ESTAÇÃO SANTA HELENA – Localizada no Município de Bicas, era a primeira parada sentido a Três Rios

Matéria atualizada em 19 de outubro de 2021

bicas

Estação SANTA HELENA

pequeri

Município: Bicas

Linha de Caratinga – km 182,360 (1960)
Inaugurada em: 07 de julho de 1879
Estive no local em: 06 de agosto de 2009

Uso Atual – Demolida.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)

E.F.Leopoldina (1884-1975)

RFFSA (1975-1994)

HISTÓRICO:

Localizada no Município de Bicas, era a primeira parada antes de chegar à Estação de Pequeri, para quem viajava sentido ao Rio de Janeiro.

Segundo documenta o livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr. a Estação de Santa Helena teria sido inaugurada em 1879, mas em 13 de maio e não 7 de julho, como informam os documentos e cartas ferroviárias. Acreditamos que a inauguração oficial tenha acontecido na chegada do primeiro trem à estação, o que aconteceu em 7 de julho.

A estação era situada no pequeno povoado de Santa Helena, hoje um bairro afastado do centro urbano do Município de Bicas.

A ESTAÇÃO:

A Estação já não existe mais e sempre gerou informações desencontradas. Inclusive alguns chegaram a afirmar que não existiu o prédio, mas apenas a plataforma com uma cobertura.

Porém, existiu sim uma Estação no local!

Depois de muitos anos procurando uma foto que mostrasse a Estação de Santa Helena com mais riqueza de detalhes, eis que recebo o carinhoso convite da Escola Municipal da comunidade para participar da Feira Cultural de 2019, onde o tema foi a “História da Ferrovia em Bicas”, tema também de palestras que apresentei em todas as escolas resgatando a importância histórica da ferrovia para o nascimento de Bicas.

Ao chegar, uma belíssima surpresa – aliás, uma não, mas duas belíssimas surpresas – dois belíssimos registros fotográficos expostos.

O primeiro, mostrando a Estação com riqueza de detalhes. O segundo, uma bela panorâmica da comunidade vendo no alto da foto, ao centro, o outro lado da Estação, destacando o belo varandão.

Além destes, já havíamos recebido registros fotográficos de Douglas Rahanna e de João Batista Marques de Souza comprovando a existência da Estação.

Tratava-se de uma edificação onde paredes de alvenaria eram usadas apenas nas cabeceiras compondo o escritório e a sala do Chefe da Estação. A maior extensão das paredes laterais eram construídas em madeira formando o grande salão central. Este tipo de configuração foi utilizado em várias estações da Estrada de Ferro Leopoldina, citando como exemplo a estação de Roça Grande, construída nos mesmos moldes.

Como aconteceu com a maioria das estações edificadas nesta configuração, a Estação de Santa Helena também não resistiu. Hoje ela não existe mais! Não ficou nem sua antiga plataforma como registro de que um dia os trens da Leopoldina passaram por ali.

As belas fotos cedidas pelos amigos Dougla Rhanna e João Batista Marques de Souza mostram a estação com locomotiva e vagões estacionados próximo a ela.

Por fim, as fotos apresentadas na Feira Cultural completam a matéria com riqueza de detalhes. Agradeço à diretora da Escola da Comunidade de Santa Helena Gislaine por estas verdadeiras preciosidades.

A Estação e os trilhos já não existem mais, mas ainda hoje podemos encontrar na saída de Santa Helena para Pequeri, as cabeceiras de uma ponte por onde passavam os trens da Leopoldina, estruturas em pedras e cimento que resistiram firmemente ao tempo e são hoje, junto com a Casa de Turma – hoje residência familiar – os únicos vestígios de que o trem passou por Santa Helena.

O antigo leito ferroviário foi transformado em rodovia, na área urbana da comunidade e em praticamente todo o antigo trecho entre Bicas e Santa Helena.

Veja a matéria completa, inclusive, com fotos inéditas, AQUI