
Melhorias na Praça São José

Polícia Civil indicia motorista que atropelou 12 pessoas durante Torneio Leiteiro em JF
Homem de 24 anos responderá por homicídio triplamente qualificado, sendo três consumados e oito tentados
Por Leticya Bernadete – Tribuna de Minas
O motorista de 24 anos que atropelou 12 pessoas durante o Torneio Leiteiro das Campeãs foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por homicídio triplamente qualificado. A corporação anunciou, nesta quarta-feira (8), que concluiu o inquérito que apurou a tragédia ocorrida no dia 9 de setembro no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
De acordo com a PCMG, o suspeito está preso preventivamente. No último dia 27, ele recebeu alta do Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS) e foi encaminhado ao Presídio de Eugenópolis.
O inquérito policial indicia o homem por homicídio triplamente qualificado, sendo três consumados e oito tentados. Em depoimento, o suspeito optou por permanecer em silêncio. Por meio da PCMG, o delegado Daniel Buchmüller explicou que a perícia técnica descartou defeitos ou falhas mecânicas no veículo.
“Algumas testemunhas de defesa alegaram que poderia haver defeito mecânico no acelerador e no freio do veículo, porém, a perícia técnica descartou essa hipótese, alegando que o veículo estava em perfeitas condições. Inclusive, há uma testemunha que estava no local e presenciou o autor dizer a frase ‘Eu vou acabar com essa festa’, logo antes do ocorrido, comprovando que ele agiu com dolo direto em matar as vítimas.” O procedimento foi encaminhado ao judiciário.
Tragédia matou três pessoas
Na madrugada de 9 de setembro, o homem de 24 anos avançou com o veículo em direção à multidão que participava do Torneio Leiteiro. Foram atropelados seis homens, com idades entre 24 e 43 anos, e cinco mulheres, com idades entre 18 e 58 anos, além de uma criança de três anos. Das 12 vítimas do atropelamento durante o Torneio Leiteiro, três não resistiram e foram a óbito.
A primeira vítima fatal foi uma mulher de 56 anos, que morreu no local em que a ocorrência foi registrada. Dois dias depois, a criança de três anos também faleceu. No momento do atropelamento, ela estava no colo da mulher, de 56 anos, que era amiga da mãe da menina.
Já no início de outubro, outra mulher, de 58 anos, foi a óbito. O estado dela era considerado grave desde o episódio.
Acidente próximo ao Mergulhão causa retenção no Centro de Juiz de Fora
Ocorrência teria ônibus e carro envolvidos, de acordo com informações preliminares; trânsito foi liberado no local
Por Tribuna de Minas
Uma colisão entre um carro e um ônibus na Avenida Rio Branco, próximo ao Mergulhão, causou congestionamento na região central de Juiz de Fora no início da manhã desta quinta-feira (9). Segundo informações iniciais da Polícia Militar, o acidente não deixou vítimas. O ocorrido chegou a deixar o trânsito fechado por volta das 7h, mas, cerca de 30 minutos depois, a via foi desobstruída e a passagem de veículos foi normalizada na região.
A Tribuna entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e com a empresa que seria responsável pelo ônibus envolvido no acidente e aguarda resposta.
VÍDEO: Caça ao tesouro promovida por influenciador em MG termina com praças depredadas e escalada em igreja
A Polícia Militar (PM) foi acionada e constatou os danos generalizados em três praças. A Polícia Civil segue com as investigações.
Por Gabriel Reis*, g1 Triângulo — Paracatu

Uma caça ao tesouro promovida pelo influenciador César Rincón, na noite de terça-feira (7), em Paracatu, levou uma multidão para as ruas, provocando depredação de diversos espaços públicos.
Os moradores buscavam por “chaves premiadas” espalhadas pela cidade pelo influenciador digital, com cada uma garantindo um prêmio de R$ 5 mil.
Nos vídeos divulgados no perfil de César é possível ver muitas pessoas escalando prédios públicos, levantando tampas de postes e até escavando praças. A Polícia Militar (PM) foi acionada e constatou danos generalizados nas praças do Santana, Mário Praça e Governador Magalhães.
Como tudo começou
Por volta das 18h da terça, César publicou no Instagram um mapa da cidade, que apontava três pontos. Nos locais indicados estariam as chaves premiadas.
Em menos de duas horas, as ruas de Paracatu foram tomadas por inúmeros interessados no prêmio em dinheiro.
“Espero que alguém que esteja realmente precisando encontrar o tesouro”, disse o influenciador.
Pouco tempo depois, o perfil do influenciador divulgou uma foto da igreja da Praça do Santana, dizendo que um dos tesouros estaria lá. A informação fez com que a multidão se deslocasse para o local. Alguns participantes, inclusive, escalaram as paredes da igreja.
Nas redes sociais, César compartilhou as imagens com a legenda “Pô gurizada, aí não!” e continuou a dar dicas da caça ao tesouro nos vídeos seguintes.

Pagamento pelo prejuízo
Ao g1, César Rincón afirmou que o intuito não foi promover nenhuma confusão, mas que o objetivo era retribuir, em forma de agradecimento, tudo o que Paracatu o proporcionou.
