Na noite desta terça-feira, dia 24, um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado na MGC-383, no Km 9, em Pequeri. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu entre um caminhão da empresa Termil e outro da empresa Tora.
No veículo da Termil estavam três homens, e dois deles foram ejetados do veículo, perdendo a vida no local. O terceiro ocupante ficou preso às ferragens, sendo resgatado pelos bombeiros militares e conduzido ao hospital em estado grave, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O motorista do outro caminhão foi levado pela Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu e encontrava-se em estado estável. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para apurar as circunstâncias do acidente.
Esse trágico acidente resultou em vítimas fatais e feridos, ressaltando a importância da prudência e segurança nas estradas para evitar tais incidentes.
Batida aconteceu na noite dessa terça-feira, no Manoel Honório; ninguém ficou ferido
Por Nayara Zanetti – Tribuna de Minas
Um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Civil e outros dois carros foi registrado na noite dessa terça-feira (24), no Bairro Manoel Honório, na região Leste de Juiz de Fora. Ninguém ficou ferido.Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), um policial, de 40 anos, que dirigia a viatura, relatou ter sido atingido na lateral por um carro, que teria avançado o sinal vermelho, quando seguia em direção à Rua Américo Lobo, no cruzamento com a Avenida Barão do Rio Branco. Com a batida, a viatura teria colidido lateralmente com outro veículo.O condutor do carro que foi atingido pela viatura da polícia também teria relatado estar conduzindo seu veículo em velocidade moderada quando teria visto o outro carro avançando o sinal vermelho, colidindo com a viatura em seguida.
Já a motorista do outro veículo, de 33 anos, teria relatado, no momento do registro da ocorrência, que também estava em velocidade moderada e não teria percebido o fechamento do sinal, avançando e colidindo com a viatura policial.
Ainda segundo o registro policial, o veículo da condutora teve danos na dianteira direita; a viatura da PCMG foi danificada na lateral esquerda, no capô e na lateral direita; e o veículo do outro condutor teve danos na lateral esquerda e no retrovisor.
A perícia esteve no local e realizou os trabalhos de práxis. Segundo a Polícia Civil, o caso será investigado.
O biquense radicado em BH Fernando Antônio Cavalcanti Nunes Coelho, cujo nome empresarial é Fernando Coelho, foi o centro das atenções de um jantar promovido pelo Banco Semear, em homenagem ao excelente desempenho da Capital Solution, pela conquista em sustentar um carteira média de R$ 200 milhões em operações de crédito, no mês de agosto de 2023.
Roberto Azevedo (CEO do Banco Semear), Fernando Coelho (sócio da Capital Solution), Elcio Azevedo (Conselheiro do Grupo Séculos), Afonso Gomes (sócio da Capital Solution) e Gustavo Moreira (comercial do Banco Semear)
A Capital Solution foi fundada em agosto de 2007 por uma equipe de profissionais, com ampla experiência no mercado financeiro.
Desde 2009, nossa empresa atua nas áreas financeira e empresarial, na originação e administração de negócios, que envolvam Pessoa Jurídica, tanto em operações ativas como passivas.
Novas oportunidades e negócios são sempre bem-vindos… Atualmente, a Capital Solution é parceira de instituições financeiras, fundos de investimentos e de diversas organizações.
A Capital Solution é uma instituição de consultoria, assessoria financeira e de negócios, cujo objetivo é estabelecer relacionamentos de longo prazo, tendo como filosofia a excelência operacional, em busca das melhores alternativas para os nossos clientes.
Acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (25), no km-739 da rodovia, em Santos Dumont. Motorista dormia e acordou já com o veículo em chamas.
Por g1 Zona da Mata — Santos Dumont
Um caminhão carregado com cloro e detergente pegou fogo no estacionamento de um posto de combustíveis no km-739 na BR-040, em Santos Dumont, na madrugada desta quarta-feira (25) .
O motorista dormia quando percebeu as chamas. Ele conseguiu sair a tempo sem sofrer ferimentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu toda a cabine do veículo e parte do baú, onde estava a carga. O veículo estava longe das bombas de combustível.
