Veja quem é a investigada por embolsar R$ 300 mil de “namorado” idoso

Eliene Aparecida Brito, 34 anos, consta como autora de 2 ocorrências da Polícia Civil do DF por furto. Agora, é investigada por estelionato

Isadora Teixeira
19/09/2023 02:21, atualizado 19/09/2023 07:39

Eliene Aparecida Brito, 34 anos, é suspeita de “embolsar” aproximadamente R$ 300 mil do “namorado”, um servidor aposentado da Câmara dos Deputados, de 84. Ela é investigada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por estelionato amoroso.

A família do aposentado registrou boletim de ocorrência com a mulher, na última sexta-feira (15/9), na Decrin, delegacia da PCDF especializada em crimes contra pessoa idosa.

Na semana passada, a 2ª Vara de Família de Águas Claras deferiu o pedido dos três filhos do idoso para interditar o aposentado, após ele fazer transferências que somam R$ 190 mil para uma adolescente de 16 anos, que é filha de Eliene.

A Justiça do DF decidiu pela interdição do aposentado após os filhos apresentarem um atestado médico psiquiátrico de sanidade mental e capacidade civil, segundo o qual o aposentado tem transtorno de personalidade paranoide e transtorno neurocognitivo maior ou demência.

Agora, qualquer ato relacionado ao patrimônio dele deverá ser feito com anuência de um dos herdeiros. O Ministério Público também se posicionou a favor da medida. A reportagem optou por preservar o nome do idoso diante da situação de vulnerabilidade do aposentado.

Empréstimos

Além das transferências de R$ 190 mil feitas para a conta da filha da “namorada”, o idoso também fez três empréstimos no banco para a mulher, investigada por estelionato amoroso.

Ele também fez saques de dinheiro, em diferentes ocasiões, sempre de aproximadamente R$ 1,5 mil ou R$ 2 mil. Todo o dinheiro teria sido entregue à Eliene.

Além disso, o aposentado teve transferências via Pix, que somam R$ 90 mil, feitas da própria conta em favor de dois homens que seriam ligados à mulher.

O idoso teria conhecido Eliene em um shopping da capital federal, em janeiro de 2023. Ela se apresentou a ele como cabeleireira. No mês seguintes, a mulher passou a receber dinheiro do aposentado.

Ela teria pegado, de uma só vez, R$ 139 mil. Depois de embolsar a bolada, Eliene teria sumido por um mês, reaparecendo depois, quando mais dinheiro foi enviado a ela.

Pix não reconhecidos

A advogada do idoso e dos filhos dele, Viviane Penha, disse à coluna Grande Angular que descobriu as transferências para a filha de Eliene após ser procurada pelo aposentado, que alegou não reconhecer alguns Pix feitos em sua conta, no mês de junho.

“Ao analisar os extratos, localizei mais de R$ 150 mil de transferências para a filha da criminosa. Ao total, acreditamos que o idoso tenha tido mais de R$ 300 mil de prejuízo”, afirmou Viviane.

A advogada, que atende o idoso há mais de 5 anos, disse que ele sempre foi controlado financeiramente, mas que, desde que a suposta golpista apareceu, em janeiro de 2023, o idoso fez empréstimos e sua aposentadoria, de R$ 17 mil líquidos, caiu para R$ 10 mil.

“Os familiares devem ter cuidado com as pessoas idosas, em especial, sobre as pessoas que frequentam a casa. É preciso sempre analisar e fiscalizar as contas bancárias dos idosos como um meio de se evitar golpes como esse”, alertou Viviane.

Furto

A coluna apurou que Eliene é apontada como a autora de dois furtos registrados na PCDF, em 2010 e 2013. No primeiro caso, ela figura como responsável por furtar R$ 250 que estavam dentro da carteira da dona de uma casa que a recebeu quando ela trabalhava como funcionária de uma empresa de telefonia.

Três anos depois, a mulher foi levada à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) após furtar seis peças de roupas de uma loja de departamento em uma shopping da região. Ela confessou, ao segurança do estabelecimento, que havia cortado as etiquetas das roupas e, em seguida, escondeu os itens na bolsa. Eliene foi detida porque câmeras de segurança flagraram a ação.

A reportagem não conseguiu contato com Eliene. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Fonte: Metrópoles

Palavra do Prefeito Delegado Federal Helber / Terreno da Rede

Desde o encerramento das atividades da Rede Ferroviária em nossa cidade e a demolição das suas instalações, o pátio localizado no centro de nossa cidade passou por reformas e acordo com o governo nos anos 90 para sua aquisição. Após interromper os pagamentos, o terreno retornou para o governo federal. Após uma dívida acumulada de R$9 milhões e uma nova renegociação, conseguimos um novo acordo para reavermos este patrimônio histórico para nossa população.

