Mãe e filha são diagnosticadas com câncer e vencem doença juntas: ‘É como se o nosso elo fosse uma armadura’

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

O elo entre mãe e filha é algo único, e a história de Viviane e da filha Sophia, moradoras da cidade de Muriaé, na Zona da Mata mineira, é um exemplo. Enquanto a menina, agora com 10 anos, enfrentava a leucemia, a mãe dela recebeu o diagnóstico de câncer de mama.

Sophia tinha 5 anos quando foi diagnosticada com a doença, em 2018, e começou o tratamento no Hospital do Câncer. Enquanto ainda se adaptava às dificuldades de lidar com a doença e cuidar da filha, a vida de Viviane também mudou.

Apesar do desespero inicial, a mãe contou que o desafio de enfrentar a doença ao lado da menina deu a ela uma força ainda maior. Juntas, compartilharam mais do que uma história médica.

“Quando descobri o câncer, meu mundo virou de cabeça para baixo, mas a força que eu encontrei ao lado da minha pequena Sophia foi o que me manteve determinada”, disse.

Após passarem por sessões de quimioterapia, as duas estão curadas e atualmente fazem acompanhamento periódico.

“É como se o nosso elo fosse uma armadura, e juntas, não havia desafio que não pudéssemos superar”, complementou Viviane.

Agora, a pequena Sophia disse que sonha em ser hematologista para cuidar de outros pacientes.

Mãe e filha enfrentam tratamento contra o câncer juntas no interior de MG — Foto: Hospital do Câncer/Divulgação

Incêndio atinge sobrado no Teixeiras

O imóvel estava desocupado, e as causas do incêndio serão apuradas

Por Tribuna de Minas

Um incêndio atingiu um sobrado no Bairro Teixeiras, por volta das 23h40 de quarta-feira (1º). O Corpo de Bombeiros foi acionado até o local, na Rua João Moreira da Rocha, para combater as chamas.

Segundo a corporação, o imóvel estava desocupado e não há vítimas.

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a extinção das chamas e o trabalho de rescaldo. Não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio na moradia.

Obituário

ASSUÉRIA FERNANDES MACHADO

Faleceu dia 30 de outubro, aos 81 anos. Natural de Mar de Espanha, filha de Juracy Fernandes de Oliveira e Sebastião Pinto de Oliveira. Residia na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Bicas, cidade onde foi sepultada.

DOMINGOS CROCE

Faleceu no Rio de Janeiro dia 26 de outubro, aos 63 anos. Natural de Bicas, membro da estimada família Croce de nossa cidade, era filho de Yeda Croce e do saudoso Geraldo Croce (Mão de Onça). Deixa os irmãos Fernando, Adeliana, Marcus e Gracie e o filho Caio, além de inúmeros parentes e amigos.

JORGE SENNA DE PAULA (JORGINHO)

Faleceu dia 16 de outubro, aos 70 anos. Natural de Bicas, filho dos saudosos Iliete Senna de Paula e José de Paula Júnior. Casado com Lígia Marques de Paula, deixa os filhos Diogo e Monalisa, além dos netos e das irmãs Josete de Paula Fernandes e Rita de Cássia Paula de Sousa Ramos. Desportista, atuou como goleiro no Esporte Clube Biquense e no Leopoldina F.C. Residia em Juiz de Fora, onde atuava com destaque no ramo imobiliário.

LAERTE BIGNOTO

Faleceu dia 15 de outubro, aos 95 anos. Natural de Rio Novo, filho de Emília Alves Bignoto e Felício Bignoto, era natural de Rio Novo, mas ainda criança veio residir em Bicas. Casou-se com Cléa Carvalho e teve seis filhos: Emília, Laerte, Leandro, Lônidas, Léderson e Luciano. Tinha 13 netos e 4 bisnetos.

Construiu sua história, atuando com ética e de forma visionária na política e na sociedade de Bicas, onde fez vários amigos. Trabalhou na Fábrica de Calçados Almirante/Francúrzio, durante toda a sua vida, ocupando o cargo de encarregado geral. Montou uma empresa de costura manual, que trabalhava para a referida empresa, gerando emprego para mais de 30 pessoas.