Duas viaturas da corporação estiveram no local, além de uma equipe da Via-040, concessionária que administra a rodovia. Populares também auxiliaram no combate às chamas.
Os bombeiros não apontaram o que pode ter causado o incêndio ao veículo.
Caminhão pega fogo estacionado em posto de gasolina na BR-040 — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Reforço nas equipes miram demanda para próximas datas comemorativas; cerca de 30% das oportunidades devem se tornar efetivas, conforme Sindicomércio
Por Leticya Bernadete
Até novembro, o setor comercial em Juiz de Fora deve abrir cerca de 700 vagas para contratação temporária para a reta final do ano. Dessas oportunidades, por volta de 30% devem se tornar efetivas, de acordo com estimativa do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF). O reforço nas equipes visa ao atendimento da demanda impulsionada por datas importantes para o setor, como a Black Friday e o Natal.
A maioria das vagas abertas no município são para a área de vendas, conforme o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti. Em segmentos como o de alimentação, o perfil se volta para atendimento e reposição de mercadorias.
Segundo o representante da categoria, o número de oportunidades oferecidas na cidade está no mesmo patamar que o registrado em 2022, entretanto, ainda segue abaixo do período anterior à pandemia da Covid-19, quando a empregabilidade pelo setor estava em evolução, e as vagas ofertadas nos finais de ano eram em torno de mil.
“O comércio de varejo ainda vem se recuperando, porque, de certa forma, criou-se muito o hábito de comprar pela internet, pelo e-commerce e por plataformas, e esse hábito ainda existe”, comenta. Diante disso, Beloti destaca a necessidade de o segmento buscar se diferenciar, como no atendimento aos clientes. “O varejo está se transformando, e os empresários do comércio têm que ir se adaptando.”
Na loja Mey Bijuterias, as contratações para reforçar a equipe no final de ano já começaram. De acordo com a gerente Juliana Monteiro, o estabelecimento contratou duas pessoas para vendas e está à procura de outra para atuar como fiscal de loja. “Nós recebemos muito currículo o tempo todo, a procura está grande”, comenta.
Diante da competitividade, alguns pontos no currículo podem contribuir para o preenchimento das vagas. “Para fiscal, pedimos que tenha experiência, por ser uma função mais delicada, e a demanda no local exige um pouco mais disso. Para vendas, a pessoa não precisa de experiência, mas um diferencial seria um curso, por exemplo, de maquiagem, porque trabalhamos com essa linha de produtos.”
Já a experiência prévia na área de vendas é um fator positivo para quem busca uma vaga na unidade do Magazine Luiza localizada na Avenida Rio Branco. A habilidade não precisa ser, necessariamente, em loja de varejo de eletrônicos, conforme a gerente do estabelecimento Elaine Matos. “Para o cargo de vendedor, pedimos experiência no ramo de vendas, mas a pessoa não precisa ter experiência no segmento de eletrônicos, porque, aqui, nós damos treinamento”, explica.
A temporada de contratações também já começou no estabelecimento, que preencheu três vagas para vendas e para o estoque. O número de oportunidades deve se ampliar até o final do ano. Após o período de contratação temporária, que dura três meses, os funcionários contam com a chance de serem efetivados. “Nós deixamos claro na hora da entrevista com o candidato que fazemos um período de experiência, é um serviço temporário, mas, a depender do desempenho do candidato, o efetivamos para continuar aqui no grupo.”
Características que fazem a diferença
Disposição, facilidade em lidar com o público e bom relacionamento com a equipe são alguns dos fatores que podem diferenciar os candidatos a serem efetivados na loja de calçados Usaflex. O estabelecimento está com vaga temporária aberta para vendedor, mas com chance de permanência após o período de experiência, de acordo com a gerente Carla de Souza Almeida.
“Com o movimento diferenciado, aproveitamos uma pessoa que já vai treinando para novembro e dezembro. E, depois, consequentemente, tem as férias”, conta. “Normalmente, fazemos um período de contratação de três meses, que é o contrato temporário, e, dependendo do desempenho da pessoa, poder ficar com a vaga permanente.”
