Como é ser um aluno da FACC/UFJF?

Vivemos em uma era de inovações em que as transformações acontecem de maneira extremamente veloz. Os perfis profissionais, estudantis e pessoais mudam constantemente, como que numa verdadeira onda oscilatória visando se assemelharem aos novos padrões adotados. Neste contexto, o papel de formação de futuros profissionais, com suas nuances e particularidades em meio a um ambiente acadêmico torna-se uma tarefa desafiadora e de extrema relevância. O presente artigo tem como principal função levar ao conhecimento do leitor, como é ser um aluno de administração naquela que é uma das mais belas e importantes universidades do país: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ser um estudante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF (FACC/UFJF) é estar em contato direto com profissionais de alto nível educacional. Quando me refiro a tal nível, não contemplo títulos acadêmicos, apesar de estes existirem em abundância no corpo docente da instituição; mas, refiro-me à educação inerente à gentileza. Dos funcionários responsáveis pela limpeza aos chefes de secretaria, todos lhe cumprimentam com um sorriso no rosto e fazem questão de ajudar os alunos no que for preciso. Dedicação e tratamento diferenciado assim, modelo de um comportamento há muito esquecido por uma generosa parcela dos prestadores de serviços públicos, mostra-se um diferencial extremamente positivo da instituição. Motivo este que propiciou a redação destes singelos parágrafos dedicados a enaltecer quem tanto contribui para a formação de novos e bons profissionais em nosso país.

Além de toda a presteza característica da FACC, a instituição oferece um amplo suporte aos estudantes para que estes possam desempenhar suas atividades acadêmicas, possibilitando o máximo de rendimento àqueles que realmente se interessam. Infelizmente, conforme abordado na introdução do presente texto, vivemos em uma era de transformações recorrentes. E a enorme variedade de perfis faz com que uma generosa parcela dos discentes lá matriculados não deem valor a todo o suporte que lhes é ofertado.

É impossível sentir-se 100% satisfeito. Porém, estar imerso em um ambiente que respira pesquisa e funciona como uma verdadeira cidade em favor da educação, é realmente uma experiência e tanto. Para um aluno já com 3 décadas de vida, o simples ato de ficar parado esperando o ônibus de estudantes no ponto em frente ao planetário – que muitos discutem se pertence à administração ou ao direito -, é motivo de observações variadas. Ver a vida acontecendo ao seu redor e instigar pensamentos a respeito de todo aquele sincronismo que acontece de maneira tão natural, é um exercício que de certa forma alivia as tensões acumuladas de um dia de trabalho e faz com que o agradecimento por estar fazendo parte de tudo aquilo, se faça presente.

Assim, ser um aluno da FACC/UFJF não é apenas ter um bom suporte acadêmico e profissional. É estar rodeado de pessoas que lhe veem com bons olhos e que contribuem realmente para que os seus estudos gerem os melhores resultados para você e também para a Universidade. Além disso, ser um aluno da UFJF nos proporciona além de longos e difíceis períodos de frio intenso, belas recompensas da natureza que enchem os olhos daqueles que têm sensibilidade suficiente para reconhecer sua grandeza. Assim como este lindo pôr do sol que tive o prazer de registrar do alto do instituto de economia no último dia 03 de julho e que ilustra a presente publicação.

Então podemos dizer que é tudo perfeito? Não. Muito pelo contrário. Existem falhas como em todas as instituições do planeta. Todavia, as ferramentas que ela dispõe para gerar entusiasmo são bem maiores que aquelas existentes para, por ventura, desmotivar.