A história do Bicas Tênis Clube

Em 16 de setembro de 1956, O MUNICÍPIO noticiava o início de um sonho, principalmente, para os mais jovens: a construção da primeira piscina em um clube em Bicas.

Primeira Diretoria do Bicas Tênis Clube

Conforme havíamos noticiado na edição passada, publicamos hoje a diretoria eleita para o biênio de 56/57 do Bicas Tênis Clube.

Diretoria: Presidente: Jorge Salomão; Vice-Presidente: Dr. Héilo Monteiro da Silva; 1º. Secretário: Norton Cid Marques de Pinho; 2º. Secretário: Jandir Galil; 1º. Tesoureiro: Karim Lamha; 2º. Tesoureiro: Franklin Alves; Diretor Social: Gilson Lamha; Diretor de Esportes: Cléo Vila Verde;

Conselho Deliberativo (Efetivos): Dr. José Maria de Oliveira Souza, Oswaldo Ferreirra de Mattos, prof. Nelson de Souza Ramos, Milton Savino Curzio, Aziz Gabriel, Antônio de Morais, José Maria Veiga, José Lopes Filho, José Henriques de Araújo, Dr. Francisco Gazineu Fiiho, Jorge Salomão, Waldemar Barreti, Cláudio Ribeiro Penchei, Antônio Borges da Costa, Lourival Juliano Torres, Manoel Lino Xavier, Cláudio Sena, Cléo Vila Verde, Nilson Batista Vieira e Wagner Barreto. (Suplentes): Manoel Martins Machado, Eurico Possas de Araujo, Ernesto Cúgola, Orlando de Freitas Teixeira, Alibert Felipe Jorge, Amilcar Verlangieri Rebouças, Edgar de Oliveira, Antônio Rossi, Hermes de Oliveira e Eawston Silva.

Comissão Fiscal: (Efetivos): Wilson Mendes Freitas, Sebastião de Souza Ribeiro e Sabá José Abrahão. (Suplentes): Wolney de Campos Bianco, Manoel Joaquim Araújo e Geraldo Reis Megda.

Na edição de 21 de julho de 1957 (ver edição completa nos 60 anos), O MUNICÍPIO, noticiava

Bicas Tenis Clube

Realizou-se domingo p. passado a solenidade da pedra fundamental da Praça de Esportes do Bicas Tênis Clube, tendo sido realizada, com a presença do rvmo. vigário da paróquia pe. Cataldo Angilelo a benção da pedra fundamental da futura piscina do Bicas Tenis Clube, nos terrenos do Bairro Sant`Ana, doados pelo exmo. Sr. Dr. José Maria de Oliveira Souza, digníssimo prefeito municipal.

O ato contou com a presença das exmas. autoridades e grande número de associados e pessoas gradas.

Após a bênção, que teve lugar às 9 horas, usou da palavra o sr. Gilson Lamha, orador oficial do Bicas Tenis Clube, que salientou os esforços do sr. Presidente Jorge Salomão e bem assim do exmo. sr. dr. Oliveira Souza que não só doou o terreno necessário como também vem emprestando o seu valioso prestígio em favor da construção da nossa piscina.

Seguiu com a palavra o dr. Oliveira Souza, que em nome do Poder Público, ali estava para prestigiar tão nobre iniciativa e bem assim hipotecar o seu apoio para que aquela obra fosse, em futuro bem próximo, uma realidade.

Na foto, da esquerda para a direita, algumas presenças: Wander Sarto, Norton Cid Marques de Pinho, Dr. Oliveira, Dr. Hélio Monteiro da Silva, Jorge Salomão, Padre Cataldo Angilelo, José Maria Veiga, Gilson Lamha, Heliozinho Cúrzio Monteiro da Silva, Sr. Zuzu Oliveira, Augusto Rossi e Vicini

Abaixo, algumas fotos do período da construção até a inauguração das obras

30 de Julho de 1957: Início dos trabalhos para a construção da piscina
10 de Agosto de 1964: Piscina e vestiários em construção
15 de Novembro de 1964: primeira água a ser colocada na piscina

19 de setembro de 1965:  Abertura do BTC para os associados
19 de setembro de 1965: grupo de jovens dando seu primeiro mergulho (da esquerda para a direita: NI, NI, Eliane, Josette, Sheila, Marisa, Dorotheia, NI, Cristina, NI e Jussara

Em 20 de outubro de 1968, O MUNICÍPIO publicava

Inauguração

O Bicas Tênis Clube inaugurou solenemente, no dia 28 de setembro, a sua quadra de futebol de salão devidamente cimentada e iluminada com modernos refletores. A comemoração foi regada de muito chope e muita gente elogiava, na ocasião, o trabalho do presidente Wander Sarto.

Prefeito Gilson Lamha e o presidente do BTC, Wander Sarto, desatando a fita inaugural da quadra, ladeados de Derly Rezende, Carlinhos Tulu, Bilucho, Homerinho, Messias, Guilherme Guilhermino, Hermes de Oliveira, Tão Rezende, D. Lillian e Vasquinho
O time de futebol de salão do Bicas Tênis Clube, que jogou a partida inaugural: Wander Sarto (Presidente do BTC), Tonico, Ary Marocco, Carlos Augusto e Wilson Amorim – Juiz – (em pé)… Renato Trigo e Veiga (agachados)

Em novembro de 1965, O MUNICÍPIO publicava

Bicas Tênis Clube

A Diretoria do Bicas Tênis Clube, animada pelo decidido apoio dos sócios proprietários e bem assim, da sociedade biquense, vem de empreender novas iniciativas com a compra de uma ótima estrutura metálica, para construção de seu Ginásio Esportivo, estando previsto a inauguração de suas instalações de Salão de Bailes, Quadra de Tênis, Vôlei, Basquete e Futebol de Salão, na próxima temporada carnavalesca, devendo ser taqueado o piso do novo Ginásio Esportivo. Parabéns aos diretores do BTC.

Fotos da construção

Em 28 de fevereiro de 1971, O MUNICÍPIO publicava

Carnaval Biquense

Registraram-se com animação em nossa cidade os festejos carnavalescos de 1971. O Carnaval de rua, como vem acontecendo nos anos anteriores, tem deixado muito a desejar. Somente deu o ar da graça a chegada de sua Majestade «Rei Momo”, que imperou nos três dias, visitando os clubes locais, tendo para isto havido a cooperação do Sr. Oswaldo Costa e outros companheiros e também do Poder Público. Os bailes internos transcorreram animadíssimos tendo o Clube Biquense, Sede Social do Esporte, Bicas Tênis Clube (que êste ano iniciou em sua sede os festejos internos) apresentado ao público amante do Carnaval boas noitadas de muita música e alegria. Também o «Barra Limpa», que sempre concorreu para o nosso Carnaval, organizou animadas noitadas dançantes. Grande foi o número de biquenses ausentes e turistas que prestigiaram o nosso Carnaval, participando dos baileis noturnos e das matinês infantis. Todos os conjuntos que abrilhantaram os bailes nos Clubes, muito se esforçaram para que as comemorações de Momo alcançassem o êxito merecido. Aos diretores dos Clubes, nossos parabéns por mais esta etapa vencida e pela ordem havida nos setores carnavalescos.

Muitas festas e solenidades

Na realidade, o ginásio do BTC passou a ser o salão de festas do clube. Ali aconteceram bailes de carnaval, bailes de debutantes, bailes de formatura, festival de chope (na festa do Biquense Ausente) e inúmeros outros eventos.

Discurso do presidente do BTC, Wander Sarto, numa das festas