Foi o que ocorreu com a vendedora Kelly Oliveira Neto Silva, que entrou para uma vaga temporária na Usaflex em novembro do ano passado e, depois da temporada do final de ano, foi efetivada. Prestes a completar um ano trabalhando no estabelecimento, Kelly aponta que o momento das vagas temporárias serve como oportunidade para quem busca um emprego.
“Todas as lojas vendem muito, principalmente lojas de comércio, então acredito que quanto mais você se doar, mais destaque você conquista”, diz. “Não só em questão de números, os superiores olham também o seu comportamento, como você age de acordo com o que está fazendo, então acredito que é você se doar para conquistar essa vaga.”
Kelly entrou em uma vaga temporária em novembro do ano passado e está prestes a completar um ano de efetivada; a gerente Carla afirma que desempenho determina manutenção do profissional no posto, após as festas de final de ano (Foto: Felipe Couri)
Cerca de 17% do varejistas pretendem contratar
Em Minas Gerais, cerca de 17% dos varejistas afirmaram que vão contratar para a temporada de festas de dezembro, de acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG). O número representa um aumento de 3,3 pontos percentuais em comparação com o registrado no ano passado.
Conforme a pesquisa, 50% das contratações temporárias serão para a função de vendedor. Em seguida, aparecem cargos como atendentes (30,3%), operadores de caixa (16,67%), estoquistas (13,64%) e empacotadores (4,55%), entre outros. O levantamento ainda indica que os setores de tecido, vestuário e calçados devem contratar mais (57,6%), seguidos por supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,6%).
“A contratação de trabalhadores temporários oferece para as empresas uma flexibilidade crucial para se adaptar às flutuações da demanda. O setor do comércio varejista se beneficia desta modalidade de contratação, devido à alta de vendas que ocorre no final do ano e marca a sazonalidade do setor”, avalia a economista da Fecomércio-MG Gabriela Martins.
O levantamento ainda mostrou que 44,2% dos empresários mineiros afirmam que a possibilidade de efetivar a contratação temporária é alta ou muito alta. Conforme a Fecomércio, essa efetivação deve ocorrer em janeiro de 2024. “Para 15,6% das empresas com intenção de contratação de temporários, a chance de efetivação é muito alta. As empresas ainda indicaram maior chance de contratação no mês de janeiro. Para aqueles que são contratados de maneira temporária no final do ano, esse é um momento crucial para se consolidar no mercado de trabalho, garantindo uma renda fixa e maior segurança profissional”, aponta Gabriela.
Como destacado pela economista, por conta da alta expectativa de vendas, é preciso também que os comerciantes se planejem para além das contratações temporárias. “Ofertas, programas de fidelidade e facilidade de compra e de pagamento tornam-se essenciais para assegurar melhores resultados no período.”
Vagas temporárias crescem a nível nacional
A nível nacional, o 4º trimestre de 2023 deve abrir cerca de 470 mil vagas temporárias, aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). A entidade prevê que a taxa de efetivação média dos temporários deve ser de 22%, considerando a trajetória favorável do mercado brasileiro, com aumento da empregabilidade e de efetivações celetistas.
“Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra este profissional, ela o efetiva. E, consequentemente, verificamos um aumento da empregabilidade ao invés da contratação de temporários”, avalia o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, por meio da assessoria de imprensa da associação.
Vagas temporárias crescem a nível nacional
A nível nacional, o 4º trimestre de 2023 deve abrir cerca de 470 mil vagas temporárias, aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). A entidade prevê que a taxa de efetivação média dos temporários deve ser de 22%, considerando a trajetória favorável do mercado brasileiro, com aumento da empregabilidade e de efetivações celetistas.
“Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra este profissional, ela o efetiva. E, consequentemente, verificamos um aumento da empregabilidade ao invés da contratação de temporários”, avalia o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, por meio da assessoria de imprensa da associação.
A Administração 2021-2024, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem cordialmente convidar a população biquense para participar de uma palestra especial em comemoração ao Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à importância da prevenção e detecção precoce.
