Médica bate carro em poste e ao descer do veículo morre eletrocutada em MT
Editor(a) Oscar de Barros, em 24/10/2023 às 08:00 O fato aconteceu no sábado em Primavera do Leste
Uma médica de 45 anos morreu após bater o carro que dirigia contra um poste em Primavera do Leste (MT). Adilma Martins da Silva Moraes dirigia com as duas filhas no banco traseiro do carro quando perdeu o controle do veículo, no Distrito Industrial. A colisão com o poste derrubou fios de alta tensão, que ficaram próximos ao carro.
A médica sobreviveu à colisão, mas foi eletrocutada ao descer do carro para abrir a porta e retirar as crianças do veículo. Câmeras de segurança registraram o momento em que a mulher foi eletrocutada. Pouco depois, uma explosão ocorre e as crianças correm. As duas crianças não ficaram feridas, segundo informações da Polícia Civil. Um incêndio foi causado pelo acidente, segundo a Polícia Civil.
O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e a morte de Adilma foi constatada no local.
As localidades contempladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta remessa foram Barroso, Carandaí, São João del Rei e São João Nepomuceno.
Por g1 Zona da Mata
A partir da segunda-feira (23) mais quatro cidades das regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes pode contar com a ativação do sinal 5G. As localidades foram contempladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os novos municípios aptos a operar com a tecnologia de quinta geração de redes móveis são: Barroso, Carandaí, São João del Rei e São João Nepomuceno. Mais de 160 mil habitantes poderão usufruir da alta velocidade e baixíssima latência da tecnologia.
Em todo o estado, com essa nova remessa, já são 425 municípios aptos a operar com a tecnologia 5G, que além ser até 20 vezes mais rápida em comparação ao 4G, oferece melhor tempo de resposta.
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, para liberar a faixa de 3,5 GHz, na qual opera o sinal de 5G.
O Ministério das Comunicações (MCom) ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Bandidos levaram carro, televisão, roupas e perfumes da família
Quatro homens invadiram a propriedade de um casal na zona rural de Torreões, distrito de Juiz de Fora. Segundo o registro policial, o qual a Tribuna teve acesso, as vítimas têm 68 e 52 anos e foram abordadas por homens encapuzados com armas em punho por volta das 20h30 do domingo (22).
O casal estava dormindo quando dois dos suspeitos invadiram o quarto, com o rosto coberto e usando luvas. Os homens ameaçaram as vítimas para que elas os levassem a um suposto cofre. Diante da negativa de existência do cofre, os dois autores contiveram as vítimas dentro do quarto enquanto outros dois homens vasculharam a residência em busca de pertences de valor.
Os suspeitos fugiram com o carro do casal e levaram uma aliança de ouro, perfumes, roupas, uma televisão, dois aparelhos celulares e cerca de R$ 2.400 em dinheiro. Os autores ainda levaram as chaves de um outro carro da família, que permaneceu estacionado na garagem. A perícia da Polícia Civil realizou os trabalhos de praxe, e a PM seguiu para o rastreamento dos suspeitos.
Contrato de concessão com o município foi finalizado na semana passada, e empresa deve continuar à frente da administração da rodoviária de JF por mais dez anos
Depois de 18 meses com contrato emergencial, a AMD Services assinou novo termo de concessão com a gestão municipal para continuar prestando serviços no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, em Juiz de Fora. O novo contrato de administração da rodoviária de JF tem duração de dez anos e pode ser renovado pelo mesmo período.
Com o processo de licitação já definido, o diretor da AMD Services, Marco Nicolau, afirma que agora, com o contrato de concessão devidamente assinado – sem o caráter emergencial -, os próximos passos para a empresa trabalhar na rodoviária terão maior cobrança. “Nós somos uma empresa de Juiz de Fora. É a primeira vez que uma organização da cidade administra o terminal. Então nós temos a obrigação de entregar o melhor para a população”, reforça.
Além disso, o diretor divulgou algumas das ações previstas pela empresa para a rodoviária. “A primeira coisa que vamos fazer é a troca das longarinas. Já encomendamos cadeiras novas com tomadas para carregamento de celular e computador. Outro ponto importante é a reforma do telhado – ele vai ser trocado por completo. Também acontecerá uma reforma definitiva dos banheiros – inclusive do público – e do acesso viário da rodoviária; colocação de câmeras de segurança com reconhecimento facial ligado diretamente ao sistema de segurança público do município e do estado, inibindo a passagem de pessoas ilícitas e procuradas pela Justiça; e climatização do terminal, para deixar o ambiente mais agradável”, lista.
