Chamada de ‘Vó Preta’, doméstica foi mantida em condições análogas à escravidão por 3 gerações em MG; patrões terão que pagar R$ 2 milhões em indenização

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

Carlos Alberto da Silva, auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, e a ex-esposa dele Jane Franca e Gomes Silva foram condenados a pagar uma indenização de R$ 2 milhões por manter uma empregada doméstica sem salário, em condições análogas à escravidão, por mais de 40 anos.

A trabalhadora, atualmente com 63 anos, também vai receber todos os direitos trabalhistas retroativos e pensão para custear gastos com moradia, além de assistência psicológica.

O advogado de defesa do casal, Daniel Salles Barros, disse que com base em todo o acervo probatório será demonstrado que a acusação não procede. Veja a íntegra da nota mais abaixo.

A escravizada chegou a abrir o processo, mas voltou atrás da decisão. No entanto, como o assunto é de interesse público, o Ministério Público do Trabalho (MPT), na 2ª Vara de Juiz de Fora, manteve a apuração da denúncia à revelia da vontade dela. Para manter a identidade da trabalhadora preservada, a reportagem optou por não divulgar o nome dela.

Segundo o processo, a relação ilegal aconteceu entre 23 de janeiro de 1982 a 10 de março de 2022, até uma denúncia anônima ser feita à Justiça. Uma filha do casal, após romper relações com a família, também ajuizou ação no Tribunal Regional do Trabalho.

Após fiscalização feita por uma Procuradora do MPT e três auditores fiscais do trabalho, foi constatado o vínculo empregatício, e, também, do trabalho escravo contemporâneo.

Longa relação

Conforme o processo, a doméstica já morava com a avó e a tia-avó da ré desde os 10 anos da idade, ainda na década de 1970. Com o casamento da ré com o auditor, ela passou a residir com a família em Juiz de Fora, JanuáriaSão João Del Rei e Ubá, conforme mudanças do casal.

Durante anos, a doméstica foi responsável pelos trabalhos domésticos como limpar, passar e cozinhar para todos da família, cuidando também das duas filhas do casal e, posteriormente, dos netos dos empregadores e até mesmo da ré, já idosa, sem nunca ter recebido salário ou qualquer verba trabalhista.

Em defesa, os réus Carlos Alberto da Silva e Jane Franca e Gomes Silva contestaram sob o argumento principal de que “a relação existente entre eles era familiar e não trabalhista.”.

Conforme a ação, a mulher tinha uma puxada rotina de trabalho:

  • não existia folgas determinadas;
  • não havia intervalos determinados;
  • estava à disposição da família em tempo integral, inclusive após o jantar e também aos fins de semana;
  • não tinha dia de descanso e quando a família viajava de férias ia com o grupo, mas sempre auxiliando nos cuidados com as filhas do casal.

O processo ainda aponta que ela exerceu “condição de babá das filhas do casal, e assim foi até as mesmas atingirem maturidade financeira e profissional”.

Em depoimento, a trabalhadora disse ser comumente chamada de “Vó Preta” pelos netos do casal.

Nos 10 anos finais da relação, ela teria passado a receber entre R$ 450 e R$ 500 por mês.

Suspeito de torturar e matar homem em Ibitipoca é motorista autônomo que levava vítima para casa da mãe

Por TV Integração — Lima Duarte

O suspeito de torturar e matar um homem de 35 anos em Ibitipoca foi preso 24 horas após o crime, registrado no último sábado (18). O corpo da vítima foi encontrado por um guia turístico na estrada que liga o distrito à Rancharia, localidade conhecida como Tapera, em Lima Duarte.

Segundo a polícia, o homem desapareceu após sair de Juiz de Fora com destino à casa da mãe, na cidade de Sericita. Para a viagem, ele contratou o suspeito, que trabalha como motorista autônomo e é natural de Lima Duarte.

Os dois já haviam morado juntos e tiveram um desentendimento devido a dívidas. Ainda conforme a Civil, o motorista foi preso em flagrante e o caso segue em investigação.

