, processo de Ana Maria de Jesus – Paiva Coimbra e Pereira da Cunha.