Só agora, após o terreno retornar para nosso município, conseguimos iniciar o projeto de revitalização do espaço com uma obra que tem por objetivo transformar a área em um novo ícone de modernidade, acessibilidade (cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção) e mobilidade para todos os cidadãos.

O projeto tem dois principais objetivos interconectados. O primeiro é a construção de uma escadaria que se estenderá por todo o antigo leito da ferrovia. Essa escadaria não será apenas funcional, mas também uma obra que ampliará a visibilidade, integrando o espaço da rede com todo o centro da cidade, tornando-se um ponto de encontro e contemplação para todos os moradores e visitantes.

O segundo objetivo é a criação de um estacionamento moderno e eficiente, ao longo da antiga área da ferrovia. Esse estacionamento não só atenderá às necessidades de mobilidade da cidade, mas também contribuirá para o aumento do número de vagas no local. Ao proporcionar uma solução de estacionamento centralizada, esse projeto, juntamente com o projeto de mudança do trânsito, ajudará a reduzir o congestionamento nas ruas e a melhorar a fluidez do trânsito.

Em última análise, o projeto representa uma visão ousada para o futuro da cidade. Ele simboliza a capacidade de uma comunidade de honrar sua história, enquanto abraça o progresso e a modernização. À medida que as escadarias se erguem e os estacionamentos tomam forma, Biquenses estarão construindo não apenas infraestrutura física, mas também um símbolo de unidade, acessibilidade e modernidade para todos os seus cidadãos. Essa é uma transformação que não só revitalizará o centro da cidade, mas também revitalizará os corações e mentes de todos os Biquenses.

Secretaria de Saúde de Maripá de Minas realiza dinâmica de valorização da Vida

No dia 12/09/2023, a Escola Estadual Prefeito Walter Trezza, em parceria com a Secretária de Saúde, realizou uma dinâmica sobre a valorização da vida, com palestra ministrada pelo psicólogo do PSF, Rafael de Moraes, e a participação das professoras Karina e Nívia.

Foi uma manhã especial com os nossos alunos!

A importância do Setembro Amarelo é despertar e conscientizar a sociedade acerca do suicídio e evitar a ocorrência dele, incentivando pessoas a buscar apoio e como identificar quando alguém precisa de ajuda.

Concurso Rainha do Rodeo da Festa do Peão de Maripá de Minas: veja como participar e todas as atrações.

Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição.
Venha participar! 💙

Livro / Um olhar para o passado: Personalidades – Gilson Lamha

Morro Velho no Turismo

A Cachaça Morro Velho, produzida em Bicas, foi destaque em matéria publicada pelo Ministério do Turismo… Abaixo, o trecho atinente… 

[…] As cachaças produzidas nas cidades de Bicas e em Bom Jardim de Minas (MG) receberam reconhecimento na ExpoCachaça e mostraram o valor do sabor único de Minas. Vencedora da medalha Duplo Ouro, pelo segundo ano consecutivo, na categoria safras especiais, a Cachaça Morro Velho, produzida em Bicas (MG), recebeu o prêmio pela categoria madeiras estrangeiras. A cachaça produzida em família, é conhecida pelos padrões de alta qualidade, tecnologia e mantendo as peculiaridades das cachaças mineiras.[…]

Veja o conteúdo do lance, na íntegra, AQUI.

 

Um causo à parte / Memórias / Cerveja estupidamente

Cerveja estupidamente

Era semana de Carnaval. Meu pai me pediu para ir lá no bar e chamar o Sebastião Miúdo, pois estava na hora dele se barbear. O tal bar ficava pertinho da barbearia, na esquina onde, mais tarde, funcionou o Espigão. O bar era nada menos que o Bar do Zé de Brito. Além de servir tremoços, quibe cru e outros tira-gostos, a coqueluche da casa era sem dúvida a cerveja, estupidamente gelada.

O Bar do Zé de Brito era o favorito dos ferroviários. Vivia lotado… mesas na calçada e um burburinho danado. O diferencial era uma geladeira enorme com portas de madeira que gelava quase um caminhão de cervejas (Portuguesa ou Brahma) casco escuro ou claro. As favoritas da clientela.