Nicolau destaca ainda que serão realizados outros serviços previstos para melhoria e ocupação do terminal como espaço público, como trazer eventos e tornar um espaço eclético para todas as pessoas. “Não será apenas uma rodoviária, mas um centro de serviço que funcionará 24 horas por dia.”
Ações emergenciais na rodoviária de JF
Ainda no período de contrato emergencial, que durou por 18 meses, a AMD divulgou alguns dos serviços prestados enquanto operava sem concessão definitiva. Dentre eles, a alocação de auxílios para trânsito no acesso ao embarque e desembarque; manutenção dos jardins e recolhimento de todos os materiais orgânicos gerados pelas roçadas; manutenção no pavimento no pátio de manobra dos ônibus; limpeza dos reservatórios de distribuição de água para o terminal; revitalização de espaços; instalação de televisores com as indicações dos horários de partidas dos ônibus no saguão; manutenção corretiva com soluções paliativas em pontos do telhado e das calhas que apresentavam vazão d’água em períodos de chuvosos; e outros.
Parlamentar trafegava de carro com uma pistola calibre 9mm, registrada junto à Polícia Federal, na altura da Barreira do Triunfo
Por Tribuna de Minas
O vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Chácara, Luiz Guilherme Menezes (Republicanos), foi preso por porte ilegal de arma de uso restrito das forças de segurança, na noite deste domingo (22), na rodovia AMG-3085, na altura do Bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) confeccionado pela Polícia Militar Rodoviária, responsável pela ocorrência, o veículo com o político trafegava pela via quando foi abordado durante uma operação de fiscalização. Frente ao questionamento dos militares quanto à presença de algum material ilícito no carro, o homem teria informado que possuía uma pistola calibre 9mm municiada com 12 cartuchos intactos debaixo do banco do motorista.
Embora o vereador tenha a arma registrada junto à Polícia Federal, ele não possui autorização para o porte de arma com esse tipo de calibre que, pelo alto potencial de periculosidade, é de uso restrito das forças de segurança. Em decorrência disso, o homem foi preso, e o material, apreendido. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o suspeito foi transferido para o presídio de Matias Barbosa, ainda na manhã desta segunda-feira (23), uma vez que, perante o flagrante de porte ilegal de arma, não cabe fiança. A Tribuna procurou a Casa legislativa da cidade para comentar o episódio, mas não obteve retorno até a edição desta reportagem.
Defesa
A Tribuna conversou com o advogado Eider Tavares, que está representando o vereador. Segundo ele, a liberdade provisória do político será solicitada em audiência de custódia, ainda sem data marcada. “Vamos requerer a liberdade provisória para responder o processo em liberdade, haja vista a falta de requisitos para prisão preventiva”, informou Tavares.
Para a defesa do parlamentar, o advogado adiantou que serão apresentados os documentos que mostram a situação regular do vereador para a posse do instrumento, uma vez que possui certidão de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), para a prática de tiro esportivo, bem como a nota fiscal da arma, que foi registrada em janeiro deste ano. Tavares também frisou que ainda não há ação penal, apenas flagrante. Questionado sobre as razões de o vereador carregar a arma consigo dentro do carro, o advogado relatou ainda não ter obtido acesso total aos autos da prisão, portanto, alegou ainda não ter estabelecido como isso será apresentado na defesa.
Decreto que regulamenta arma foi alterado em janeiro
O caso envolvendo o vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Chácara entra agora para as taxas de apreensão de pistolas (sem especificação de calibre), que já vêm crescendo na cidade há cerca de, pelo menos, dez anos, de acordo com a Sejusp. Em 2019, ocorreu alterações no decreto que regulamenta o uso de armas de fogo do país, que vigorava desde os anos 2000. Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro tornou de acesso ao cidadão comum armas de calibre 9mm, .40 e .45 ACP, que antes eram destinadas somente às forças de segurança.
Contudo, ao reassumir a presidência da República em janeiro deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva implementou novos atos de governo relativos à segurança pública no âmbito do Programa de Ação na Segurança (PAS). As novas medidas tornaram a proibir o porte desse tipo de arma, além de outras alterações. Dentre as mudanças, as principais são “fim do porte de trânsito municiado para caçadores, atiradores e colecionadores; restrições às entidades de tiro desportivo; redução da validade dos registros de armas de fogo”.