Com sua postura agregadora, fez muitos amigos, destacando-se no Esporte Clube Biquense, como sócio-fundador e ocupando, por diversas vezes, os cargos de diretor e presidente. Sepultado em Bicas.

ASMIR MEDEIROS DA SILVA faleceu dia 15 de outubro, aos 77 anos. Natural de Ipatinga/MG, filho de Maria Medeiros Pimenta e José Venuto de Souza. Residia na Rua Geraldo Bento Nogueira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

JOÃO BOSCO MAURÍCIO faleceu dia 13 de outubro, aos 74 anos. Natural de Engenheiro Passos (Resende), filho de Ana Gertrudes e Antônio Maurício. Residia na Rua Jorge Salomão, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

SEBASTIÃO MIGUEL NASSIFE faleceu dia 9 de outubro, aos 76 anos. Natural de Guarara, filho de Perciliana de Souza e Miguel Nassife. Residia na Rua Otávio Cassiano da Silva (Vivinho), em Bicas, cidade onde foi sepultado.

SIDNEY CORRÊA PACHECO faleceu dia 05 de outubro, aos 93 anos. Natural do Rio de Janeiro/RJ, filho de Amarylis Corrêa Pacheco e Alfredo Pereira Pacheco. Residia na Rua Gumercindo Frade, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

RAIMUNDO OLIVEIRA faleceu dia 4 de outubro, aos 70 anos. Natural de Tocantins/MG, filho de Isabel Pires de Oliveira e Constantino de Oliveira Neto. Residia no Bairro Gilson Lamha, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

TANCREDO VIEIRA DA CUNHA faleceu dia 2 de outubro, aos 79 anos. Natural de Juiz de Fora, filho de Olinda Scarlatelli Vieira da Cunha e Tancredo Vieira da Cunha. Residia na Rua Engenheiro Pedro Drumont, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

PEDRO GUILHERMINO NETO faleceu dia 29 de setembro, aos 99 anos. Natural de Maripá de Minas. Filho de Noemia Guilhermino e José Almerindo Guilhermino. Residia na Av. Brasília, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

THELMA NUNES ALHADAS

Faleceu dia 27 de setembro, aos 91 anos. Natural de Bicas, filha de Carmem Marra Nunes e Francisco Nunes Filho. Residia na Rua Péricles de Mendonça, em Bicas, cidade onde foi sepultada. Era casada com Ary Fernandes Alhadas (falecido). Filhos: Norma, Ary Sérgio (falecido), Marília, Cecília, Marta e Luiz Cláudio. Deixa onze netos e quatro bisnetos. 

AGOSTINHO ALVES DOS SANTOS

Faleceu dia 25 de setembro, aos 95 anos. Natural de Bicas, filho de Leonor Ferreira dos Santos e Antônio Alves Pereira. Residia na Rua Lucas Proença, em Bicas, cidade onde foi sepultado. Deixou os filhos Márcia, Marília, Marta e Cézar, nove netos e quatro bisnetos.

Empreendedor e visionário, atuou principalmente no comércio de Juiz de Fora (Imperial Lanches e outros) e Bicas (Churrascaria Espigão e outros). Foi vice-prefeito de Bicas, no período de 1973/1076.

Por ocasião do seu falecimento, recebeu a seguinte homenagem da Prefeitura e da Câmara Municipal de Bicas:

A Prefeitura Municipal de Bicas, junto da Câmara Municipal de Bicas, vem por meio deste prestar homenagem póstuma ao Sr. Agostinho Alves dos Santos.

“É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do Sr. Agostinho Alves dos Santos, aos 95 anos de idade. Neste momento de grande dor e tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos enlutados, em especial aos filhos César Prata dos Santos e Marília Prata dos Santos.

O Sr. Agostinho Alves dos Santos viveu uma vida longa e repleta de experiências, deixando um legado de sabedoria e amor para todos que tiveram a honra de conhecê-lo. Sua partida deixa um vazio em nossos corações, mas também nos lembra da importância de celebrar a vida e as memórias que ele deixou conosco.

Nossos pensamentos e preces estão com a família neste momento difícil. Que encontrem conforto na lembrança dos momentos felizes compartilhados com o Sr. Agostinho e na certeza de que ele descansa em paz.

