Dia da Árvore / Ações de conscientização e doação de mudas
Motorista invade contramão, atinge carro e morre na MG-126
Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas. Condutor que atravessou a pista,
de 44 anos, morreu no local.
Por TV Integração — São João Nepomuceno
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um acidente entre dois carros na noite de domingo (24) na MG-126, em São João Nepomuceno.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), um dos veículos seguia sentido Rio Novo quando invadiu a contramão e bateu de frente no veículo que vinha na direção contrária.
O motorista que atravessou a pista, de 44 anos, morreu no local. Já o passageiro, de 66, teve ferimentos leves. No outro veículo estava a condutora, de 51, e duas passageiras, de 17. As três foram socorridas com ferimentos.
O g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde das vítimas, pois os nomes não foram informados. A causa do acidente será apurada.
Transplante: homem recebe coração de um porco, e o órgão funciona bem
Americano tinha uma doença cardíaca terminal e não mostra sinais de rejeição. Transplante é o segundo do tipo a ter um resultado bem-sucedido
Correio Braziliense
23/09/2023 06:00
atualizado 23/09/2023 07:44

Aos 58 anos, um veterano da marinha norte-americana tornou-se o segundo paciente no mundo a receber um transplante bem-sucedido de coração de porco — órgão que foi geneticamente modificado para o procedimento. A cirurgia foi realizada na quinta-feira e divulgada, ontem, pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC), mesma instituição responsável pela primeira do tipo. O homem tinha uma doença cardíaca terminal.
A primeira cirurgia histórica, em janeiro de 2022, foi realizada em David Bennett, que morreu em julho do ano passado devido a uma falência cardíaca. O novo paciente, Lawrence Faucette, era inelegível para transplante tradicional em função de uma doença vascular periférica preexistente e de complicações com hemorragia interna.
O transplante do órgão de outra espécie, chamado xenotransplante, era a única opção disponível. Segundo o UMMC, Faucette respira sozinho e seu coração funciona bem, sem necessidade de dispositivos de suporte. “Minha única esperança real é optar pelo coração de porco”, disse ele, alguns dias antes de sua cirurgia. “Agora, tenho esperança e tenho uma chance.”
A agência regulatória Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, concedeu aprovação emergencial para a cirurgia em 15 de setembro, por meio do mecanismo de uso compassivo. O processo é utilizado quando um produto médico experimental — nesse caso, o coração de porco geneticamente modificado — é a única opção disponível para uma pessoa que enfrenta uma condição médica grave ou potencialmente fatal.
“Estamos, mais uma vez, oferecendo a um paciente terminal uma chance de uma vida mais longa e somos extremamente gratos ao Sr. Faucette por sua bravura e disposição em ajudar a aprimorar nosso conhecimento nesse campo”, disse Bartley P. Griffith, que transplantou o coração de porco tanto neste paciente quanto em David Bennett. “Temos esperança de que ele volte para casa em breve para aproveitar mais tempo com sua esposa e o resto de sua amorosa família.”
“Continuamos buscando o caminho para os ensaios clínicos, fornecendo novos dados importantes sobre pesquisas pré-clínicas solicitadas pelo FDA”, afirmou Muhammad M. Mohiuddin, um dos maiores especialistas mundiais em xenotransplante e diretor científico do programa no UMMC. “O FDA utilizou os dados desses novos estudos, bem como a nossa experiência com o primeiro paciente, para determinar que estávamos prontos para tentar um segundo transplante em um paciente que não tinha outras opções de tratamento”, contou.
Riscos
O transplante de órgãos de animais poderia salvar milhares de vidas, mas ainda acarreta muitos riscos. Além do medo de transmitir um patógeno desconhecido do animal para o ser humano, os xenotransplantes têm maior probabilidade de desencadear uma resposta imunológica perigosa, o que resultaria em uma rejeição imediata do órgão, com um resultado potencialmente letal.
Para minimizar os riscos, três genes — responsáveis por uma rápida rejeição — foram eliminados no porco doador. Seis genes humanos que melhoram a aceitação imunológica foram inseridos no genoma do animal. Por fim, uma proteína adicional foi retirada para evitar o crescimento excessivo do tecido cardíaco. No total, os cientistas realizaram 10 edições genéticas únicas.
Os médicos estão tratando o paciente com uma nova terapia de anticorpos, juntamente com medicamentos convencionais contra rejeição, projetados para suprimir o sistema imunológico e evitar que o corpo danifique ou rejeite o órgão estranho. A nova terapia é feita com uma substância experimental denominada tegoprubart. Ela bloqueia o CD154, uma proteína envolvida na ativação das defesas naturais do organismo.
Fonte: Correio Brasiliense
Vídeo / Benefícios da saída do município de Bicas do CADIN
Reportagem feita pela @conexaotv_digital
ADM 2021/2024 – Construindo um futuro melhor!
Homem que matou mulher dois dias após assinar o divórcio é preso em MG
Vítima foi atingida por vários disparos no rosto e no pescoço na porta de casa, em Santana dos Montes. Suspeito foi preso nesta sexta-feira (21), uma semana após o crime.
Por g1 Zona da Mata — Santana dos Montes
22/09/2023 19h25 Atualizado há 12 horas

