PM cumpre mandado e mulher conhecida como “taruzinha” é presa em São João Nepomuceno

Uma mulher conhecida pela alcunha de ” Taruzinha”  que possuía várias medidas restritivas, em razões de condenações anteriores, que permitiam que ela ficasse em liberdade, foi presa pela Polícia Militar de São João Nepomuceno nesta segunda-feira 30 de outubro.

Durante audiência de verificação de cumprimento de medidas cautelares, ocorrida nesta segunda-feira, foi constatado que a autora além de não estar cumprindo as ordens impostas, estava cometendo crimes de furto, fato este confirmado pela própria autora. Justiça revogou o benefício de regime aberto para regime fechado, a cumprir na penitenciária Ariosvaldo Campos Pires.

Um causo à parte / Memórias / Na Barbearia São Jorge

Na Barbearia São Jorge

Movimento fraco, eu varrendo o salão e os barbeiros na porta fazendo chacrinha. Meu pai, seu Alípio e o Sr. Augusto jogando conversa fora, quando chegou Sr. Israel e relatou o que havia acontecido na noite anterior no seu botequim: “Imaginem vocês, ontem a turma pegou
o Moraes, aquele folgado”.

Pato Rouco e Dulim prepararam um gato como se fosse coelho e deixaram bem no jeito. O “Serrote” já foi chegando e pegou logo a coxa do bichano, achando que era uma lebre. E comentou: “Nossa, que coelho gostoso! Quem preparou?”

O botequim ficava perto da praça dos aposentados e era um ponto de encontro de quem gostava de uma cerveja Portuguesa bem gelada e um tira gosto de primeira. Morais era especialista em “filar” nas mesas dos outros e não pagava nada para ninguém. Quando ele já havia comido quase todo o gato, suspeitou que nenhum colega sequer beliscara aquele delicioso petisco.

Foi quando a turma avisou que ele tinha saboreado um felino doméstico. Moraes esbravejou e disse que tinha asma e, se morresse a culpa seria deles. Saiu pisando duro, quando Pato Rouco gritou: “Tomara que não apareça mais aqui seu unha-de-fome!!!” Meu pai e os outros adoraram a história. Seu Alípio completou: “Vou fazer a barba do Dulim por uma semana de graça…”

Bicas sacana.

Jacaré é resgatado dentro da cidade após alagamento em Ubá; Assista ao vídeo

Corporação foi acionada para capturar jacaré por volta de 0h50, mas só conseguiu proceder com o resgate horas depois

Por Nayara Zanetti – Tribuna de Minas

Um jacaré foi resgatado na madrugada desta segunda-feira (30), no estacionamento de um posto de gasolina no km 84 da MG-265, no município de Ubá, localizado a 110 quilômetros de Juiz de Fora.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta de 0h50. Entretanto, o local estava alagado, o que dificultou a captura do animal. Os bombeiros teriam esperado as águas baixarem, e, por volta de 5h30, realizaram a captura do jacaré com o uso de um cambão e cordas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o animal será encaminhado à Polícia Militar Ambiental para as demais providências.

Clique na imagem e veja o vídeo.

Jovem é estuprada em cidade da Zona da Mata

Maior parte dos casos de abuso sexual no município onde ocorreu o crime é contra crianças e adolescentes, segundo levantamento da Sejusp

Por Tribuna de Minas

Uma jovem, 19 anos, foi estuprada durante a madrugada do último sábado (28), no Bairro Santo Antônio, em Pirapetinga, cidade da Zona da Mata que fica a cerca de 175 quilômetros de Juiz de Fora. No Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a motivação do fato está definida como “satisfação pessoal” do autor, 44 anos, que era conhecido da vítima.

Depois do crime, a mulher abusada teria ido até o Hospital Municipal de Pirapetinga procurar por socorro. No local, ela recebeu atendimento médico e realizou os exames de praxe.

Com uma população de aproximadamente 11 mil pessoas, segundo o Censo de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município, apesar de pequeno, vem contabilizando dezenas de casos de estupros ao longo dos últimos anos.

Foram 27 estupros consumados entre 2018 a 2023, além de outras duas tentativas registradas. A informação é do levantamento sobre crimes violentos do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que considerou o período de 2018 a 11 de outubro de 2023.