Que a luz divina guie o Sr. Agostinho Alves dos Santos em sua jornada eterna e que ele encontre serenidade merecida após uma vida bem vivida.”

Texto de Marcelo N. Jardim, vereador, parte do Requerimento nº 93/2023 – Ao presidente da Câmara Municipal de Bicas – Joel Milão Filho, em pedido que fossem consignados votos de pesar aos familiares, no dia 02 de outubro de 2023.

DARIO GONÇALVES FILGUEIRAS faleceu dia 21 de setembro, aos 83 anos. Natural de Rochedo de Minas, filho de Maria Justina Filgueiras e João Gonçalves Filgueiras. Residia na Rua Morvan Dias de Figueiredo, em Bicas, cidade onde foi sepultado.

Pedreiro chamado de ‘vagabundo’ e ‘moleque’ receberá indenização de dona de obra em MG

Por g1 Zona da Mata — Barbacena

Um pedreiro receberá indenização por danos morais por ser chamado de “vagabundo” e “moleque” pela dona da obra que ele trabalhava em Barbacena, no Campo das Vertentes.

A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Regiãoque prevê pagamento de R$ 1 mil. Conforme a sentença, a acusada não negou as ofensas, mas disse ter falado no calor de uma discussão.

No entendimento do juiz Iuri Pereira Pinheiro, as ofensas feriram a honra subjetiva do trabalhador.

Ainda conforme o magistrado, o fato delas terem ocorrido no contexto de uma conversa mais acalorada não afasta a gravidade das ofensas, até porque áudios apresentados no processo, ao contrário do que afirmou a reclamada, não demonstraram tentativa do trabalhador de desestabilizá-la.

O Tribunal também acolheu o pedido de restituição de R$ 55, referente ao conserto de uma furadeira de propriedade da mulher. Conforme a decisão, ficou provado que o equipamento foi utilizado pelo pedreiro durante a prestação dos serviços, mas não houve prova se o desgaste foi natural ou mau uso.

Perda de causa

Na ação, a 1ª Vara do Trabalho de Barbacena também julgou o possível vínculo empregatício entre o pedreiro e a patroa.

O homem alegou que trabalhou na construção de imóvel residencial em 2022, recebendo remuneração semanal de R$ 750, sem registro de contrato de emprego na carteira de trabalho.

A magistratura, no entanto, afastou a relação empregatícia, reconhecendo a existência de contrato de empreitada entre o pedreiro e a dona da obra. Ela reconheceu a prestação de serviços, mas sustentou que o pedreiro atuou de forma autônoma, sem os requisitos do vínculo de emprego, principalmente a subordinação.

Além disso, ela apresentou prints de conversas pelo celular, em que o rapaz, por várias vezes, apenas informava a ausência ou atraso no trabalho, o que, como observou o juiz, indica uma dinâmica de prestação de serviços com autonomia por parte do trabalhador.

O pedido de reconhecimento do vínculo empregatício foi julgado improcedente, assim como o pagamento das parcelas trabalhistas decorrentes.

Boletim Coronavírus de Bicas, desta quarta-feira, dia 1/11


 

Ladrão arromba e furta mercearia, mas acaba preso em Bicas

Um homem, 36 anos, foi preso pela Polícia Militar de Bicas, nesta quarta-feira, 01 de novembro. A proprietária de uma mercearia, localizada na Rua Barão de Catas Altas, acionou a PM, informando que, por volta de 8h30, quando chegou para trabalhar, notou a porta de seu comércio arrombada. Os policiais conseguiram identificar e prender o criminoso, que furtou uma dúzia de ovos. Segundo a PM, o homem já é conhecido no meio policial.

Traficante de drogas espanhol procurado pela Interpol é preso no interior de MG

Por Fellype Alberto, g1 Zona da Mata — Rio Pomba

Um traficante de drogas espanhol procurado pela Interpol foi preso nesta terça-feira (31) em uma ação da Polícia Federal (PF) em Rio Pomba (MG), na Zona da Mata mineira. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a extradição dele para que ele cumpra pena por tráfico na Espanha.