VÍDEO: Ponte desaba e rio ‘engole’ carreta bitrem em MG

Por Victória Jenz, g1 Zona da Mata — Mercês

Ponte desaba e engole carreta bitrem em Mercês, na Zona da Mata

Uma ponte desabou e “engoliu” uma carreta bitrem que passava pelo local na madrugada desta terça-feira (21) em Mercês, na Zona da Mata mineira. A suspeita, segundo a Defesa Civil, é que o desabamento tenha ocorrido devido ao peso do veículo, que estava carregado com milho.

motorista da carreta conseguiu sair e não ficou ferido. Equipes da Prefeitura e da PM fecharam a área e bloquearam totalmente o acesso para a Avenida Vereador Sebastião Moreira da Silva, que corta o município mineiro.

Carreta bitrem cai em ponte em Mercês, na Zona da Mata — Foto: Thaís Fullin/TV Integração

Ainda conforme a Defesa Civil, a retirada do veículo será feita pelo proprietário, mas ainda não há previsão. O g1 tenta localizar a empresa responsável pela carreta para mais informações sobre o acidente.

Carreta bitrem se soltou e caiu em rio em Mercês, na Zona da Mata — Foto: Thaís Fullin/TV Integração

Desvios

A ponte que caiu liga a Rodovia Bernardino de Sena Araújo Porto e uma das principais ruas de Mercês, a São José. Ela também é utilizada como atalho para facilitar o fluxo de veículos para BarbacenaPaiva e Santa Bárbara do Tugúrio. Com o trânsito interrompido, motoristas devem optar por pegar a Ponte Carlos Rocha.

E.M. Dr. Mateus Monteiro da Silva promove AfroFest e exalta Consciência Negra

Nesse dia tão emblemático que é o da Consciência Negra, a E.M. Dr. Mateus relembra a AFRO FEST/2023, que foi realizada no dia 11 de novembro. No encontro, foi exaltada a afrodescendência, com exposições de trabalhos, apresentações dos estudantes, muita música e a honra de homenagear duas personalidades afrodescendentes importantes para a comunidade, que são a Professora e Historiadora @juananias9 Juliana Ananias e o Grão-mestre Torres da @cativeiro_capoeira. Ambos já trabalharam na escola e são reconhecidos por todos como pessoas responsáveis em propagar a cultura e história afro-brasileira e africana, inspirando os estudantes e toda comunidade escolar. Este ano o evento foi um sucesso e com certeza o do próximo será melhor ainda. Gratidão a todos que colaboraram na realização dessa grande comemoração!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Manifestação interdita trecho e causa retenção na BR-040 na manhã desta terça-feira

Manifestantes estão interditando o trecho do km 79 da BR-040, na subida da Serra de Petrópolis, no sentido Juiz de Fora, na manhã desta terça-feira (21). O bloqueio acontece em protesto contra a falta de energia elétrica que assola várias regiões do estado do Rio de Janeiro desde sábado (18).

O local, que fica após o terminal rodoviário de Petrópolis, já apresenta três quilômetros de retenção, segundo a Concer, empresa responsável pelo trecho. No local, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham a mobilização.

Segundo a Enel, companhia elétrica que abastece a região, a chuva, o vento e as descargas atmosféricas atingiram a rede elétrica de várias cidades fluminenses. Contudo, garantiu que 97% dos clientes afetados já foram reabastecidos.

Campeonato Interno de Futsal – Bicas 100 anos – Semifinal nesta terça-feira – 21/11

Onda de calor vai embora, mas temperaturas voltam a subir a partir da quarta-feira; semana será chuvosa

Por Pedro Emerenciano*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

A onda de calor que atingiu a Zona da Mata e Campo das Vertentes entre 8 e 19 de novembro perdeu força e, agora, dá passagem a uma frente fria. Para efeito de comparação, os termômetros não passaram dos 23,9 °C nesta segunda-feira (20). É o dia de menor temperatura máxima desde o dia 7 de novembro, quando os termômetros da estação automática do Inmet registraram 23,5 °C.

A situação, no entanto, não deve durar muito e, a partir de quarta-feira (22), os termômetros voltam a superar os 30 °C.