Tema: “Conversando sobre autocuidado”
Palestrante: Dr. Bruno Laporte
Venha se juntar a nós para uma tarde informativa e inspiradora, onde o Dr. Bruno Laporte irá compartilhar seus conhecimentos e experiência na área da oncologia, discutindo a importância da conscientização sobre o câncer de mama e as medidas que todos nós podemos tomar para reduzir o risco e apoiar aqueles que enfrentam essa doença.
Essa é uma oportunidade única para aprender com um especialista renomado, fazer perguntas e se envolver em discussões significativas sobre um tema de grande relevância para a saúde da comunidade.
A entrada é gratuita e todos são bem-vindos. Convidamos você a trazer seus familiares, amigos e colegas para se unirem a nós nesse evento importante.
Junte-se a nós e ajude a espalhar a conscientização sobre o Outubro Rosa. Juntos, podemos fazer a diferença.
Um motorista, funcionário da filial de Minas Gerais da empresa Prorelax, morreu após se envolver em um grave acidente. Ele bateu em uma carreta que estava atravessada na pista, BR-365, em Jequitaí, Minas Gerais nesta segunda-feira (24).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta bi-trem vazia seguia no km 95, sentido Montes Claros a Pirapora, quando o motorista perdeu o controle da direção, tombou e atravessou a pista. O caminhão-baú carregado de espuma, que seguia de Unaí, no sentido contrário, bateu na lateral da carreta que estava atravessada. Com o impacto, a cabine do caminhão ficou totalmente danificada e o motorista ficou preso às ferragens.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor foi retirado das ferragens já sem vida e após a perícia, o corpo foi encaminhado para uma funerária de Jequitaí. Já o motorista da carreta não sofreu ferimentos.
A segunda fase da operação ‘Metástase’ foi realizada nas cidades de Muriaé, Laranjal e região. Entre os mandados cumpridos estão 21 de busca e apreensão, nove de bloqueios de imóveis e 37 de sequestro de veículos, entre caminhões e carros de luxo.
Por g1 Zona da Mata
Quase 70 mandados foram cumpridos nesta terça-feira (24) durante a segunda fase da operação “Metástase” em Muriaé, Laranjal e região. A ação apura um grupo chefiado por um empresário acusado de crimes como tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, em conjunto com as Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Econômica e Tributária de Muriaé, e com as Polícias Civil e Militar (PM).
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, nove mandados de bloqueios de imóveis e 37 mandados de sequestro de veículos, entre caminhões e carros de luxo.
Além disso, também foram cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de proibição de contratação com a Administração Pública.
A operação apurar o envolvimento direto de um empresário investigado pela prática do tráfico de drogas e de homicídios, com empresas participantes de licitações e contratações nos municípios de Muriaé, Laranjal e outros da região.
Ele é suspeito ainda lavagem de dinheiro oriundo do tráfico e de crimes contra o patrimônio público, inclusive com a utilização de empresas na prática de ilícitos financeiros, como a ocultação e a dissimulação de patrimônio na utilização de “laranjas”.
Suspeita é de infecção por bactéria Streptococcus pyogenes que pode causar faringite e amigdalite
Por Mariana Floriano e Leticya Bernadete Repórteres 24/10/2023 às 19h49
A Prefeitura de São João del-Rei suspendeu as aulas nas escolas municipais nesta terça-feira (24) após mães e pais de alunos pedirem pelo fechamento das instituições de ensino devido à morte de três crianças em menos de um mês. Conforme o Município, duas das crianças tinham 10 anos, e uma, 3.
O primeiro óbito, relatado no dia 24 de setembro, foi de uma criança de 10 anos. Ela deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei com quadro séptico. A causa da morte foi registrada como “sepse por Streptococcus pyogenes”, bactéria que pode causar faringite e amigdalite. No entanto, a Prefeitura afirmou que não houve coleta de material para confirmação da infecção pela bactéria.
A outra criança, de 3 anos, morreu no dia 8 de outubro. Ela era natural de São João del-Rei, mas o óbito aconteceu no estado do Maranhão durante uma viagem da família. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar e infecção não especificada e outros defeitos da coagulação. Não houve relação oficial da morte com a bactéria.