De acordo com a Polícia Federal, ele havia sido condenado a três anos de prisão pelo crime tráfico ilícito de entorpecentes no país europeu. O alerta vermelho da Interpol havia sido emitido em 1º de fevereiro de 2019 por ele se encontrar em situação de foragido da justiça espanhola.

Em 2021, a Polícia Federal descobriu que ele se encontrava no Brasil e pediu ao STF pela prisão preventiva dele. Na ocasião, a preventiva foi convertida pelo próprio STF em domiciliar, com imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Após a tramitação do processo de extradição, o STF expediu mandado de prisão contra o espanhol, que foi cumprido pela PF. Ele será entregue nos próximos dias à polícia espanhola para que, conforme requerido pela Espanha, cumpra lá a pena imposta contra ele.

O g1 solicitou à Polícia Federal o nome do traficante, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Condenação por tráfico

O homem morava na cidade de Valência, na Espanha, quando ocorreu um incêndio na residência dele. Na ocasião, a polícia daquele país descobriu que ali funcionava um laboratório clandestino onde era processada cocaína com a utilização de material inflamável.

O processo foi remetido à Justiça e ele foi condenado a três anos de prisão pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

Construtora de Juiz de Fora é alvo do Ministério Público do Trabalho

Prática ilegal da empresa foi flagrada pelo Ministério Público do Trabalho

Por Mariana Floriano – Tribuna de Minas

Uma construtora em Juiz de Fora foi denunciada por exigir dos funcionários a criação de pessoa jurídica (PJ) para mediar relações de trabalho, quando, na verdade, a relação configurava regime CLT. A prática, conhecida como “pejotização”, é ilegal e realizada para fraudar garantias e direitos sociais dos trabalhadores. Após investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Os trabalhadores ocupavam cargos como engenheiros, arquitetos e até analistas de tecnologia da informação. Em alguns casos, os empregados integravam a própria estrutura hierárquica da empresa, ocupando cargos de gerência e coordenação. Conforme o Ministério Público do Trabalho, em geral, os profissionais que se submetem à contratação como PJ não possuem condições de negociar livremente com a empresa, de forma a exigir a assinatura da Carteira de Trabalho, razão pela qual acabam cedendo à contratação como prestadores de serviços, a fim de garantir a oportunidade de trabalho.

“Contratar um funcionário como pessoa jurídica, mas tratá-lo como subordinado, isto é, exigindo cumprimento de jornada de trabalho, observância de normas e procedimentos internos, integração do profissional na dinâmica e na estrutura empresarial, constitui prática fraudulenta que visa ausentar a empresa das regras exigidas pela CLT”, afirmou publicação do Ministério.

Com a fraude trabalhista comprovada, a empresa firmou acordo para coibir a reincidência da conduta e regularizar a situação dos trabalhadores. Como forma de comprovar o cumprimento do termo, a construtora deverá informar todos os trabalhadores que forem contratados e os que serão mantidos como PJ e suas respectivas justiças em forma de relatório. Também deve garantir a estabilidade no emprego por 18 meses daqueles empregados ouvidos no inquérito civil e dos que vierem a ser contratados em virtude do TAC. O descumprimento do termo acarretará em multa de até R$ 20 mil para cada trabalhador identificado em situação fraudulenta.

Homem fica ferido em ataque a tiros a residência

Vítima e outras pessoas teriam sido surpreendidas com ataque a tiros e revidado disparos; três pessoas foram presas

Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas

A Polícia Militar de Viçosa foi acionada após barulhos de disparos de arma de fogo serem ouvidos perto de uma residência localizada na Rua Inês de Castro, no Bairro Laranjal. Conforme o Registro de Evento de Defesa Social (Reds), um homem, que ficou ferido, teria sido vítima de um “ataque a tiros”. O caso, ocorrido nesta terça-feira (31), foi registrado como tentativa de homicídio e tráfico de drogas, já que foram encontradas porções de droga, arma e munições no imóvel.

De acordo com o Reds, a polícia recebeu, via telefone, algumas ligações que relatavam troca de tiros. Ao chegar ao local, os militares gritaram, procurando por alguém no interior da residência. Neste momento, um grito de socorro ressoou pela casa. Em seguida, um homem veio até o portão e se identificou como primo da vítima.

