Ferreira da Fonseca – Maria Maximiana de Jesus

A personagem do artigo de hoje é Maria Maximiana de Jesus, carinhosamente tratada por Mariazinha, esposa de Elysio Ferreira da Fonseca, de quem se falou no artigo anterior.

Quanto ao Elysio, é justo fazer um acréscimo ao artigo anterior. Falou-se dele, mas ficou esquecida a informação de que ele nasceu na Fazenda Boa Vista da Serra, no então Arraial do Córrego do Meio, atual Maripá de Minas.

Da vovó Mariazinha a história começa com o seu nascimento em 21.02.1889, na localidade de Rio do Peixe, atual cidade de Piracema (MG). Ali foi batizada, de acordo com o livro de batismos de janeiro 1885 a março de 1896, da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. De seu batistério consta que “Aos 10 dias do mez de abril de 1890 baptizei sollenemente e puz os santos óleos em Maria filha legitima de Theophilo Gonçalves Lara e sua mulher Francisca Candida de Lara. Foram padrinhos Manoel Dias Leite e Maria Madalena de Jesus. E para constar faço este assento. Vigº João Baptista Reis”.

Ela era filha de Theophilo Gonçalves Lara e Francisca Cândida Lara e teria ficado órfã de mãe aos cinco meses e de pai, aos cinco anos de idade.

Casou-se com Elysio no dia 12.09.1903 no então distrito de Maripá, unindo aos Ferreira da Fonseca o sangue Lara, herdado de seu pai.

Faleceu em 13.01.1950 em Bicas, onde foi sepultada.

Nas pesquisas até aqui realizadas os antepassados mais distantes de Maria Maximiana da Jesus é o casal Mariana de Almeida e Silva e Marcos de Souza Magalhães, citados pelo Projeto Compartilhar (www.projetocompartilhar.org), coordenado por Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, no capítulo. 2º, em nome de Mariana de Almeida e Silva.

Por esta mesma fonte se tem as informações de que Marcos de Souza Magalhães faleceu em 03.02.1773, era natural da Comarca de Valença, Arcebispado de Braga, filho de outro Marcos de Souza Magalhães e Juliana Soares de Araújo. Foi proprietário e morador da Fazenda Cachoeira, no distrito de Santa Rita do Rio Abaixo (atual Ritápolis) na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

O casal Mariana e Marcos tiveram cinco filhos. Dentre estes, para seguir o ramo familiar de Mariazinha, destaca-se Félix José de Souza.

Félix, nascido por volta de 1773, aos 15 anos casou-se na capela de São Gonçalo do Brumado, em 13.10.1788, com Isabel Alves da Conceição, natural da freguesia de Santa Rita do Rio Abaixo, filha de Luiz Caetano de Moura e Narcisa Alvares da Conceição. Félix e Isabel, além de outros seis filhos tiveram, Manoel José de Souza.

Este Manoel José de Souza foi batizado em 02.09.1798 na Capela de São Gonçalo do Brumado. Ali casou-se em 30.11.1825 com Maria Alves de Jesus, filha de Sebastião Manoel de Sá e Ana Alves da Conceição, da família de Luiz Caetano de Moura.

Em 1831, por ocasião do recenceamento eles residiam em Santa Rita do Rio Abaixo (atual Ritápolis). Manoel e Maria Alves de Jesus tiveram uma dúzia de filhos, dentre eles, Cândido José de Souza, que é o ramo que se estuda.

Cândido teve seu batismo em 28.06.1829. Em 1885 era falecido e foi representado pelos filhos no inventário do seu pai, Manoel José de Souza.

Em 1878 Cândido estava casado com Maria da Glória de Jesus com quem teve os filhos:

1) Francisca Cândida Lara casada com Theophilo Gonçalves Lara, moradores da Freguesia do Rio do Peixe, termo da Comarca de Entre Rios (MG); 2) Maria Cândida c.c. Antonio Gonçalves Lara que residiam no distrito de São José; 3) Rita c.c. Francisco José de Oliveira Barreto; 4) Antonio Cândido de Souza, de quem não se tem notícia de casamento; e, 5) Ana Cândida de Souza c.c. Odenato Pinto de Souza Resende.

Francisca Cândida Lara e Theophilo Gonçalves Lara são os pais de pelo menos sete filhos a seguir: 1) Maria do Carmo (Tia Carmen) c.c. Domiciano Monteiro de Rezende casal que, segundo consta, contratou o casamento de Mariazinha com Elysio; 2) Jovina Monteiro Lara c.c. João Monteiro; 3) Lázaro Lara c.c. Avelina; 4) Maria da Glória Lara, de quem não se tem notícia de casamento; 5) Tia Dona (segundo informação do sobrinho Sinval Ferreira da Fonseca); 6) Maria Maximiana de Jesus c.c. Elysio Ferreira da Fonseca; e, 7) Ismênia Lara c.c. José (Zeca) Machado.

Por hoje a história fica por aqui. No próximo encontro o assunto ainda será os Ferreira da Fonseca de Maripá de Minas. Aguardem.