“Paracatu sempre me abraçou de uma forma que não dá para explicar. Então como forma de agradecer fiz essa caça ao tesouro”, afirmou.
O influenciador disse, ainda, que assumirá total responsabilidade e vai arcar com qualquer prejuízo que seja constatado pelas investigações da Polícia Civil. Contudo, disse não ter conhecimento da ocorrência registrada pela PM, que confirma a depredação ao patrimônio público.
“Se tiver havido vandalismo, com toda certeza devo pagar a multa”, disse.
O que dizem as polícias e prefeitura
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Igor Santos repudiou a ação promovida pelo influenciador. Ele afirmou que irá acionar o Ministério Público para que uma multa seja aplicada aos organizadores da caça ao tesouro.
“É muito legal ganhar carros, prêmios, mas existe um limite para isso. Depois é muito fácil dizer que precisa melhorar as praças da cidade”, afirmou o prefeito.
Segundo a PM, um boletim de ocorrência foi registrado para que providências sejam tomadas.
Já a Polícia Civil contou que ao ser acionada encaminhou um grupo de peritos para os locais indicados, que coletaram vestígios que podem contribuir para as investigações. Até o momento ninguém foi preso.
Cine Theatro São José
Escrito por Antônio Santa Cruz Calvário (Tonico da Dona Minervina)

Para falar do saudoso “CINE THEATRO SÃO JOSÉ”, basta apenas dar uma volta no tempo e deixar-se ir pela imaginação para poder resgatar esta nostalgia, bem lá do fundo do túnel, para que possamos viver um pouquinho dessa fantástica fábrica de “faz de conta” que é, e que foi o nosso querido e inesquecível cinema de Bicas. Quanta lembrança nos traz os lindos momentos que o cinema de Bicas nos proporcionou. A televisão na época, anos 1960, era privilégio apenas dos bens sucedidos, financeiramente. Essa regalia ainda demorou por um bom tempo para chegar às casas dos menos favorecidos.
E, assim, eu como tantos outros da minha idade, fomos sem dúvidas os protagonistas dessa magia que era curtir um cineminha, desde as inesquecíveis matinês, aos domingos, às 10 horas, como também as sessões das 18h e 20h, quase sempre lotadas. Simplesmente, por que não havia outra diversão. O entusiasmo e as novas descobertas sempre falavam mais alto, quando chegava um enorme cartaz anunciando um filme novo… Despertava a nossa atenção, e ao passarmos em frente ao cinema, acompanhávamos o Chicão a fixar os cartazes, pregando com tachinhas nos quadros fixados nas paredes as fotos, onde se via estampadas algumas cenas dos filmes. Só isso já era gratificante! Estar ali, debruçado em uma das cancelas, vendo e acompanhando, passo a passo, o trabalho do Chicão, que também pintava faixas e cavaletes com propaganda dos filmes e os levava para serem afixados em locais de movimento de pessoas. O Chicão também trabalhava nas oficinas da Estrada de Ferro Leopoldina e, nas horas de folga, consertava os nossos fuscas.
Era realmente fantástico ver as longas e pesadas cortinas se abrirem dando lugar à imagem projetada na tela branca. A projeção era um trabalho do funcionário Gote (Iguatemi Índio do Brasil), que durante o dia trabalhava na Fábrica de Calçados Almirante. Antes do início, enquanto se esperava abrir as cortinas, ouvíamos músicas suaves, quase sempre uns boleros cantados por Gregório Barrios, Pedro Vargas e outros. Como era gostoso chegar atrasado, ao som do jornal esportivo do Canal 100, onde tínhamos a oportunidade de ver um trecho da partida de futebol entre Botafogo e Flamengo, realizada na semana anterior, e ter que procurar no escurinho do cinema, um lugarzinho vago, entre uma cadeira e outra, permanecendo sempre abaixado, para não atrapalhar os que ali já estavam com os olhos grudados na tela. Pois nem sempre o lanterninha se fazia presente para nos acompanhar até o suposto assento vago.
Os eternos apaixonados namoravam sem se preocupar com o que estava sendo exibido. Bastava um estalo de bolas de chicletes para que formasse um coro, de pedido de silêncio. Quanta lembrança nos traz os casais de namorados, onde reinava o cavalheirismo, comprando os ingressos com o Dalton Retto, com o Décio ou com o Duílio. Na portaria, recebendo os ingressos, estava o Sr. Chico Retto ou o Sr. Gentil de Almeida, sócios do cinema, muito gentis e cavalheiros, sempre acompanhados de um fiscal de menor que quando tinha um caso complicado, recorria ao Delegado, Bacharel José Maria Veiga, que em poucos minutos resolvia o problema e mandava colocar uma pedra em cima.
Uma hora antes do início das sessões, formava-se uma enorme fila para compra de ingressos, que se estendia mais ou menos até o casarão do Cel. Joaquim José de Souza, onde hoje, no local, está a agência do Banco do Brasil. Também se formava uma fila para a entrada no cinema. Todos que viveram essa época foram testemunhas dos movimentos de pessoas que ficavam transitando em frente ao cinema, num vai e vem, entre o jardim da igreja e a travessia da linha do trem, no início da Rua dos Operários, o famoso “footing”, onde, quase sempre começavam os namoros.
