Recapeamento asfáltico no Centro de Bicas
Nesta terça-feira, 31/10, iniciaram-se as obras de recapeamento asfáltico da Rua Capitão Pedro Assis Amaral e da Praça dos Aposentados. Aí está mais um passo importante do compromisso da Prefeitura de Bicas em melhorar o trânsito e a qualidade de vida da cidade.
É a Administração 2021/2024 construindo um futuro melhor para todos!
Vizinho invade casa de idosa e tenta enforca-la em roubo
O crime foi registrado na madrugada desta terça-feira (31) no Bairro São Francisco. O homem foi preso em flagrante pela PM.
Por g1 Zona da Mata — Barbacena
Uma idosa de 73 anos foi atacada por um vizinho, de 43, durante um roubo na casa dela na madrugada desta terça-feira (31) no Bairro São Francisco, em Barbacena. O suspeito tentou enforca-la, segurou os braços dela e levou pouco mais de R$ 900 em dinheiro.
De acordo com a Polícia Militar (PM), quando a equipe chegou ao local da denúncia se deparou com diversas pessoas próximos à casa do homem, como forma de cerca-lo para não que ele fugisse. Os policiais seguiram com a ação e prenderam o suspeito em flagrante.
Aos militares, a vítima relatou que estava deitada, quando escutou um barulho e ao verificar, encontrou o vizinho revirando os pertences dela. Em seguida, ele se aproximou dela, tentou enforca-la e fugiu levando o dinheiro. Após a ação criminosa, ele fugiu da casa.
A idosa gritou por socorro e pessoas que estavam na rua viram o suspeito saindo da casa dela e entrando na dele. A PM fez uma busca na residência do homem e encontrou uma carteira com a quantia roubada. Ele foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.
Feirantes questionam edital de licitação de pontos nas feiras livres
Trabalhadores com muitos anos de serviço que perderam seus pontos criticam condução da licitação; PJF anuncia perdão de dívida de trabalhadores
Por Davi Carlos Acácio
Tribuna de Minas – 30/10/2023 às 19h56- Atualizada 31/10/2023 às 08h57
Feirantes participaram na tarde dessa segunda-feira (30) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Juiz de Fora sobre o processo licitatório das feiras livres. O encontro foi requerido pelos vereadores Maurício Delgado (União), Bejani Júnior (Podemos), Vagner de Oliveira (PSB), João Wagner Antoniol (PSC), Protetora Kátia Franco (Rede), Tiago Bonecão (Cidadania) e Marlon Siqueira (PP). Um dos principais questionamentos levados à discussão é quanto à lisura do edital. No encontro, o vereador Maurício Delgado colocou a possibilidade de interferência de servidores no edital, em ações como conferência de documentos e opiniões quanto à concorrência, o que fere os princípios da licitação.
A dificuldade da participação na concorrência do certame também foi questionada por presentes na audiência. Vice-presidente da Associação dos Profissionais Feirantes e Produtores de Juiz de Fora, Hugo Bento relatou que os trabalhadores são pessoas simples e que as demandas da licitação, como “organizar os documentos do jeito que colocam, é uma dificuldade muito grande”. Para ele, a reorganização é necessária, uma vez que “que não tinha critério para entrar na feira livre”, mas, ainda assim, discorda da licitação.
A promotora de Justiça Danielle Vignoli explicou aos presentes que, para a ocupação do espaço público, deve haver a licitação, sendo um dever constitucional. Sobre as possíveis irregularidades, ela reiterou que as denúncias devem ser levadas ao Ministério Público. Ainda sobre a interferência de servidores no processo, a secretária de Governo, Cidinha Louzada, reiterou que caso os concorrentes tenham sido induzidos por funcionários a alguma decisão, eles devem ir ao Ministério Público. “Falem quem foi, porque isso vai abrir um processo contra quem fez.”
Perda de pontos de trabalho preocupa feirantes
Ao todo, conforme o edital de concorrência, 22 feiras livres estavam com vagas disponíveis. Segundo informações apresentadas pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabíola Paulino da Silva, 398 pessoas participaram do edital, sendo 323 feirantes já ativos e 75 novatos. Os resultados iniciais contemplaram 265 feirantes integralmente, 34 parcialmente e outros 27 novatos. Como o processo ainda não terminou, cabem recursos.
Guilherme Ferreira trabalha desde 2007 na feira, quando começou com os pais. Ele conta que perdeu o ponto pois não conseguiu comprovar o tempo de trabalho da mãe, segundo ele, por um despreparo da Prefeitura. “No meu caso me foi negado um documento que era item de pontuação no edital e me foi passado que a Prefeitura não tinha arquivo de feirante. Com isso não consegui puxar a experiência da minha mãe. Quando eu vi que eu perdi, abriu o espaço para recurso. Quando fui recorrer, outro funcionário da Prefeitura conseguiu achar o documento pago da minha mãe. O meu questionamento é: por que um consegue e o outro não?”.
Há mais de 30 anos trabalhando como feirante, o tio de Gerald Novaes também não foi contemplado. “Como as pessoas vão se sustentar?”, pergunta, com ar de indignação. Como solução, Novaes sugeriu que a Prefeitura incorpore pontos ociosos nos espaços públicos, organize outras feiras e dê espaço para as pessoas trabalharem. “Fizessem outras feiras. Uma no Linhares, uma noturna em Benfica, por que não?”, sugere.
A ocupação de pontos ociosos dentro das próprias feiras também foi bastante sugerida pelos presentes para alocar os suplentes. Das pessoas que concorreram ao edital, 27 feirantes não foram contemplados, além de 39 novatos.
