Um dos suspeitos foi preso em flagrante, enquanto o outro permanece foragido
Um homem, de 47 anos, foi esfaqueado por dois suspeitos que invadiram sua residência na Rua Hélio Tomás, no Bairro Cerâmica, na Zona Norte de Juiz de Fora. Os golpes acertaram o tórax da vítima, que chegou a ficar com o pulmão exposto. A hipótese da Polícia Militar (PM), conforme registrado em ocorrência, é que a motivação do crime seria uma vingança. O caso aconteceu nesta quinta-feira (16), e um suspeito foi preso até o momento.
Segundo a ocorrência encaminhada pela PM, a dupla de criminosos abordou a vítima e a questionou sobre o aparelho celular. Em um ato definido como “contínuo”, o homem passou a ser alvo de golpes de arma branca. Em seguida, os suspeitos fugiram.
Com perfurações no tórax, no pulmão e no piriforme, na região do quadril, a vítima foi encaminhada com vida ao hospital, onde foi submetida a procedimentos cirúrgicos.
Os militares conseguiram identificar um dos supostos envolvidos, 25 anos, com o apoio de uma testemunha. Ele foi preso em flagrante, enquanto o segundo, 21, continua foragido.
Imagens da construção de uma rede de esgoto, com mais de 80 Metros de tubos PVC, ligando a Rua C ao Córrego São José, no Bairro Gilson Lamha. Essa melhoria vem sendo solicitada há anos pelos moradores do bairro. O projeto se encontra finalizado, e a valeta aberta para realização da obra já foi preenchida. Deixamos aqui também os nossos agradecimentos à equipe, que vem trabalhado incessantemente na manutenção do bem público, para a melhoria da qualidade de vida da população biquense.
Levantamento da Sejusp aponta que 99 municípios mineiros apresentam criminalidade violenta zero; Serranos, no Sul de Minas, é destaque desde 2017
Por Tribuna de Minas
A cidade de Serranos, no Sul de Minas, não registra crimes violentos desde 2017 (Foto: Bernardo Carneiro/Imprensa MG)
Dezessete cidades mineiras da Zona da Mata não registraram qualquer crime violento em 2023. O levantamento do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgado nesta quinta-feira (16), chegou ao total de 99 municípios com índice de criminalidade violenta zero em Minas Gerais nesse mesmo período. Serranos, próximo a Aiuruoca, no Sul de Minas, é o único local que consegue manter a paz de seus pouco mais de 2 mil habitantes há quase nove anos, já que desde 2017 não contabiliza casos de homicídios, roubos, estupros, sequestros, extorsões ou cárceres privados, sejam eles nas modalidades tentadas ou consumadas.
Na Zona da Mata o destaque é Pedro Teixeira. Situado a apenas 60 quilômetros de Juiz de Fora, o município não é cenário dessas ocorrências consideradas mais graves desde 2021. Paiva e Caiana seguem o mesmo caminho desde o ano passado. Já em 2023, mais 14 cidades pequenas da região despontaram no quesito segurança: Piau, Goianá, Bias Fortes, Olaria, Aracitaba, Santa Rita do Ibitipoca, Rochedo de Minas, Santana do Deserto, Senador Cortes, Laranjal, Volta Grande, Itamarati de Minas, Lamim e Senhora de Oliveira.
“O levantamento mostra que, em todo o estado, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro)”, aponta a Sejusp.
Serranos: sem crimes violentos desde 2017
Entre os quase cem municípios mineiros que não tiveram ocorrência de crime violento em 2023, Serranos lidera a lista, por ser aquele há mais tempo sem registro de delitos com emprego de violência. O levantamento da Sejusp indica uma escalada da paz, porque nos anos seguintes o número de cidades consideradas pacatas foi aumentando gradativamente, chegando a seis em 2020, nove em 2021 e 27 em 2022. Se as estatísticas permanecerem da mesma forma até 31 de dezembro, este ano terminará com mais do triplo de municípios considerados mais seguros.
O último caso violento registrado em Serranos foi uma tentativa de estupro, ocorrida em fevereiro de 2016. “Caminhar pelas ruas de Serranos e conversar com os moradores é fundamental para entender os zeros nas várias tabelas de ocorrências criminais. Rapidamente dá para sentir como a paz, a solidariedade, o respeito e a religiosidade estão presentes na alma dos serranenses de nascimento e nos serranenses de coração. Os que saem de Serranos, seja para estudar ou trabalhar, costumam voltar, sempre movidos pela saudade e a intenção de fazer algo pelos que ficaram”, analisa reportagem da Sejusp.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, as estatísticas permitem uma análise mais clara da criminalidade em todo o estado: “Com base nisso conseguimos traçar, de forma integrada com as demais forças de segurança, as melhores estratégias para aumentar a segurança de toda a nossa população”, afirma, por meio da assessoria. “Queremos, e vamos, melhorar ainda mais esse ranking”, garante ele, sobre as 99 cidades mineiras sem criminalidade violenta em 2023.
