Encontros inesquecíveis nas escolas de Bicas

Enfim terminei o grande ciclo de palestras e encontros com as crianças e adolescentes das escolas de nosso município, tendo com tema “140 anos de história da ferrovia em Bicas e de nossa Estação Ferroviária”.

Foram quatro semanas de encontros, 22 palestras ilustradas pela apresentação de belas fotos em 12 escolas de Bicas, onde conversei com mais de 1.500 alunos levando-os a uma verdadeira viagem no tempo.

Voltamos ao período do “Ciclo do Café”, que trouxe grande riqueza e desenvolvimento para nossa região, sendo o principal motivador da construção da ferrovia na Zona da Mata Mineira.

Ao importante encontro de grandes fazendeiros da região, que decidiu pela construção do primeiro trecho de ferrovia entre Serraria e São João Nepomuceno, que a princípio deveria passar por Mar de Espanha e pela Villa do Espírito Santo (Guarará) mas, devido aos obstáculos naturais que deveriam ser vencidos para passar por estas localidades, e levando em conta a grande economia de recursos, veio passar pela Villa de São Pedro (Pequeri) e pela “localidade conhecida como Taboas”, sendo nelas construídas duas estações.

Oportunidade de destacar a fundamental decisão do engenheiro construtor Pedro Betim Paes Leme em “dar à nossa estação o nome de Bicas” – por sua proximidade a Serra das Bicas – decisão esta que deu início ao processo de desenvolvimento, especialmente por ser construída também ali uma importante Oficina Ferroviária.

Grande oportunidade de mostrar para os estudantes biquenses o quanto estas decisões foram fundamentais para o importante processo de emancipação de nossa cidade.

O Município de Bicas nasceu da ferrovia! Isso é inegável!

Foi também oportunidade de mostrar a eles a extraordinária capacidade técnica dos ferroviários biquenses, conhecidos como “os artistas da ferrovia”. Falar de grandes salvamentos realizados pela nossa “Equipe de Socorro”; da reconstrução de Locomotivas; do belíssimo trabalho realizado no projeto e na construção da “Locomotiva Dondoca”.

Por fim, nesses encontros, nossos estudantes também puderam conhecer a história de mestre Athaide R. Dutra de Morais, artista autor do belo “Monumento ao Operário Biquense”, que compõe junto à nossa antiga Estação Ferroviária o belíssimo Patrimônio Histórico.

Lembramos também de momentos tristes: o último trem; o fechamento de nossas oficinas; a infeliz decisão de destruir tudo; de literalmente “ir atrás” da Locomotiva Dondoca, sonhando trazê-la de volta a Bicas… E, descobrir que ela não existia mais.

Enfim, vivi nestes dias o particular e espetacular momento de resgatar a parte mais importante da história de nossa cidade: a FERROVIA!

A existência de nossa cidade se deve a ela!

Agradeço às diretoras, supervisoras e professoras de todas as escolas, indistintamente, pelo carinho com que me receberam.

Por fim, um agradecimento muito, mas muito especial mesmo a cada um dos mais de 1.500 alunos que participaram ativamente destes encontros com extrema atenção, com observações espetaculares e perguntas que comprovaram o quanto estiveram interessados e envolvidos com o tema.

Posso garantir que os desfiles do “7 de setembro temático” deste ano reservam grandes surpresas! IMPERDÍVEL!!!

140 anos de nossa Estação e da Ferrovia em Bicas! Que venham as comemorações!

Fonte: Blog do Mayrink