PISTOLA CALIBRE 9mm, municiada com 12 cartuchos intactos, estava debaixo do banco do motorista (Foto: PMR/Divulgação)
Matheus Rezende, o Faustão, foi baleado na comunidade Três Pontes. Ele era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e o terceiro da família morto pela Polícia Civil. Avenida Brasil chegou a ser fechada por bandidos.
Por Leslie Leitão, Henrique Coelho, Raoni Alves, TV Globo e g1 Rio
Mais de 25 ônibus são queimados na Zona Oeste após morte do miliciano Faustão
A morte de um miliciano provocou um caos na Zona Oeste do Rio na tarde desta segunda-feira (23). Ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no que já é o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.
Entre os ônibus queimados, 20 são da operação municipal, 5 do BRT e outros de turismo/fretamento.
Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho (veja o mapa mais abaixo).
Pelo menos 12 suspeitos de ataques a ônibus foram levados para a 35ª DP (Campo Grande).
Passageiros tiveram que deixar alguns dos coletivos às pressas momentos antes dos criminosos atearem fogo aos ônibus. No Recreio, uma usuária do BRT chega a cair de cara ao deixar o ônibus (vídeo abaixo). Outra mulher gritava para que passageiros saíssem a tempo:
“Tem gente no ônibus, gente do céu. Desce do ônibus. Cadê o motorista?”
O governado Cláudio Castro classificou os ataques a transportes como “terroristas” e disse que fará caça a 3 chefões do crime.
“Esses três criminosos; Zinho, Tandera e Abelha: não descansaremos enquanto não prendermos eles”, disse.
Câmera de segurança flagra passageiros sendo expulsos do BRT antes de ataque criminoso
Em nota a Supervia informou que um trem que saía de Santa Cruz sentido Central às 18h04, foi abordado por bandidos nas proximidades da estação de Tancredo Neves. O maquinista foi obrigado pelos bandidos a abrir a porta, a descer da composição e teve que retornar à estação.
O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado para 36 incêndios em veículos. Seis ocorrências seguiam em aberto até a última atualização desta reportagem. Cerca de 200 militares de 15 quartéis foram acionados para o trabalho de combate às chamas.
Avenida Brasil fechada
Até a Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio, chegou a ser fechada, com um ônibus atravessado na pista (veja abaixo), sentido Santa Cruz.
Avenida Brasil fechada — Foto: Reprodução/TV Globo
Às 18h40, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. Por volta do horário, havia 58 km de congestionamentos na cidade, o dobro da média (29 km) das últimas três segundas-feiras.
Ao menos 45 escolas municipais foram afetadas, prejudicando 17.251 alunos. Em algumas, alunos e professores que estavam nos colégios permaneceram para se manterem em segurança.
Ônibus são incendiados após sobrinho de Zinho ser morto em troca de tiros com a polícia
Represália à morte de Faustão
Ônibus são incendiados após morte de miliciano no Rio de Janeiro. — Foto: GloboNews/Reprodução
Os ataques são em represália à morte do sobrinho do chefe da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes. Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil.
No mesmo tiroteio, um menino de 10 anos foi atingido de raspão, segundo familiares. Ele foi levado para a UPA de Paciência, e liberado após atendimento.
Castro parabeniza a polícia
O governador Cláudio Castro parabenizou a Polícia Civil pela operação contra o crime organizado.
“Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários”, afirmou Castro. “Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como ‘homem de guerra’ do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!”
BRT Transoeste parado
Ônibus são incendiados após sobrinho do miliciano Zinho ser morto — Foto: TV Globo
Segundo a MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste estavam circulando, por volta das 16h, apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada – Parador).
O Centro de Operações Rio (COR-Rio) informou que o primeiro ônibus que pegou fogo estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.
Bairros com registro de ataque a ônibus no Rio
Vídeo mostra ação de bandido
Vídeo mostra criminoso ateando fogo em ônibus na Zona Oeste do Rio
Um criminoso foi flagrado ateando fogo a um ônibus BRT na Magarça, em Guaratiba (veja acima).
Pelas imagens é possível ver o momento em que o homem dá início ao incêndio pela porta da frente do veículo.
BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto — Foto: Reprodução
Ônibus queimado por criminosos na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Terceiro da família morto pela Polícia Civil
Matheus Rezende, sobrinho de Zinho — Foto: Divulgação
Faustão morreu após ser baleado em uma troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Polinter.