Um homem, de idade não informada, foi preso suspeito de matar a tiros a ex-companheira em Santana dos Montes, no Campo das Vertentes. A prisão foi realizada nesta sexta-feira (21), uma semana após o crime.
Segundo a Polícia Civil, ele não aceitava o término do relacionamento e cometeu o feminicídio dois após assinar a documentação do divórcio.
De acordo com as investigações, na véspera do crime, o homem enviou uma mensagem para a vítima crime pedindo um último encontro. Como ela recusou, ele combinou de passar na casa dela quando estivesse a caminho do trabalho, apenas para entregar alguns itens que estariam na casa onde eles moravam.
Ao chegar na porta, a vítima foi atingida por vários disparos no rosto e no pescoço. Ela morreu ainda no local.
O carro usado no dia do crime foi abandonado na estrada de Santana dos Montes, e a arma localizada e apreendida em um imóvel na zona rural do município. O suspeito fugiu por uma área de mata e estava foragido.
A delegada responsável pelo caso, Elenita Pyramo, destacou a frieza e a gravidade dos fatos, sendo apurado que o investigado premeditou claramente o feminicídio e vinha tentando convencer o pai da vítima de que a mulher era culpada pelo término da relação.
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi preso preventivamente e encaminhado ao sistema prisional.
Coluna Cesar Romero é declarada Patrimônio Cultural Imaterial
Lei proposta pelo vereador Juraci Scheffer foi sancionada nesta quarta-feira pela Prefeitura de Juiz de Fora
Por Tribuna
21/09/2023 às 17h07

O Projeto de Lei (PL) que declara a Coluna Cesar Romero Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial foi sancionado nesta quarta-feira (20) pela Prefeitura de Juiz de Fora. Antes, o PL, de autoria do vereador Juraci Scheffer (PT), havia sido aprovado na Câmara Municipal. Como justificativa para propor o PL, o autor destacou que “a Coluna Cesar Romero promove diálogo e comunhão fraterna na vida da cidade junto aos seus munícipes, sendo um espaço de celebração da vida e dos mais diversos acontecimentos que marcam o cotidiano do município”. “Toda a cidade de Juiz de Fora, de alguma forma, se encontra na coluna”, diz o texto, reforçando a importância e relevância do trabalho do colunista da Tribuna para a cidade.
“Cesar Romero é uma pessoa simples, que consegue contatar com todas as classes sociais da cidade”, pontuou Juraci Scheffer em entrevista à Rede Tribuna. “A credibilidade e a seriedade ele sempre colocou nos seus textos, na sua coluna. Haja vista essa credibilidade, a Feijoada que gerou o grande movimento de respeito que as pessoas têm por ele. É uma homenagem mais que merecida, um reconhecimento que a Câmara Municipal de Juiz de Fora faz por unanimidade”, pontuou Juraci Scheffer.
O colunista Cesar Romero disse que recebeu a iniciativa como uma “grata surpresa e emoção pelo reconhecimento desse trabalho realizado há 47 anos”. Dos 47, são 37 anos como parceiro da Tribuna, com um conteúdo, como o próprio Cesar Romero ressalta, “com foco nos assuntos sociais, procurando valorizar e divulgar pessoas produtivas da cidade, mas abrindo espaço para outras áreas como política, empresarial e de prestação de serviços”.
A Cesar o que é de Cesar
“Meu pai, ao se encontrar com o Cesar, o saudava carinhosamente, dizendo: ‘estão dando a Cesar o que é de Cesar?”, recorda com alegria Suzana Neves, diretora-presidente da Rede Tribuna de Comunicação, lembrando a amizade do fundador da Tribuna, Juracy Neves, com Cesar Romero. “Acho que essa iniciativa do vereador Juraci Scheffer é uma forma de dar a Cesar o reconhecimento que ele merece por fazer um colunismo comprometido com a ética, responsável e profissional, sendo estimado e querido com todos. Tenho muito orgulho de contar com ele na equipe da Rede Tribuna, abrilhantando nossos noticiários com sua coluna, retratando com fatos e fotos os feitos dos protagonistas dos meios empresariais, culturais, sociais”, completa.
Fonte: Tribuna de Minas