O falecimento mais recente foi registrado no dia 23 de outubro, uma criança de 10 anos. Ela deu entrada na UPA e logo depois foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei evoluindo para óbito. A causa da morte foi disfunção de múltiplos órgãos, como consequência de choque séptico. Diante do caso, a Prefeitura se reuniu com a Gerência Regional de Saúde, juntamente com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) para avaliar a situação.
Ainda no mesmo período, uma outra criança, de 9 anos, foi infectada com a Streptococcus pyogenes. Segundo a Prefeitura, ela foi hospitalizada no dia 2 de outubro com sintomas de febre e lesões no pé. A Vigilância Sanitária foi acionada para coleta do material. A criança ficou internada até o dia 18, mas evoluiu bem e voltou para casa. Este foi o primeiro caso confirmado laboratorialmente na cidade.
Aulas suspensas até 5 de novembro
O número de mortes preocupou os pais de São João del-Rei, que temem pelo contágio de seus filhos em ambientes como a escola. Com isso, a Prefeitura suspendeu as aulas municipais nesta terça-feira. A nota técnica divulgada pelo Município no mesmo dia, no entanto, desencorajava a medida. Segundo o documento, não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico para decretar surto ou estado de calamidade pública. “Nesse sentido, orientamos que as crianças que relatarem sintomas como dor de garganta, febre, lesões ou manchas cutâneas não compareçam às aulas e que os pais procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências.”
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que acompanha, junto à Secretaria Municipal de Saúde, os óbitos registrados na cidade. As amostras estão sendo analisadas em laboratório, e as investigações epidemiológicas pelo Cievs Minas. Por fim, o Estado afirmou que a secretaria ministrará treinamento para os médicos da rede assistencial do município, com objetivo de orientar a rede para detecção e tratamento de casos suspeitos de infecção.
Medidas de seguranças foram aconselhadas, como higiene das mãos, isolamento em caso de sintomas e uso de máscara. A Prefeitura também alertou para a importância de manter o cartão de vacinação atualizado.
Diante da situação, a rede pública de ensino municipal de São João del-Rei não terá aulas a partir desta quarta-feira (25). De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura, Tovar Luiz, a paralisação ocorre como medida cautelar para atender a preocupação dos pais dos estudantes. As instituições passarão por limpeza e dedetização.
O decreto que institui a paralisação das atividades escolares foi publicado nesta terça. Conforme o documento, a suspensão segue até 5 de novembro.
Antigo posto policial do São Mateus, que já abriga a Guarda Municipal, pode virar Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)
PorSandra Zanella – Tribuna de Minas
Discutir para realizar. Essa é uma das premissas da 2ª Conferência de Segurança Urbana e Cidadania, que acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25) em Juiz de Fora, sob o tema “Segurança cidadã: o papel da cidade”. Quatro anos depois do último encontro e dois anos após ter sido sancionado o primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania – que já viabilizou verbas para o setor junto ao Governo federal no valor de R$ 3,8 milhões -, o Município tem um novo momento de escuta e debate, envolvendo população, entidades e organizações civis, profissionais da área e poder público. As conversas serão norteadas pelas 27 propostas voltadas para a prevenção da criminalidade e combate à violência pelo período de dez anos (2021/2031), aprovadas pela lei 14.242/2021. “Queremos justamente fazer uma análise do que avançamos nesse período na política municipal, quais são as metas e como a sociedade compreende o papel da segurança”, pontua a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, em entrevista à Tribuna na véspera do evento.
Letícia comenta sobre alguns progressos desde a aprovação do Plano Municipal de Segurança, para recebimento de recursos da União, conforme exigência do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado pela lei 13.675/2018. Segundo ela, por meio de editais, a cidade já obteve verbas para iniciativas de prevenção à violência em instituições de ensino, nos projetos “Nossa escola: segurança cidadania e cultura de paz” e “Escola segura”. Apenas 132 municípios receberam este último repasse, do total de 789 ideias enviadas de todo o país. “Conseguimos criar um observatório de violência na cidade, com vários projetos que fomentam a cultura de paz”, observa a secretária.