Segundo informações da Polícia Civil, Roberto Marcelo Paiva Ramos é um dos assassinos em série mais procurados do Brasil e condenado a mais de 60 anos de prisão. Natural de Juiz de Fora, ele foi preso em Cabo Frio, depois de fugir da prisão e viver dois anos como ambulante.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
Serial killer condenado a 60 anos de prisão estava foragido há dois anos e foi preso em Cabo Frio — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Ao menos sete mulheres foram vítimas de Roberto Marcelo Paiva Ramos, de 50 anos, preso após permanecer mais de um ano foragido da Justiça de Minas Gerais, onde cumpria pena no presídio de Muriaé por latrocínio.
Mineiro de Juiz de Fora, o homem é considerado pela polícia um dos assassinos em série mais procurados do Brasil, por crimes cometidos entre 1997 e 2006.
Segundo a polícia, o homem dizia cometer as mortes baseando-se no filme “Rejeitados pelo Diabo”, que conta a história de dois irmãos que matavam quem lhes atrapalhasse o caminho.
Prisão
Na quarta-feira (15), Roberto foi preso nas proximidades do Mercado Municipal do Peixe, no Bairro Jacaré, em Cabo Frio.
De acordo com o delegado Sérgio Elias Santana Júnior, para não ser pego, o suspeito usava outro nome na cidade da Região dos Lagos e tentava trabalhar informalmente em quiosques na praia e como garçom.
“O município era familiar, pois passava temporada em Cabo Frio desde os 18 anos e, a partir daí, foragido de Muriaé, veio para cá para se estabelecer e trabalhar informalmente”, informou o titular da 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio.
Ainda conforme o delegado, após a prisão, Roberto foi transferido de Cabo Frio para o sistema prisional da cidade do Rio de Janeiro e depois seria levado para Minas Gerais.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mas, até a publicação desta reportagem, não havia informações para qual presídio mineiro ele foi reconduzido.
Crimes
Na Bahia, ele é apontado como principal suspeito pelo assassinato de uma turista no distrito de Arraial D’ Ajuda, em Porto Seguro, em 2006. À época, a vítima morreu estrangulada com um fio elétrico e golpes de porrete na cabeça.
Segundo o delegado Sérgio Elias Santana Júnior, em depoimento informal após a prisão em Cabo Frio, ele disse que o crime foi cometido pela companheira.
Em Minas Gerais, são 15 processos contra ele, sendo 13 em Juiz de Fora, um em Muriaé e outro em Varginha. Além dos crimes de feminicídio, ele tem participação em outras ocorrências, como homicídio qualificado, furto, roubo, latrocínio e envolvimento com tráfico de drogas e armas.
Ao todo, ele já foi condenado a mais de 60 anos de prisão.
Pelas autoridades policiais de Minas e Bahia, Roberto é considerado um psicopata, pois sentia prazer em ver as vítimas sofrendo até a morte.
Serial killer, que agia em vários estados, é preso no estado do Rio de Janeiro. CLIQUE E ASSISTA
Onze cidadãos receberam homenagem do Poder Legislativo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da sociedade biquense
Uma noite especial, marcada pela emoção e pelo reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Assim aconteceu a Sessão Solene de entrega de títulos de Cidadania Honorária, Cidadão Benemérito, Menção Honrosa e de Honraria à Policia Civil e Militar da Câmara de Vereadores de Bicas na noite de sexta-feira (13), onde foram agraciadas 11 pessoas de diversos setores.
Além dos vereadores, estiveram presentes no encontro, o Prefeito Helber Marques, Secretários Municipais, autoridades políticas, homenageados (com familiares e amigos), representantes de entidades, além de convidados que comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município de Bicas.
A concessão das honrarias foi proposta pelos 9 vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município.
Já a escolha dos agraciados com a honraria “Policial Civil e Militar – Destaque do Ano”, foi por indicação do comando da Policia Civil e Militar, nos termos do Projeto de Resolução da Câmara número 317, de 30 de março de 2022, proposto pelo então vereador Fernando Bigode, licenciado em virtude de ter assumido a Secretaria de Obras.
Os parlamentares parabenizaram os homenageados, destacando alguns fatos e histórias da trajetória de suas vidas.