Prefeitos e presidentes de câmaras da Zona da Mata e Vertentes são multados por irregularidades contábeis
Entre as cidades em que os gestores foram multados estão: Barbacena, Cataguases, Rio Pomba, Rodeiro, Santos Dumont, Tombos, entre outras. Houve descumprimento de obrigações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por g1 Zona da Mata
21/09/2023 16h07 Atualizado há 18 horas
Quase 15 prefeitos e presidentes de câmaras de cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes foram multados pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) pelo descumprimento de determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). (veja quais abaixo)
A decisão do TCE-MG ocorreu em virtude dos gestores estarem inadimplentes com o balancete contábil do Sistema Informatizado de Contas do Município (Sicom), ou seja, não enviaram no prazo determinada as informações das contas públicas aos órgãos de controle.
Entre as cidades em que os gestores foram multados estão: Barbacena, Cataguases, Rio Pomba, Rodeiro, Santos Dumont, Tombos, entre outras.
O conselheiro Durval Ângelo, que presidiu a sessão, explicou que a publicação dos balancetes é obrigatória e tem o objetivo de trazer transparência na gestão dos recursos públicos.
“Para fins de acompanhamento por parte dos cidadãos e dos órgãos de controle, os Poderes Executivos e Legislativos devem publicar até 30 dias após o término de cada quadrimestre o Relatório de Gestão Fiscal”.
Veja na tabela abaixo quem foram os prefeitos e presidentes de câmaras multados:

A decisão foi tomada por unanimidade na reunião ordinária do colegiado, que teve Durval Ângelo como relator, e o voto dele foi acompanhado pelos demais conselheiros. Cada um dos gestores da lista foi multado no valor de R$ 2.000.
A inadimplência com as remessas dos módulos de acompanhamento mensal e/ou balancete contábil do Sicom são relativos à data-base de 28/02/2023. A lista completa, com todas as cidades mineiras, está disponível no site do TCE-MG.
“Projeto Barreira Digital”: CIESP, PM e autoridades se reúnem em Juiz de Fora visando implantação
Nesta quinta-feira, 21 de setembro, os comandantes do 2º BPM, 136ª Cia da PM e do pelotão de Bicas se reuniram com representantes do CIESP, empresários de vídeo monitoramento, o prefeito de Maripá de Minas e presidente do CIESP, Vagner Costa, o prefeito de Rochedo de Minas, Cristiano Coleta e o representante da prefeitura de Bicas, Rafael Lanini, para dar início à formação de uma barreira digital vídeo monitorada de todas as cidades da região.
Foram discutidos modelos de câmeras, formas de funcionamento do projeto e foram encaminhados para o estudo da PMMG dos principais pontos de monitoramento da barreia digital e posterior documentação para licitação da contratação dos serviços.
Importante frisar que as câmeras terão leitor de placas, como algumas já possuem na região, dando a PM condições de rastrear veículos que sejam produto de furto ou roubo e ainda veículos utilizados por criminosos e se desloquem para nossas cidades e passem por quaisquer destas câmeras, como já ocorreu em diversos casou aonde a PM conseguiu realizar a abordagem por meio de vídeo monitoramento e uso de inteligência artificial.

Reportagem Kadu Fontana e informações da PM













