Ferreira da Fonseca – Avelino (Martins) F. Fonseca

Pelo aparente desinteresse observado nas quase duas dezenas de artigos, o final do ano faz aflorar a vontade de se colocar um ponto final nesta série dedicada aos Ferreira da Fonseca, originários de Maripá de Minas. Mas o olhar para o futuro ainda aconselha persistir e levar adiante o trabalho. Chegar a nomes um pouco mais conhecidos e, quem sabe, atrair um eventual leitor que venha a se sentir fruto de algum dos ramos genealógicos aqui citados.

Assim, acreditando que esta maneira de pensar possa fazer algum sentido, neste número do Jornal está uma parte da geração dos netos de Antonio Ferreira Martins e Luiza Maria da Conceição. No caso, os filhos do Avelino (Martins) Ferreira da Fonseca, ramo ao qual o autor está ligado e, por via de consequência, o mais pesquisado.

Avelino, como ficou dito em artigo anterior, era proprietário da fazenda Boa Vista da Serra, vizinha das terras de seu pai, Antonio Ferreira Martins. Sua fazenda era uma destacada produtora de café e outros cereais. As terras do entorno de sua sede passou por herança ao seu filho caçula, Mário Ferreira da Fonseca, um nome bastante conhecido por ter sido prefeito de Guarará e, com a emancipação, prefeito também de Maripá de Minas.

O capitão Avelino Martins, como era chamado, foi dentre os filhos de Antonio Ferreira Martins o que mais se envolveu com política e com atividades sociais no então distrito de Maripá. Presidiu o conselho distrital em substituição a Antonio Rodrigues Maia. E, além de outros cargos para os quais teria sido indicado ou eleito, exerceu o de juiz de paz. Era fazendeiro respeitado e um colaborador constante das iniciativas que visavam o desenvolvimento de Maripá. Religioso, muito lutou pela construção da atual igreja matriz de São Sebastião, de Maripá. Faleceu em 04.07.1926, está sepultado no cemitério local e, hoje, empresta seu nome a uma das principais vias públicas da cidade.

Tanto Avelino quanto sua esposa Christina Jacintha da Conceição eram bisnetos de Felisberto Ferreira da Fonseca, referido em vários artigos desta série. Ela, nascida por volta de 1874 e falecida em 07.01.1949, era filha de Rita Ferreira da Fonseca e Damázio José Rocha. Neta materna de Antonio Ferreira da Fonseca e Vicência da Conceição Fonseca, Ele, bisneto de Felisberto pelo seu avô, José Ferreira da Fonseca, seu ramo paterno.

Avelino e Christina tiveram os filhos:

Elysio Ferreira da Fonseca, nascido em 21.04.1886 e falecido em Bicas em 11.07.1975, que se casou com Maria Maximiana (Lara) de Jesus, nascida a 21.02.1889 e falecida em 13.01.1950. Este casal viveu inicialmente em terras da fazenda Boa Vista da Serra. Transferiu-se para a sede do distrito e, tempos depois viveu em Guarará e Bicas.

Deolinda Christina (Ferreira) da Fonseca – Diola (20.04.1890 – 28.07.1984), era casada com Emygdio Ferreira da Fonseca (17.02.1885 – 15.05.1928). O casal dedicou a vida às terras herdadas na mesma fazenda. Após enviuvar-se Diola passou a residir com a filha Alice, casada com o primo Sebastião Elysio Ferreira.

Elídia (Christina) Ferreira da Fonseca (11.02.1888 – 21.08.1977) era casada com José Ferreira da Fonseca. José era irmão e cunhado de Emygdio Ferreira da Fonseca.

Maria Ferreira Mendonça casada com Carmino Felippe de Mendonça. Sabe-se que o casal morou em terras herdadas do pai de Maria. Em 13.07.1927, segundo escritura de compra e venda dessa herança, lavrada pelo 1º Ofício de Guarará, Lv. 7, fls 96/96v, Maria já estava falecida e deixara pelo menos os filhos menores: Irma Maria, Cyrene Maria, Zélia, Gilka Maria, Iedda Maria e Arsonval.

Olívia Christina F. Machado (15.12.1892 – 10.12.1967) casada com Bertholdo Garcia Machado (12.04.1883 – 16.07.1965). Ele, coronel, comerciante, fazendeiro e capitalista,  durante muitos anos dominou a política local.

Arlindo Ferreira da Fonseca (1900 – 08.12.1965) casado com Maria do Carmo (Fonseca) Ferreira Leite. O casal sempre se dedicou à lavoura. Em terras próprias, herdadas na fazenda da Boa Vista da Serra ou, como parceiro de outros proprietários.

Olinda Ferreira Venzel casada com Ovídio Videla Venzel. Deste casal pouco se conseguiu apurar até aqui. Sabe-se que durante algum tempo foi proprietário de uma padaria na sede do distrito e que teria deixado pelo menos os filhos: Inêz, Avelino, José, Antonio, Celma e Maria José. Tempos depois a família residiu em Juiz de Fora.

Luiza Cristina de Souza Matos – Zizinha, era casada com o seu parente, José de Souza Matos. Foram os proprietários da fazenda Boa Sorte, na região da fazenda da Serra.

Mário Ferreira da Fonseca (25.09.1910 – 15.03.2001 casado com Ambrozina de Souza Fonseca – Zizica (12.05.1916 – 07.06.2002).

Por hoje a história fica por aqui. No próximo encontro um pouco mais de Ferreira da Fonseca ainda virá. Até lá e, um feliz 2018 para todos.