A importância dos pequenos momentos

A vida é um sopro. Tão rápida e frágil quanto um simples volume de ar em meio à imensidão gasosa que compõe a atmosfera terrestre. A vida é um tesouro. Tão rica e única, capaz de promover reflexões até mesmo na mente dos mais afortunados financeiramente. Se o ano de 2019 pôde de alguma forma nos deixar algo de bom com relação à vida, sem dúvida alguma foi relativo à importância que devemos dar a ela.

Certamente, todos perdemos pessoas que amamos ou pelas quais possuíamos respeito e admiração neste ano que já vai se encerrando. Seja um ente querido ou uma personalidade, 2019 não foi muito diferente de outros anos anteriores, porém, talvez tenha sido na intensidade com que tais perdas se deram. A brevidade na passagem terrena de pessoas como Ricardo Boechat, Gabriel Diniz, André Mattos e Gugu Liberato – só para listar alguns -, nos faz refletir sobre os mistérios da vida e como ela nos conduz ao longo de nosso caminho espiritual. Para aqueles que conseguem entendê-la, ainda que parcialmente, tudo ganha novos contornos e elementos anteriormente desprezados de atenção, ganham uma tremenda e merecida importância.

Quantas pessoas deixaram de dar um último beijo em quem tanto amavam?… Quantos abraços esperados não tiveram a devida retribuição física? Quantas ausências se fizeram presentes e quantos corações ficaram partidos ao nosso redor? Lidamos diariamente com a dor alheia, mas achamos sempre que a nossa dor é a única que nos interessa, pois é esta dor a que sentimos. Porém, nos esquecemos de que tudo a nossa volta é ensinamento.

O desprendimento e generosidade do apresentador Gugu em manifestar o desejo de ter seus órgãos doados, fez com que muitas pessoas se sensibilizassem a respeito e também tivessem, ainda que momentaneamente, a consciência de que o que não mais lhe será útil do outro lado da existência, ainda pode contribuir e muito para uma vida mais feliz de muitos aqui na Terra.

Não somos donos de nada! Nem mesmo nossos corpos nos pertencem. Duvida? Então pense em quantas vezes você já usou a expressão “meu corpo está ruim hoje…”. Acha mesmo que a utilização de tal expressão se referindo ao corpo como algo alheio a si próprio é pura força do hábito? Não é. Somos espíritos que se utilizam de um recurso material para cumprir sua missão.

Este não é um texto sobre uma retrospectiva do ano de 2019; muito menos sobre os mistérios da vida espiritual. É um texto sobre valorizar os pequenos momentos e entender que nada na vida dura para sempre. Tudo é passageiro. Tudo acontece por um princípio predeterminado do qual não possuímos conhecimento, no entanto, sabemos existir.

Valorizar cada segundo e ser grato por tudo é entender que Deus está sendo generoso em cada mero gesto. Seja um momento feliz ou um instante de dor que lhe tira o chão, tudo é experiência e material de reflexão que levam a um único caminho: à evolução espiritual.

A rotina muitas vezes cansa e transmite a sensação de que os dias são enfadonhos para grande parte da humanidade. Entretanto, é ela que faz os momentos de lazer e descontração serem tão aguardados e especiais. Não existem apenas telhados. É preciso construir-se bases que os sustentem previamente. Entender a dinâmica dos fatos faz com que grandes equívocos possam ser evitados, ou ao menos, minimizados.

Por isso, viver com o coração mais aberto, agradecer a oportunidade que lhe foi dada e ser o melhor que puder ser até mesmo nas coisas mais ínfimas e aparentemente sem importância, é tão primordial. Desde que o mundo nos recebeu e nos deu um registro de nascimento, um cronômetro em contagem regressiva foi acionado. Nunca sabemos quando seremos os próximos a partir, mas garantir a vida mais feliz possível é sempre a melhor forma de experimentar esse intervalo compreendido entre a chegada e a partida.