
Aulão de redação para o Enem

I Copa Ciesp / Semifinal / Bicas X Santo Antônio do Aventureiro

Corpo de jovem é achado sem cabeça em bueiro; marido é preso
Do UOL, em São Paulo – 26/10/2023 23h11 – Atualizada em – 27/10/2023 08h20

O corpo de uma mulher de 26 anos foi encontrado sem cabeça em um bueiro na quarta-feira (25) na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo. O marido da vítima foi preso por suspeita de feminicídio nesta quinta-feira (26).
O que aconteceu:
O corpo de Maria Carolina Almeida Vieira foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro da galeria pluvial. Uma equipe de manutenção da rede de gás foi quem achou o corpo e acionou a polícia, segundo o Cidade Alerta (Record TV). A jovem estava desaparecida desde setembro.
A Polícia Militar confirmou que o corpo foi encontrado sem a cabeça. É possível que a cabeça tenha se separado do corpo em razão do avançado estado de decomposição. A polícia vai tentar localizar a cabeça da vítima.
Exames apontaram que a jovem foi morta por asfixia.
De acordo com a polícia, o suspeito, de 24 anos, confessou o crime e foi solicitada a prisão temporária junto à Justiça, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). O homem teria dito aos agentes que matou a vítima com um golpe de mata-leão e jogou o corpo em um bueiro durante a madrugada, segundo o jornal O Liberal.
“A motivação do homicídio, segundo o marido, seria por traição por parte da vítima”, disse o delegado Gabriel Toledo à emissora. O casal se conheceu em Aracaju, onde vivem os familiares da vítima, e residia na cidade de Santa Bárbara d’Oeste há um ano e meio.
O caso foi registrado como feminicídio e ocultação de cadáver no 2º DP (Delegacia Policial) de Santa Bárbara d’Oeste. Diligências do caso ainda prosseguem. Como o nome do suspeito não foi divulgado, a reportagem não conseguiu encontrar a defesa para pedido de posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.
Não há informações sobre o velório e enterro da vítima.
Em caso de violência, denuncie
Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie.
Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.
Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.
Casal de catadores de recicláveis é esfaqueado na Zona Sul; Homem morreu no local
Homem morreu no local; mulher foi encaminhada para o hospital e encontra-se estável, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora
Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas
Um casal de catadores de materiais recicláveis foi esfaqueado na madrugada desta sexta-feira (27), em Juiz de Fora. O crime ocorreu na Rua Moraes e Castro, próximo à igreja São Mateus, bairro homônimo, na Zona Sul da cidade. O homem, de 43 anos, morreu, e o suspeito da ação, um jovem de 25 anos, foi preso.
Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a companheira do homem em situação de rua, de 51 anos, também ficou ferida. À polícia, ela teria relatado que um suspeito chegou até eles perguntando qual era a direção para um supermercado.
Após a resposta, porém, o suspeito entrou em uma briga com o casal. Rapidamente, o conflito teria evoluído, e o homem teria sacado uma arma branca. Os catadores teriam reagido e entrado em luta corporal com o suspeito, sendo atingidos.
Durante o conflito, o autor das agressões teria deixado seu celular cair, e a mulher recolheu o aparelho e entregou à polícia.
Ela sofreu ferimentos no tórax e foi encaminhada para o HPS. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a paciente encontra-se estável e entregue aos cuidados médicos nesta sexta-feira.
Celular ajudou a identificar suspeito de crime contra catadores
De posse do celular do suspeito, a polícia descobriu informações como foto, nome, endereço e outros registros que indicavam como encontrá-lo. A equipe deslocou-se até a residência dele, e o encontrou deitado na sala da casa.
Conforme o Reds, ele relatou que tinha saído para comprar cigarro e bebida e, no caminho de volta para casa, o casal em situação de rua pediu “um gole” do que ele tomava. Com receio de ser assaltado, o suspeito teria reagido de imediato, sacando uma faca que estava no bolso da blusa.
A arma usada durante o crime foi encontrada em cima de um armário da cozinha da residência e foi apreendida. A roupa usada no momento da agressão também foi levada pela polícia.
O homem foi preso em flagrante. Segundo o pai do suspeito, ele tem transtornos psiquiátricos.
Campanha Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacina
ADM 2021/2024 – Construindo um futuro melhor!

Motorista que atropelou 12 pessoas no Torneio Leiteiro fica em silêncio em depoimento à polícia
Três pessoas morreram e nove ficaram feridas em tragédia que ocorreu durante a madrugada de nove de setembro
Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas
O motorista de 24 anos que atropelou 12 pessoas durante o Torneio Leiteiro das Campeãs, na madrugada de 9 setembro, no estacionamento do Estádio Municipal, em Juiz de Fora, recobrou a consciência, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do município. Com a melhora no quadro de saúde, a Polícia Civil tentou colher depoimento do suspeito, ainda no hospital, mas, conforme o delegado Daniel Buchmüller, o suspeito escolheu permanecer em silêncio.
No dia da tragédia, o homem de 24 anos avançou com o veículo em direção à multidão que aproveitava o Torneio Leiteiro. Foram atropelados seis homens, com idades entre 24 e 43 anos, e cinco mulheres, com idades entre 18 e 58 anos, além de uma criança de 3 anos. Das 12 vítimas do atropelamento durante o Torneio Leiteiro, três não resistiram e vieram a óbito.
A primeira vítima fatal foi uma mulher de 56 anos, que morreu no local em que a ocorrência foi registrada. Dois dias depois, a criança de 3 anos também faleceu. No momento do atropelamento, ela estava no colo da mulher, de 56 anos, que era amiga da mãe da menina. Já no início de outubro, outra mulher, de 58 anos, veio a óbito. O estado dela era considerado grave desde o episódio.
O caso vem sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com a corporação, o motorista teria usado o carro como instrumento de violência, após se envolver em supostas brigas durante a festa. O rapaz passou pela entrada do evento dirigindo em alta velocidade. Mesmo após já ter atingido algumas pessoas, realizou o retorno e deu continuidade à série de atropelamentos.
A polícia descartou a hipótese de acidente ou falha mecânica como motivação para a tragédia. O motorista irá responder por homicídio doloso, quando se assume o risco de matar, assim que receber alta no hospital, lugar em que se encontra internado após ser linchado por populares na ocasião.
Comunicado da Prefeitura de Bicas / Mudança no trânsito
Dando continuidade às obras de revitalização do centro da cidade, será iniciado nesta segunda-feira, o recapeamento asfáltico no trecho mencionado. O prazo de execução é de 4 dias em condições ideais. Em caso de chuvas, pode ser que o prazo de execução seja estendido. Agradecemos o apoio de todos e vamos juntos caminhando em direção a um futuro melhor!

Pedágio começa a ser cobrado na BR-116 em Leopoldina e Laranjal; veja valores
A rodovia é administrada pela EcoRioMinas e cobrança de tarifa foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, são isentos da tarifa.
Por g1 Zona da Mata
A EcoRioMinas iniciou nesta sexta-feira (27) a cobrança de pedágio na BR-116, nas praças de Leopoldina e Laranjal. A cobrança de tarifa foi autorizada na última semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Os valores praticados têm variações de acordo com a praça de pedágio. Para veículos de passeio, a tarifa em Leopoldina será de R$ 13,30, a praça fica no km 784+320. O valor para Laranjal, no km 724+020, a ser cobrado de carros será de R$ 11,80.
Veículos comerciais ou caminhões com 2 ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica.