Ainda de acordo com essa taxa, em cerca de aproximadamente 83% dos casos a violência sexual ocorreu contra crianças ou adolescentes, sendo classificado como estupro de vulnerável. Esse cenário se assemelha a Juiz de Fora, em que a maior parte das vítimas de estupro possuem menos de 14 anos. De acordo os dados do Fórum Brasileiro, as as maiores vítimas de estupro no país são meninas em idade vulnerável.

Paróquia São José de Bicas / Programação da Semana

 

Motorista desmaia e ônibus bate em árvore na MGC-120

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Um ônibus com 40 passageiros bateu em uma árvore após o motorista, de 48 anos, desmaiar e sair da pista na MGC-120. O acidente ocorreu no fim da tarde de sábado (28), próximo a São Geraldo.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o ônibus da empresa Unida fazia a linha Juiz de Fora para Ponte Nova. O motorista relatou que perdeu a consciência e o veículo saiu da pista.

O condutor e os passageiros não ficaram feridos. Ainda conforme a PMRv, o ônibus foi retirado do local pela empresa. O g1 tenta contato com a Unida.

Acidente ônibus rodovia MGC-120 Empresa Unida São Geraldo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mulher é morta a tiros pelo próprio pai

Mulher é morta a tiros pelo próprio pai em Goiás

Do UOL, em São Paulo
29/10/2023 18h33

Bruna Bernardes estava em casa quando foi atacada / Imagem: Reprodução/Facebook Bruna Bernardes

Uma mulher foi morta a tiros pelo próprio pai na noite de sábado (28) na cidade de Ipameri, em Goiás. O marido da vítima também estava no local e foi atingido.

O que aconteceu?

Bruna Bernardes da Silva, 23, estava com o marido Max Uiller Silva em casa, em Ipameri, quando alguém apareceu na porta da residência.

Ao atender ao chamado, Max foi alvejado por um disparo e, em seguida, Bruna foi atingida pelos tiros.

O autor do crime seria o pai de Bruna, que está foragido, de acordo com a Polícia Militar de Goiás. A motivação do ataque ainda está sob investigação.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, assim que chegou ao local, Bruna já estava morta. Já Max segue internado, mas está estável.

Depois da perícia, o local do crime foi liberado para os familiares.

 

Casos de Covid-19 aumentam no mês de outubro

Mesmo com o fim do período pandêmico, trabalhador tem direito a afastamento do local de trabalho por até 10 dias

Por Mariana Floriano – Tribuna de Minas

O número de casos de Covid-19 tem aumentado progressivamente ao longo dos últimos três meses em Juiz de Fora. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que nos primeiros 17 dias de outubro, 116 pessoas foram contaminadas na cidade. O número é maior que a taxa de infecção de setembro, quando 70 pessoas testaram positivo. Em agosto, 45 casos da doença tinham sido confirmados.

A quantidade de pessoas com Covid-19 nem se compara ao período pandêmico, apesar disso, é possível observar o avanço da doença. O médico infectologista Marcos Moura afirma que grande parte das pessoas que contraem o vírus atualmente apresenta sintomas leves, semelhantes a uma gripe. Isso, de acordo com ele, ocorre devido à variante menos patológica e aos resultados da vacinação. “A ômicron tem a capacidade de se disseminar muito rápido, por isso é comum o aumento de casos. No entanto, em nenhum momento ela se mostrou mais letal que as demais variantes.”

Segundo o infectologista, a doença pode se manifestar com um espirro, uma tosse e depois aparece a febre e outros sintomas mais graves. Nesses casos é preciso ficar atento e evitar contato direto com outras pessoas até que esses sintomas cessem. “Depois da vacinação esses sintomas surgem de forma muito branda, tanto que a pessoa nem suspeita que está com Covid. Mas ela pode estar, seja de forma assintomática ou com características de gripe.” O perigo, conforme Moura, é que a pessoa espalhe o vírus para outra mais suscetível a desenvolver quadros graves da doença, como crianças, idosos ou pessoas com comorbidade. 