Ainda no portão da casa foi possível identificar marcas de tiro vindo de fora para dentro e na parte interna a externa. O homem declarou, então, que após sofrerem um “ataque”, eles teriam revidado com o uso de outra arma de fogo – que posteriormente foi jogada para na varanda de uma casa vizinha.

No terreno onde teria ocorrido a troca de tiros foi feita uma varredura e encontrados 145 pinos de cocaína, 15 porções de maconha, 13 pedras de crack, uma pistola calibre 9 mm, 47 munições e carregadores. Já na residência foram apreendidas uma balança de precisão e um sistema de monitoramento por câmera que filmava a parte externa frontal da moradia.

Dois suspeitos foram presos e um adolescente, apreendido.

Aniversários do mês de novembro de 2023

02/11 – AILTON MOREIRA MENDES.

04/11 – MARIA DA PENHA CÂNDIDO MENDES.

04/11 – GUSTAVO PENA MAZOCO, filho de Fátima e Sérgio Mazoco.

04/11 – MARIA APARECIDA CÂNDIDO.

04/11 – GETÚLIO DE OLIVEIRA.

04/11 – IVAN COZAC.

04/11 – LUCAS PARADELA RETTO.

05/11 – JOÃO JOSÉ PAIVA RIBEIRO.

05/11 – IRENE RACHID.

05/11 – DORINHA REBOUÇAS NOVAES.

06/11 – GILDA MARIA LEITE PASSOS.

06/11 – MARCOS DE CASTRO MACHADO.

06/11 – ROSÁLIA MAYRINK CORRÊA.

06/11 – WILLIAN DOLAVALE.

06/11 – KARINE, filha de Luciene Berteli Alhadas Barbosa.

06/11 – JULIANE DE CASTRO MAZOCO, esposa de Giovani Mazoco.

07/11 – RICARDO STEPHANI MAZOCO, filho de Luciene e Emílson Mazoco.

07/11 – RAJHANE PORTO, residente no Rio de Janeiro.

09/11 – Dr. WALDIR GERALDO SALES.

09/11 – CARLOS MACHADO SILVA.

11/11 – Dr. JOÃO CÁSSIO VIEIRA MARQUES.

12/11 – MONALISA PADULA STEPHANE.

12/11 – JEANETE MACHADO DE CASTRO.

13/11 – GERALDO HOMERO DO COUTO.

13/11 – BETH GOUVEA.

14/11 – Dr. GERMANO COELHO.

14/11 – WILZA LAMHA AMORIM.

15/11 – Dr. ALEXANDRE DE SOUZA PIRES.

18/11 – LAURIENE CÚGOLA DE CASTRO.

19/11 – MARCELO MARQUES.

20/11 – ARIZE MARÔCCO.

20/11 – EDUARDO VILLELA DE ANDRADE.

20/11 – LILIANE CERQUEIRA.

20/11 – O jornalista biquense MARCELO BARRETO, colunista do jornal O GLOBO e figura de
destaque no comando de programas esportivos do canal SPORTV.

20/11 – MIGUEL, filho de Fernanda e Marcelo Retto Veiga, residentes em Macaé/RJ.

22/11 – CECÍLIA REZENDE DE ASSIS.

22/11 – MAGELA VIEIRA MATOS.

22/11 – CORNÉLIO OTÁVIO CASSIANO DA SILVA.

23/11 – O Advogado PAULO HENRIQUE GUILHERMINO BARRETO, funcionário do Tribunal
Regional do Trabalho em Vitória/ES.

23/11 – PABLO PICHAMONI GALIL, filho de Aloma e Francisco Galil.

23/11 – FERNANDO OTÁVIO GONÇAVES FILGUEIRAS.

24/11 – HELAINE GODINHO.

24/11 – MARCELO, filho de Cristine e Dr. Fernando Assis das Chagas Machado.

26/11 – AUGUSTO CESAR MANOEL STERSA.

26/11 – PAULO ELY BRAZ PEREIRA.

27/11 – MARIA EULÁLIA TAROCO.

28/11 – IRENE DE OLIVEIRA GIMENES.