Chamei o Miúdo que estava saindo, quando Tachão gritou: “Deixa sua parte paga… esse truque seu de sair à francesa não cola mais”. Abelardo, com seu bigodão, olhou para o Ciro Malaquias e carimbou: “Da outra vez quem deu o golpe foi o Garrafinha”. Dequinha, que era outro cascateiro se fingiu de morto… Tudo resolvido, eu e o Miúdo já estávamos saindo, quando a freguesia começou a cantar o refrão de sempre: “Essa Brahma tem mosquito, não bebo aqui vou beber no Zé de Brito”.

Bicas esquentando os tamborins.

Aprendiz de voo livre morre após queda de parapente em colina

Domingo (17/9), à tarde, um homem (43 anos) morreu  após cair de parapente no alto de uma colina, em Muriaé (MG), na Serra de Pirapanema. De acordo com os bombeiros, a vítima era aprendiz de voo livre e tinha autorização para praticar o esporte.

O homem foi encontrado com vida pela corporação, mas teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no local. A Polícia Civil, acionada, realizou a perícia e liberou o corpo. A causa do acidente está sendo apurada.

2º Encontro de Carros Antigos

O 2º Encontro de Carros Antigos de Bicas clareou ainda mais o límpido domingo (17/9) da cidade. Foi feliz, foi colosso! A parada aconteceu no Parque de Exposições Francisco Retto Filho, a partir das 8h e, além das graciosas raridades, a galera, igualmente, encontrou por lá:

entrada franca, troféu de participação para os primeiros 100 veículos inscritos (taxa de inscrição 2kg de alimento), café da manhã para os expositores, sorteio de brindes, mercado de pulgas, feirinha de artesanato, área kids, show de rock, chope artesanal, praça de alimentação coberta e tal.

O agrupamento foi destinado a veículos com fabricação até o ano 2000… Mais de 250 carros inscritos… Esteve proibido, na área, som automotivo e direção perigosa… Realização: Clube de Angigomobilismo de Bicas (Giovana Sales Vidal)… Apoio: Prefeitura de Bicas.

Em cartaz, as imagens de Ricardo Rossi:

Veja mais fotos AQUI

 

Após briga entre filhas, mãe agride a outra com arma branca em escola municipal

Caso teria ocorrido quando as mães tentaram apartar confusão entre as filhas adolescentes; aulas do turno da manhã foram suspensas

Por Tribuna
15/09/2023 às 13h48- Atualizada 15/09/2023 às 16h41

Duas mães trocaram agressões ao tentar separar briga das filhas de aproximadamente 14 anos, na manhã desta sexta-feira (15), na Escola Municipal Santa Cecília, no bairro homônimo, na Zona Sul da cidade. De acordo com informações apuradas pela reportagem no local, uma das mães teria desferido um golpe com arma branca no rosto da outra e causado ferimentos. A Polícia Militar esteve no local e encaminhou a vítima ferida para o HPS, enquanto a outra mãe foi levada à delegacia.

Segundo relato de profissionais da escola, o desentendimento entre as duas adolescentes teria começado no início do ano, quando uma das meninas foi matriculada na instituição. Na manhã desta sexta, as duas mães compareceram à escola e conversaram com o vice-diretor a respeito do desentendimento das alunas fora do colégio.

Após a conversa, as mães saíram para o pátio e viram que as meninas estavam brigando e foram tentar separar. Neste momento, uma das mães sacou uma arma branca não identificada e atingiu a outra. Em seguida, as aulas no turno da manhã foram suspensas em decorrência do fato.

Uma professora da instituição de ensino relatou à reportagem o sentimento de insegurança dos profissionais com a situação. De acordo com ela, muitos educadores precisaram separar a briga sem estarem preparados para isso. A funcionária pública ainda reforçou que a escola precisa de uma proteção maior dos alunos e professores através de agentes de segurança para evitar esse tipo de ocorrência, além de detector de metal para impedir a entrada de armas.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disse que o fato ocorreu por conta de divergências prévias entre as duas mães de alunas e suas filhas. A assessoria afirmou que a PM foi acionada e está dando os devidos encaminhamentos.  A Secretaria de Educação também segue acompanhando o caso e tomará todas as medidas pedagógicas que forem necessárias. A Tribuna também questionou a Prefeitura sobre o estado de saúde da mãe que teve ferimentos, mas não teve retorno.

Confira a nota da PJF na íntegra:

“O fato ocorreu em função de divergências prévias entre duas mães de alunas e suas filhas, fora da escola. A Polícia Militar foi acionada e está dando os devidos encaminhamentos. A Secretaria de Educação está acompanhando o caso e tomando todas as medidas pedagógicas necessárias.”

Fonte: Tribuna de Minas