Os Homenageados foram:
Marcelo Motta;
José Luiz Rodrigues de Oliveira;
Marcelo de Oliveira;
Alair Batista do Nascimento;
José Sergio Tardin;
Matheus de Toledo Vilela;
Carolina Andrade Borges de Mattos;
Geraldo Magela Longo dos Santos;
Luzia Aparecida da Silva Salomão;
Jader Rodrigo Selleri de Souza Dutra – Policia Civil;
Diego de Souza Martins – Polícia Militar.
Vereadores: Dr. Beto, Marcelo Jardim, Rafael Aquino, Aloisio Borges, Melissa Terra, Paulinho Plantas, Luiz Fernando, Sônia Mattos e Joel Milão
Corpo da vítima de 26 anos foi localizado nesta quarta-feira em Juiz de Fora
Por Tribuna de Minas
Um corpo foi encontrado parcialmente carbonizado no pasto de um curral na Rua Frederico Imbroisi, no Bairro Linhares, na Zona Leste de Juiz de Fora. A vítima, 26 anos, tinha perfurações de arma de fogo pelo corpo, segundo a perícia técnica. O caso ocorreu nesta quarta-feira (15) e será investigado.
Conforme o registro da Polícia Militar (PM), um funcionário do local teria ido até os fundos do pasto a fim de tocar o gado – uma das criações que há no lugar. Contudo, ao se aproximar, ele se deparou com um corpo parcialmente carbonizado e já sem os sinais vitais.
A vítima estava no chão com perfurações na nuca. O perito chamado para a ocorrência concluiu que havia, ao menos, quatro buracos de bala oriundos de arma de fogo na cabeça do jovem.
Vítima havia sido registrada como desaparecida
Durante as diligências, a PM encontrou um registro de pessoa desaparecida que ia de encontro às características identificadas no homem. De acordo com o levantamento feito pelos militares, a vítima estava relacionada a dívidas de drogas com traficantes do bairro.
Além disso, moradores corroboram com a hipótese, uma vez que constava no registro que o homem tinha sofrido ameaças de morte. Os suspeitos não foram apontados pela vizinhança.
O irmão da vítima foi até o local em que o corpo foi encontrado e fez o reconhecimento, mas também não deu informações à PM sobre possíveis autores, ainda conforme a ocorrência.
Maria Antônia, filha de pais de Barbacena, nasceu no dia 16 de outubro. Menos de 10 dias depois, realizou a primeira cirurgia e agora aguarda agendamento de um novo procedimento.
Por Juliana Netto, g1 Zona da Mata — Barbacena 16/11/2023 05h04 Atualizado há 2 horas
Maria Antônia tem cardiopatia rara e grave, popularmente conhecida como ‘meio coração’ — Foto: Fernanda Braga/Arquivo Pessoal
Há um mês, a pequena Maria Antônia chegava ao mundo. Antes mesmo de nascer, a pequena, filha de pais de Barbacena, no Campo das Vertentes, recebeu o diagnóstico de Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), uma cardiopatia rara, conhecida também como “meio coração”.
Um mês depois, Fernanda, mãe de Maria Antônia, ainda se emociona com as dificuldades enfrentadas, mas orgulha-se da bebezinha, que dia após dia, luta pela vida.
“Ela está lutando bravamente, passando por muita coisa e está muito boazinha. Nasceu muito bem e não precisou ser entubada”, relata a mãe, que também conta como foi a primeira cirurgia da série que a criança precisa fazer — realizada com menos de 10 dias de vida.
“Ela fez uma cirurgia, chamada bandagem, no dia 25. Foi paliativa, pois ela não tem peso para fazer a cirurgia que ela precisa. Ela acabou emagrecendo nesses últimos dias por conta de uma infecção, que é bem comum em ambiente de UTI, o que atrasou a programação cirúrgica dela. Ela também começou a tomar as medicações para manter o canal do coração aberto e toma até hoje”.
Na tarde da quarta-feira (15), os médicos liberaram a bebê para a nova cirurgia, ainda sem data marcada.
Maria Antônia pegou uma infecção e acabou emagrecendo — Foto: Fernanda Braga/Arquivo Pessoal
Além da quantia da vaquinha e de outras doações, a família também conseguiu uma ordem judicial para que Maria Antônia pudesse nascer e seguir no HBP.
Sem previsão de alta e vinda para MG
Para realizar o tratamento no hospital de referência em cardiologia, a família permanecerá em São Paulo ainda por tempo indeterminado.
“Não temos uma previsão de tempo aqui, porque tudo depende da evolução dela. O pós-operatório mais difícil é da próxima cirurgia, chamada Norwood-Sano, que ela irá fazer. Seria a primeira, mas ela não tinha peso”, explica.
“Após ela se recuperar da Norwood, vem a terceira etapa, que ocorre por volta de 4 meses de vida. A questão é que a equipe não dá alta hospitalar entre uma e outra. Por isso, não podemos prever muito, é tudo no tempo dela”.