O miliciano é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio.
Em 2017, outro tio dele, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu em operação da Delegacia de Homicídios da Capital.
Em 2021, mais um tio, Wellington da Silva Braga, o Ecko, morreu depois de reagir à prisão em uma casa em Paciência, na Zona Oeste do Rio.
Depois disso, seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, assumiu a maior milícia do Rio.
BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto em troca de tiros com a polícia — Foto: Reprodução redes sociais
Aluno de 15 anos entrou armado e disparou contra estudantes na Escola Estadual Sapopemba. Uma das vítimas sofreu ferimento na cabeça e não resistiu.
Por g1 SP e TV Globo
Vídeos mostram desespero de pais e alunos após tiros em escola em SP
Uma aluna morreu e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo governo de São Paulo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um adolescente de 15 anos, também aluno, entrou armado no colégio e efetuou os disparos. Ele foi apreendido junto com a arma. Até a última atualização desta reportagem, a polícia não havia divulgado a motivação do ataque e nem
Ao todo, três estudantes foram atingidos pelos tiros. A vítima que não resistiu aos ferimentos tinha sido baleada na cabeça. Outras duas foram feridas no tórax e na clavícula. Um quarto aluno se machucou ao tentar fugir durante o ataque, de acordo com nota divulgada pelo governo estadual.
Os feridos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Geral de Sapopemba. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde deles.
Ainda por meio de nota, a gestão estadual lamentou o ocorrido e disse que a prioridade é prestar atendimento aos familiares das vítimas.
“O governo de SP lamenta profundamente e se solidariza com as famílias das vítimas do ataque ocorrido na manhã desta segunda-feira (23) na Escola Estadual Sapopemba. Nesse momento, a prioridade é o atendimento às vítimas e apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares.”
Ataque em escola deixa uma pessoa morta e três feridos na Zona Leste de São Paulo
Tiros e desespero
A Polícia Militar foi chamada por volta das 7h30 para atender a ocorrência na Rua Senador Lino Coelho. O ataque teria ocorrido às 7h20. O helicóptero da corporação e 20 viaturas da PM foram enviados ao local.
Pais de alunos foram até a unidade após serem informados do ataque. Ao g1, moradores do bairro relataram o desespero ao ouvir os tiros.
“Eu moro na mesma rua da escola. Eu estava tomando café para ir trabalhar, e eu e meu irmão ouvimos em torno de três tiros. Meu irmão ouviu gritos, eu subi para o quarto e abri a janela. E vi o pessoal saindo correndo da escola. Fui em frente à escola para saber o que houve, aí soube da notícia. Foi muito rápido”, contou uma testemunha.
Segundo ataque em 7 meses
O ataque desta segunda (23) é o segundo caso registrado na capital paulista somente neste ano.
No dia 27 de março deste ano, uma professora de 71 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após serem atacadas com faca por um aluno do oitavo ano da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Zona Oeste de São Paulo. O agressor, de 13 anos, foi desarmado e levado para uma unidade da Fundação Casa.
Elisabete Tenreiro era professora desde 2015 e havia começado na escola Thomazia Montoro neste ano. A educadora tinha se aposentado como técnica do Instituto Adolfo Lutz em 2020, mas continuou dando aulas de ciências.
Em agosto, a reportagem do g1 esteve na escola estadual e constatou que, cinco meses depois do atentado, ainda não havia psicólogos disponíveis para o atendimento de professores e alunos na unidade escolar. A medida tinha sido uma promessa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
À época, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) chegou a afirmar que quadruplicou o orçamento inicial destinado a políticas públicas de garantia da segurança e proteção de convivência no ambiente escolar, passando para R$ 100 milhões.
Contudo, duas das professoras que foram vítimas do ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, disseram ao g1 que a escola só recebeu visitas de um grupo de estudos em psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e que o corpo docente e discente foram orientados a procurar atendimento psicológico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo as professoras, a comunidade escolar está “pagando” pelos dias de recesso pós-ataque com reposições de aulas em período de férias, e o programa Conviva, do governo, não funciona na unidade escolar.
Breve história do cinema mudo em Bicas, na década de 20. Cena do documentário de Regina Celia Martins Rossi, produzido para inauguração do salão de festa Pallazzo di Fiori em Bicas, MG, em 2004. Participações especiais dos saudosos: Prof. Vicente Rossi, Néria Barral e Dona Anitta.