Esperança

Esperança. Para alguns, um combustível motivacional que nos impulsiona a seguir lutando pelos nossos sonhos. Para outros, o elemento primordial no qual se sustentar, na luta diária pela sobrevivência. Ela pode ser vista como uma criança que acabou de nascer e ainda terá muitas coisas incríveis pela frente para viver. Ou então, como um ancião, calejado, cansado e maltratado pela vida, mas que mesmo assim não desistiu de continuar firme a sua jornada. Por que esse sentimento tem uma força tão grande sobre nós?

A esperança é como uma flor que nasce em terreno pouco adequado. Ela brota e se desenvolve, transformando-se inúmeras vezes em diversos outros sentimentos, como: motivação, resiliência, paciência, dedicação… É através dela que nossa vontade se canaliza. E podemos até mesmo dizer que seja a fé materializada no plano terreno, onde o “impossível” independe de milagres para acontecer.

Ela preenche o peito de todos os que dela se apropriam, e pode ser traduzida em cada suspiro que damos após um período de reflexão que antecede o próximo passo. Sozinha, nada produz. Porém, quase sempre vem acompanhada por uma série de incentivadores capazes de promover o resultado pretendido.

É a melhor definição de sonhar, quando este verbo vem empregado com sentido de estabelecimento de metas em busca de um objetivo específico. É a linha que separa o sucesso dos que chegaram, do fracasso daqueles que ficaram pelo caminho. Esperança é a espera com perseverança. Algo nobre que premia os que dela sabem se nutrir e que não passa de um simples arranjado de letras para os que não compreendem o seu significado.

Uns dizem que é a última a morrer. Como na letra de Aliados, banda brasileira de pop rock, que ainda complementa sua descrição dizendo: “Enquanto ela estiver aqui, ainda haverá o amor. Com ela eu estou feliz, com ela eu enfrento a dor”. Mais um ano se inicia e para grande parte da humanidade as esperanças foram renovadas ou fortalecidas na noite de 31 de dezembro. Chico Xavier, ao dizer que a esperança é a luz da vida, talvez pretendesse mostrar o quão iluminadora é, e o poder que tal força tem sobre nossa existência.

Não importa a área em que estejamos concentrando nossas fontes esperançosas; ela sempre será alcançada com os frutos da espera perseverante se esta realmente tiver sido realizada. “Quem acredita sempre alcança!”.