Segundo Fernanda, além da rotina no hospital, ela e o esposo Wilson – liberado do trabalho por quatro meses – revezam-se também nos cuidados com as outras duas filhas: Maria Teresa, de 3 anos, e Maria Rita, de apenas 1 aninho.
Maria Antônia com os pais Fernanda e Wilson e as irmãs Maria Teresa e Maria Rita — Foto: Fernanda Braga/Arquivo Pessoal
“Nossa rotina se baseia em cuidar das três Marias. Revezamos durante o dia no hospital — cada dia um vai — e à noite dormimos em casa. A Maria Antônia, como está na UTI, tem sempre uma técnica de enfermagem com ela. Então, ficamos muito tranquilos. E as mais velhas, como estão se readaptando a uma nova cidade e rotina, às vezes acordam de noite, então, decidimos assim ser melhor”, diz ela, que também conta com a rede de apoio de familiares.
“Duas tias minha vieram nos ajudar e ficaram quase duas semanas. Minha irmã vem no final do mês de novembro, meus pais vêm passar o Natal conosco e minha tia e prima vêm em janeiro”.
Mesmo com as incertezas, os momentos superados encorajam Fernanda.
“Estou feliz demais por estarmos nesse hospital. Se ela não estivesse aqui, ela não teria a chance de vida que está tendo. Ela é muito forte, guerreira mesmo. Passa por coisas que muitos adultos não aguentariam. Ela está nas mãos da melhor equipe do Brasil no caso dela, e estamos muito esperançosos nessa próxima etapa”.
“Se fosse preciso, passaria por tudo de novo: fazer a vaquinha, ataque de hacker, muitos exames, medo de como seria. Só para ela estar onde está.”
Uma mulher, de 73 anos, foi ao óbito no local, com sinais de parada cardiorrespiratória; outra pessoa foi internada
Por Tribuna de Minas
Duas pessoas passaram mal e precisaram de resgate do Samu em um supermercado de Juiz de Fora nesta terça-feira (14). O fato aconteceu em um supermercado da Avenida Getúlio Vargas, onde um homem de 39 anos, por volta das 14h, chegou ao local com suspeita de estar tendo uma síncope, ou seja, perdendo a consciência. Mais tarde, por volta das 18h, uma mulher de 73 anos também apresentou esses sinais, e quando o suporte médico foi acionado, ela já estava tendo uma parada cardiorrespiratória, que acabou evoluindo para o óbito no local.
No caso da idosa, o suporte, que foi acionado pela vigilância do supermercado, segundo o Samu, ainda tentou fazer a reanimação cardiopulmonar por 30 minutos, o que, no entanto, não trouxe resultados. O homem de 39 anos foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo, e ainda não há atualizações sobre o seu estado de saúde.
A reportagem pediu ao supermercado um posicionamento sobre a ocorrência. Em nota, a empresa expressou condolências. “É com profundo pesar que informamos o falecimento por mal súbito de uma cliente em nossas instalações. Em respeito aos familiares, amigos e colaboradores, a loja permanecerá fechada neste momento. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos entes queridos nesse momento de luto.”
Apesar da possibilidade de chuva, a onda de calor continua, com potencial de atingir o pico no sábado
Por Tribuna de Minas
O Inmet emitiu um alerta de tempestade com ventos intensos a partir desta quarta-feira (15), às 14h, até quinta-feira (16), às 4h. De acordo com o aviso, há o perigo potencial de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60km/h, com queda de granizo. Mesmo em meio a essa possibilidade, a onda de calor continua na cidade, com potencial de atingir o pico no sábado (18).
Conforme o Inmet informa, há baixo risco de que essa tempestade ofereça risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores ou alagamentos. No entanto, a orientação é para que os indivíduos nos locais que porventura forem atingidos com rajadas de vento não se abriguem debaixo de árvores, já que há pequenas chances de descargas elétricas.
Também é recomendado que as pessoas evitem estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, assim como não deixar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Onda de calor continua
O Inmet já tinha emitido um alerta de onda de calor no município, com altas temperaturas desde segunda-feira (13) e com a possibilidade de fim na sexta-feira (17), que podem inclusive oferecer riscos à saúde. No entanto, de acordo com a previsão meteorológica, há chances de o sábado (18) registrar a maior temperatura dessa onda, com uma projeção de que os termômetros atinjam 40 graus nesta ocasião. Para esta quinta (16), a previsão é de máxima de 38 graus.
Manutenção da galeria de águas pluviais e troca das manilhas da Rua Prefeito Oliveira Souza (Bairro Santana), que há meses vinha causando transtorno e preocupação aos moradores. Foi feito o reparo e reposição de terra, proporcionando mais segurança às pessoas que ali caminham.