Isenção de dívidas
Durante sua fala, Cidinha Louzada trouxe uma mensagem do Executivo que isenta os feirantes de dívidas até a publicação do atual edital. Segundo ela, a prefeita já tinha isentado também os comerciantes populares. “Todos que estiverem devendo poderão fazer jus a isso aqui.” A secretária de Governo pontuou ainda que são poucos suplentes e sugeriu que podem haver negociações para alocar quem não foi contemplado. “Se cada um puder juntar e abrir mão de um ponto, todo mundo vai trabalhar”, concluiu.
Vereador Marlon Siqueira defende revisão do processo
O Vereador Marlon Siqueira defendeu a revisão do processo licitatório e solicitou ao Ministério Público que acompanhe o caso, assim como que ninguém perca a oportunidade de desenvolver o trabalho que já tinha a tanto tempo e que as pessoas que participaram do processo também tenham esta chance.
Na sua visão as feiras tem espaço para crescerem, valorizando os produtores rurais e os feirantes da região.

Instituto Metodista confirma leilão de parte do Colégio Granbery
Chefe de facção criminosa em MG é julgado em Juiz de Fora por tráfico e homicídios
Marcio Vinicius da Paixão Vieira foi preso em janeiro do ano passado em uma propriedade rural de Zanja Pytã, no Paraguai, próximo a região de fronteira com o Brasil, no Mato Grosso do Sul.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Marcio Vinicius da Paixão Vieira, apontado pela polícia como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Minas Gerais começou a ser julgado às 9h na manhã desta terça-feira (31) no Fórum Benjamim Colucci, em Juiz de Fora, por tráfico de drogas e homicídios.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do réu, que participa do julgamento, em andamento até a última atualização da reportagem.
Ele foi preso em janeiro do ano passado em uma propriedade rural de Zanja Pytã, no Paraguai, próximo a região de fronteira com o Brasil, no Mato Grosso do Sul. Posteriormente, ele e outros integrantes da facção criminosas foram expulsos do país pelo governo paraguaio.
Na época, a Polícia Federal levou o chefe da facção, conhecido como “Pica-pau”, para o aeroporto, onde uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de MG, já o aguardava para levá-lo para Juiz de Fora, onde tinha mandado de prisão em aberto.
Após o cumprimento do mandado, ele foi para Penitenciária de Francisco Sá, no Norte de Minas. Ao g1, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública Minas Gerais (Sejusp) confirmou que ele saiu da unidade de segurança máxima, sob escolta, nesta terça-feira para o julgamento em Juiz de Fora.
Duas prisões
De acordo com o Departamento de Inteligência da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), Marcio já havia sido preso em outubro de 2021 em Pedro Juan Caballero.
Ele e outros quatro suspeitos estavam em uma casa com um arsenal, que incluía fuzis, pistolas e equipamentos de comunicação da facção.

No dia seguinte a prisão, eles foram expulsos do país, pela ponte da Amizade, que liga Cidad del Este, no Paraguai a Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram entregues as autoridades brasileiras, que os encaminharam a uma unidade prisional. Conforme a polícia paraguaia, ele fugiu e voltou ao país.
Aeroporto Regional da Zona da Mata bate recordes
Segundo administração do aeroporto, julho foi o mês com maior número de passageiros da história
Por Tribuna de Minas
O Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, registrou recorde de movimentação de passageiros e de cargas em 2023. De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, sendo que o mês de julho teve o maior número de passageiros da história do aeroporto, com 22.321 viajantes, de acordo com a Agência Minas. O transporte de cargas, por sua vez, atingiu a marca de 205 toneladas.
Com relação ao transporte de cargas, o mês de setembro de 2023 é o que teve a maior movimentação da história do local, tendo mais de 38 toneladas entre as categorias nacionais e importadas. O aumento da carga transportada também está ligado à autorização que o aeroporto passou a ter desde 2019 para realizar controle alfandegário nas dependências do terminal. Essa medida permitiu que fossem feitos todos os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque das mercadorias dentro do local.
O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (31), um dia depois que o Aeroporto Regional passou a contar com seis voos semanais com destino ao Aeroporto de Confins. A rota atualmente funciona às segundas, quartas, sextas e domingos, e passa a ser ofertada também às terças e quintas. Além do aumento de voos, a Azul busca alterar os horários com chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira.
Parceria Público Privada
Localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, essa é a principal opção de transporte aéreo para Juiz de Fora e região. São oferecidos voos regulares para Viracopos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP), e apesar de ter sido inaugurado em 2005, o aeroporto teve seu primeiro voo comercial somente em agosto de 2011.
De acordo com a gestão do aeroporto, parte dos números expressivos se deve ao contrato de Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata. O início do contrato de Parceria Público e Privada teve início há nove anos, e mantendo a média dos últimos três meses, a expectativa é de que ocorram mais de 220 mil embarques e desembarques, quase 50% a mais que o recorde anterior, em 2019.
Emater full time
O Prefeito de Bicas, Delegado Federal Helber, cravou o jamegão para amplificar o convênio com a Emater… Assim, a partir de novembro, o município trás de volta o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, aparelhada com dois técnicos extensionistas e atendimento tempo-total, de segunda a sexta.
Outubro Rosa – “Conversando sobre autocuidado”
Operação conjunta contra o tráfico de drogas prende dois jovens em Mar de Espanha
Durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em várias residências na Travessa Amazonas , Bairro Monte Líbano em Mar de Espanha na tarde desta segunda-feira 30 de outubro. Dois jovens de 20 anos foram presos.






