Aeroporto Regional da Zona da Mata bate recordes

Segundo administração do aeroporto, julho foi o mês com maior número de passageiros da história

Por Tribuna de Minas

O Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, registrou recorde de movimentação de passageiros e de cargas em 2023. De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, sendo que o mês de julho teve o maior número de passageiros da história do aeroporto, com 22.321 viajantes, de acordo com a Agência Minas. O transporte de cargas, por sua vez, atingiu a marca de 205 toneladas.

Com relação ao transporte de cargas, o mês de setembro de 2023 é o que teve a maior movimentação da história do local, tendo mais de 38 toneladas entre as categorias nacionais e importadas. O aumento da carga transportada também está ligado à autorização que o aeroporto passou a ter desde 2019 para realizar controle alfandegário nas dependências do terminal. Essa medida permitiu que fossem feitos todos os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque das mercadorias dentro do local.

O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (31), um dia depois que o Aeroporto Regional passou a contar com seis voos semanais com destino ao Aeroporto de Confins. A rota atualmente funciona às segundas, quartas, sextas e domingos, e passa a ser ofertada também às terças e quintas. Além do aumento de voos, a Azul busca alterar os horários com chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira.

Parceria Público Privada

Localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, essa é a principal opção de transporte aéreo para Juiz de Fora e região. São oferecidos voos regulares para Viracopos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP), e apesar de ter sido inaugurado em 2005, o aeroporto teve seu primeiro voo comercial somente em agosto de 2011.

De acordo com a gestão do aeroporto, parte dos números expressivos se deve ao contrato de Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata. O início do contrato de Parceria Público e Privada teve início há nove anos, e mantendo a média dos últimos três meses, a expectativa é de que ocorram mais de 220 mil embarques e desembarques, quase 50% a mais que o recorde anterior, em 2019.