Afastamento do trabalho

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado o fim da pandemia, uma dúvida que fica é sobre o afastamento do trabalho para funcionários contaminados com a Covid-19. Nos períodos em que as medidas restritivas eram mais acirradas, o simples contato com um parente que testou positivo acarretava no isolamento daquela pessoa por alguns dias. Atualmente, com os sintomas de Covid se mostrando como os de gripe para a maioria das pessoas, esse tipo de recomendação ainda vale?

A Tribuna entrou em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego. A assessoria da pasta afirmou, em nota, que as normativas que tratavam de medidas relativas à Covid-19 perderam o efeito com o fim da pandemia. “No caso seria atestado médico normal, como qualquer outra doença.”

Apesar disso, segundo o infectologista Marcos Moura, em casos de Covid-19 o isolamento ainda é a recomendação. “Qualquer pessoa com doença respiratória, inclusive a Covid, é orientada a não frequentar locais públicos e usar máscara. Os critérios não mudaram com o fim da pandemia. Nós, médicos, recomendamos que a pessoa com sintomas respiratórios se isole por uma semana, até que eles cessem. Depois desse período, se a pessoa não tiver mais nenhum sintoma, em tese, ela não dissemina mais o vírus.”

 

Vacinação em massa permitiu que sintomas da Covid-19 se tornassem mais brandos com o passar do tempo (Foto: Leonardo Costa)

Sete a dez dias de afastamento

O advogado trabalhista Ricardo Binato explica que, em caso de teste positivo para Covid-19, os trabalhadores devem se afastar das atividades presenciais por dez dias. O tempo, no entanto, pode ser reduzido para sete dias a depender da situação clínica do empregado. “O empregado considerado caso suspeito de Covid-19 deve ser afastado e realizar o teste, que é indispensável. Após, o empregado deve informar o resultado assim que o obtiver. Dessa forma, o empregador saberá a data do retorno do empregado e quais atitudes deverão ser tomadas em relação aos demais trabalhadores da empresa.” Binato ainda ressalta que o empregador pode reduzir o tempo de afastamento do trabalhador presencial para sete dias, desde que esteja sem febre há 24 horas, sem uso de medicamentos antitérmicos e com remissão dos sinais e sintomas respiratórios.

á para o trabalhador que teve contato com um familiar ou amigo adoecido pela Covid-19, o afastamento não é obrigatório. Como explica a advogada trabalhista Marize Alvarez Saraiva, isso ocorre porque é difícil quantificar a intensidade desse contato e se o familiar está de fato contaminado ou não. “Em situações dessa natureza, o mais viável é que se opte por deixar o trabalhador em regime de trabalho remoto e encaminhá-lo para a realização de um teste, de modo que se possa ter certeza da contaminação.”

Home office

O trabalho remoto pode ser uma opção para as empresas que disponibilizam essa prática. Conforme Marize Alvarez Saraiva, em função da vacinação, a população está mais fortalecida imunologicamente para enfrentar o vírus, com casos positivos apresentando sintomas leves. “Sendo assim, as medidas de isolamento promovidas pelas empresas, no geral, se mantêm como forma saudavelmente preventiva de contaminação de outros colaboradores, haja vista a manutenção da condição de trabalho daquele que apresentou a contaminação de modo sintomático, ou não. No entanto, neste caso também haverá o empregador que seguirá recomendação médica autorizando, ou não, o trabalho do colaborador, ainda que em regime de home office.”

Presidente do América foi morto / Imagens mostram início da briga entre policial militar e presidente de clube de futebol em MG; VÍDEO

Circuito de segurança mostra início da briga em Amparo do Serra, MG

O presidente do América, clube de futebol da cidade de Amparo do Serra, na Zona da Mata, foi morto a tiros, na noite desta sexta-feira (27). O suspeito de ter cometido o crime é o policial militar Rafael Gama.

Veja a matéria e o vídeo, clicando AQUI no G1 Minas.

Há 20 anos, em 31/10/2003, O MUNICÍPIO publicava: Bicas em Revista / Notícias de Maripá de Minas / Rotary Club / Crônicas de Chicre, Júlio Vanni e Amílcar Rebouças / Falecimentos / Coluna do Zé Arnaldo / Sociais