LETÍCIA DELGADO é secretária municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Foto: Arquivo pessoal)
Outro ponto de destaque entre as 27 metas a serem cumpridas no intervalo de uma década é a criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para centralizar e otimizar os atendimentos de ocorrências emergenciais, integrando Secretaria de Mobilidade Urbana, Samu e Corpo de Bombeiros, no prazo de cinco anos. Letícia anuncia que o Ciosp deve funcionar no antigo posto policial do São Mateus, que já abriga a Guarda Municipal (GM), com a Central 153. Aliás, o reforço da GM é um dos pilares do Plano Municipal de Segurança, com investimentos em tecnologias e viaturas. A liberação de uma de verba de R$ 2,1 milhões está em trâmite com o Governo federal, conforme a secretária.
Letícia também comemora o fato de as 54 câmeras do programa Olho Vivo estarem em pleno funcionamento e a ampliação do monitoramento, há quase um ano. No final de 2022, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou acesso às imagens colhidas pelas lentes de radares e de equipamentos utilizados no trânsito da cidade às forças de segurança, totalizando mais de 120 aparelhos de vigilância em pontos estratégicos. Por outro lado, ainda não saiu do papel a proposta de instalar, em até dois anos, uma unidade dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos na Zona Norte. O Fica Vivo! é uma plataforma estadual de prevenção a homicídios voltada para jovens em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 12 a 24 anos, que funciona desde abril de 2018 na Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) da Vila Olavo Costa, Zona Sudeste. “Estamos em diálogo com o Estado”, garante a secretária.
Diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública faz palestra
SAMIRA BUENO é diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Foto: FBSP/Reprodução)
A abertura oficial da conferência acontece às 18h30 desta terça-feira (24), no auditório da OAB (Avenida dos Andradas 696), e contará com palestra da diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno. Outra presença confirmada é a de Isabel Figueiredo, diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A partir das 8h de quarta acontecem as mesas temáticas e os grupos de trabalho, na UniAcademia, na Rua Halfeld 1179. As inscrições foram encerradas na última sexta. A programação conta com cinco eixos temáticos: Relação entre pesquisa, produção de conhecimento e segurança cidadã; Direito à cidade e promoção da cultura de paz nas ações de segurança cidadã; Prevenção social e o papel da juventude na segurança cidadã; Direitos humanos, violência de gênero e racismo estrutural; Integração, uso da tecnologia e desafios para a implementação do Susp no âmbito municipal. “As abordagens seguem a premissa da segurança cidadã, abordando cultura de paz, o direito à cidade, prevenção, direitos humanos, o papel da juventude, violência de gênero e racismo estrutural, ao mesmo tempo em que se pensa a produção de pesquisa, a integração das forças de segurança, o uso da tecnologia e o desenvolvimento econômico e social”, contextualiza a PJF.
SUS da segurança
De acordo com a secretária de Segurança, Letícia Delgado, no futuro é vislumbrado que o Susp funcione de forma abrangente e eficiente, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressalta que os primeiros passos em Juiz de Fora foram dados lá em 2019, durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, seguida pela criação do Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc), com a posse de 15 representantes de entidades públicas e outros 15 da sociedade civil organizada, em julho de 2020.
De forma geral, o Plano Municipal de Segurança é estruturado em cinco eixos principais, que organizam as metas aprovadas em 2019: pesquisa e produção de inteligência; diálogo e participação popular; integração entre o município e as forças de segurança pública; fortalecimento da guarda municipal; e capacitação permanente, transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas de prevenção às violências.
Por meio da assessoria, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, lembra que segurança pública “garante a tranquilidade necessária para a realização e operação dos empreendimentos, além de condições adequadas para a circulação das pessoas e dos ativos econômicos, proporcionando harmonia e otimismo para quem produz: empresários e trabalhadores”, podendo ainda contribuir para a instalação de novos empreendimentos na cidade.