O destaque da semana fica por conta da chuva, que pode ser forte nesses primeiros dias, principalmente entre a tarde e a noite. Em Juiz de Fora, por exemplo, há chance de acumulado de até 40 mm nesta segunda (20). Confira na tabela mais abaixo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu um novo alerta para chuvas intensas como perigo potencial para a região, válido a manhã de terça (21).

O g1 noticiou no sábado um alerta de perigo para tempestades, que não se concretizou em Juiz de Fora e outros municípios. O meteorologista Claudemir Azevedo explicou o que aconteceu:

“Esses alertas são para chuva localizada, mas a área é estendida. Por isso colocamos que pode chover forte, mesmo que isso aconteça em pontos isolados daquela área”.

O céu vai ficar parcialmente nublado a nublado durante toda a semana. A umidade relativa do ar permanece acima dos 70%, nível bem acima ao registrado nos dias anteriores.

Temperaturas mínimas e máximas na semana em cidades da região

Cidade Mínima Máxima
Juiz de Fora 18 °C 33 °C
Barbacena 15 °C 33 °C
Muriaé 22 °C 37 °C
Viçosa 18 °C 35 °C
São João del Rei 16 °C 32 °C
Ubá 19 °C 37 °C

Veja a previsão de chuva, dia a dia, em Juiz de Fora

Dia Quantidade de chuva (mm)
Segunda 40 mm
Terça 5 mm
Quarta 5 mm
Quinta 8 mm
Sexta 15 mm

Câmara debaterá LOA 2024 em audiência pública nesta terça 21

A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realizará uma Audiência Pública para debater na próxima terça-feira, 21, às 15h, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024. A LOA estima a receita e fixa as despesas para 2023 e foi enviada no dia 30 de outubro, por meio da Mensagem do Executivo 4.586/2023.

Além da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral do Município, foram convidados todos os secretários municipais de Juiz de Fora, além de representantes do Procon, da Cesama, da Emcasa, do Demlurb, da Funalfa, do Mapro, da Empav e da JFPrev. Membros de conselhos municipais, Sinserpu, Sinpro, Senge, Sindmédicos e de associação de moradores também estão na lista de convidados. A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela JFTV, pelo canal 35.1, e YouTube.

Participação popular

A participação popular está garantida presencialmente no Plenário e também por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp ou SMS da Câmara Municipal de Juiz de Fora (32 99183-0706). Basta a população enviar os questionamentos e sugestões até 30 (trinta) minutos após o início das Audiências Públicas. Na mensagem, devem constar nome, bairro e ocupação.

Mais informações: 3313-4734 – Assessoria de Imprensa

Homem é torturado e morto em estrada de Conceição do Ibitipoca

Segundo registro policial, vítima foi encontrada sem vida por guia turístico que realizava um passeio na região

O corpo de um homem, de 35 anos, foi encontrado com sinais de tortura na estrada que liga Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, à Rancharia, localidade conhecida como Tapera, no último sábado (18). Segundo registro policial, a vítima foi encontrada sem vida no dia posterior ao ocorrido (19), em uma área de mata, por um guia turístico que realizava um passeio na região.

Após o acionamento pelo 190, os militares se deslocaram para o local e o serviço de perícia da Polícia Civil foi realizado. Segundo as investigações, o corpo tinha diversas lacerações no tórax e no braço esquerdo, quatro perfurações por disparos de arma de fogo, sendo um na região abdominal, além de diversos hematomas pelo corpo. O perito do caso afirmou que as lesões também são compatíveis com o delito de tortura e o exame realizado indicou que o óbito se deu em torno de 24 horas antes do registro policial.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juiz de Fora, onde será feita a identificação da vítima, já que a mesma não portava nenhum documento.

Por Tribuna de Minas

Mulher esfaqueada em São João Nepomuceno é levada em estado grave para Juiz de Fora

Uma mulher foi socorrida pelo SAMU, no bairro São José, em São João Nepomuceno, na noite desta segunda-feira, 20 de novembro.

A PM e o SAMU foram acionados para o endereço aonde um homem feriu sua companheira com vários golpes de faca e fugiu em seguida. Uma unidade do SAMU socorreu a vítima e a encaminhou  para Juiz de Fora, devido a gravidade dos ferimentos.

A Polícia Militar iniciou a busca pelo autor.