Estátua de Zé Kodak é inaugurada no Largo do Riachuelo

Obra, feita por Yure Mendes, apresenta o fundador da Banda Daki rodeado tanto pelo carnaval quanto pela fotografia

Por Cecília Itaborahy
17/02/2023 às 13h37- Atualizada 17/02/2023 às 13h39

Monumento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira no Largo do Riachuelo (Foto: Pedro Moyses)

Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (17), a estátua em homenagem a José Carlos Passos, o Zé Kodak. Feita pelo artista plástico Yure Mendes, a obra está instalada no Largo do Riachuelo, lugar conhecido pela concentração da Banda Daki: bloco que tem Zé Kodak como um dos fundadores. Além da estátua, foi inaugurada, também, uma placa, com o rosto do carnavalesco e lojista.

Na ocasião, estavam presentes familiares e amigos de Zé Kodak, como Marcelo Barra e Gustavo Passos, o sobrinho que assumiu a direção do bloco; bem como a prefeita Margarida Salomão (PT); a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida; o secretário de obras, Lincoln Santos Lima; e o presidente da Câmara, José Márcio Lopes Guedes (Garotinho, PV). Yure, o responsável pela obra, também marcou presença.

De acordo com o artista, a ideia da homenagem chegou a ela a partir de Marcelo.

“Eu queria que tivesse um entendimento direto. Que trouxesse todas as características do Zé Kodak: o que ele era e representasse de maneira que, quando o passante passasse, ele entendesse. A gente fez um portal, que representa o início do carnaval, abrindo as festividades. Ele pega a chave, abre a porta, e tem esse início. Tem o carrinho, representando a banda, os confetes, a câmera e o filme, que são o ofício que o codifica com esse apelido. Eu queria eternizar ele com essa alegria. Ele partiu, mas deixou um grande legado que vai ser sempre lembrado aqui. O legal também é ter a oportunidade de trazer arte para a rua. A gente ocupa o espaço público com arte. Está aqui para todas as pessoas.”

Ao dar início às homenagens, Márcio Guerra, secretário de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), enfatizou que Zé Kodak é um nome importante não só para a Banda Daki, mas para todo o entendimento do que é o carnaval em Juiz de Fora. Já Gustavo completou que a maior alegria de seu tio sempre foi o carnaval. “A gente vai lembrar dele sempre com a felicidade estampada no rosto”, disse.

Foto: Pedro Moyses

Giane reforçou que Zé Kodak contribuiu para a vida na cidade como um todo. E que, quando começou sua atuação dentro da Funalfa, ele esteve na prefeitura e, além das boas-vindas, deixou diversas ideias para a Banda Daki. Ela afirmou que algumas delas, inclusive, estão sendo executadas no bloco, que vai acontecer neste sábado (18), a partir das 10h30, no Largo do Riachuelo.

“(Essa estátua) é uma memória para que a gente sempre saiba como a banda faz parte da vida da cidade e como o carnaval é um exercício do direito à cidade.”

Margarida, antes de tirar as faixas que estavam cobrindo a estátua, afirmou que a maior homenagem que poderia ser feita ao Zé Kodak, além da manifestação pública que vai estar integrada na paisagem da cidade, é fazer voltar o carnaval.

“E é isso que nós estamos fazendo neste ano. É por isso que o Zé Kodak é um personagem inesquecível dessa história.” Após a exposição da obra, foi declarada a vontade de fazer com que o Largo do Riachuelo se torne Praça Zé Kodak. E a prefeita declarou concordar com a extensão dessa homenagem.

Fonte: Tribuna de Minas

BAR DO GILBERTINHO, EM JF / APOIO: JORNAL O MUNICÍPIO