Essas eram as emoções de um tempo, que ficaram perdidas para sempre no seu próprio tempo, talvez na esperança de que um dia alguém possa reerguer um pouquinho desse nosso passado para a nossa querida cidade de Bicas, e por que não, sonho de alguns, poderem presenciar, mais uma vez, as antigas portas do nosso “CINE THEATRO SÃO JOSÉ” se abrirem novamente, nem que seja em outro local, pois o antigo imóvel, onde funcionava o cinema, foi demolido, porque, reverenciar ao nosso passado, é uma forma de agradecer a Deus pelo presente e nos reconciliarmos com nós mesmos, o nosso futuro!
Briga de trânsito tem cinco presos e ameaças com machadinha e arma de fogo em Juiz de Fora
Confusão começou após dois motoristas baterem os carros na Rua José Rosa de Araújo, no Bairro Granjas Betânia.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
Uma briga de trânsito com machadinha e arma de fogo terminou com cinco pessoas detidas na terça-feira (7) no Bairro Granjas Betânia, em Juiz de Fora.
Segundo a polícia, a confusão começou após dois motoristas baterem os carros na Rua José Rosa de Araújo. Depois de ameaças verbais, o condutor de 32 anos pegou uma machadinha no veículo para atacar o outro envolvido, de 38.
Ao ser ameaçado, o homem, de 38, foi até a casa do motorista, de 32, e os dois se agrediram fisicamente. Um terceiro suspeito, de 46, que passava pelo local, viu a briga e sacou uma arma de fogo. Ele estava acompanhado de outras duas pessoas e não tinha porte liberado.
Todas as cinco pessoas envolvidas na ocorrência foram presas e levadas para a delegacia.
Medalha Paulo Roberto Bassoli 2023 reconhece 23 legados ao esporte da cidade
Por Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Juiz de Fora
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) entregou na noite desta segunda-feira, 6, a Medalha do Mérito Esportivo Professor Paulo Roberto Bassoli de 2023. No pódio deste ano, proposto pelo Legislativo, pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Panathlon Club, estiveram 23 atletas e paratletas profissionais, amadores, instituições e pessoas empenhadas no desenvolvimento do esporte no município e na região.
Abrindo o encontro, o presidente da CMJF, Zé Márcio-Garotinho (PV), destacou a importância de momentos como esse tanto para o reconhecimento de ações já realizadas para o esporte quanto para o incentivo de novas iniciativas. “Que seja um lembrete constante do impacto positivo de seus esforços. Que Juiz de Fora continue sempre celebrando o espírito esportivo”, lembrando que os servidores da Câmara organizaram um livreto virtual com um perfil de cada homenageado.
O presidente da Comissão de Esporte e Lazer, vereador Tiago Bonecão (CIDADANIA), comparou a pluralidade dos contemplados com a própria dinâmica de modalidades esportivas. ”O esporte promove a saúde física e mental, unindo pessoas de diversas origens em um objetivo comum. Essa medalha representa o suor, a resiliência e a dedicação de indivíduos e organizações que defendem o esporte na cidade”.
Após cada um dos presentes receber as medalhas e o certificado do Mérito Esportivo Professor Paulo Roberto Bassoli, foi a vez de Victor Souza Gomes, representando a empresa homônima, falar em nome de todos os medalhistas. “Os exemplos do valor do esporte são incontáveis. Menos dúvidas ainda estão sob as evidências comprovando os benefícios das atividades físicas na vida das pessoas”, defendendo que o papel também da iniciativa privada na promoção do esporte.
Confira a lista dos agraciados em 2023:
Alpha Associação Desportiva de Juiz de Fora
Associação Desportiva Juiz de Fora – ADJF
Anderson Pontes Tavares
Aristides Rocha Ribeiro de Castro – Tidinho
Botafoguinho Futebol Clube
Daniel Godoy Martinez
Francisco dos Santos Ribeiro Netto
Gilson Aparecido de Oliveira
JF Vôlei
Jorge de Souza
José Luis Silva Peixoto
José Márcio Bastos dos Santos
Luciano Jorge de Oliveira
Marcelo de Oliveira Matta
Martilei Rodrigues de Azevedo
Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Pedro Delmonte Júnior
Renata Lacerda
Renato Miranda
Roberta Stopa
Sergio Schmidt de Andrade
Souza Gomes – Projeto Corretor Corredor
Victor Henriques de Almeida
Operação Força Total: PM cumpre mandados e dois homens são presos em Mar de Espanha
Foi realizada nesta terça-feira 07/11, pela Polícia Militar, a operação Força Total, cumprindo mandados de prisão que resultaram na detenção de dois homens no bairro Monte Líbano em Mar de Espanha.
Segundo informações da Polícia Militar, eles possuem 30 e 33 anos de idade e foram presos por descumprimento de medidas restritivas de liberdade e por medidas restritivas contra a mulher.
Ambos foram localizados em suas residências e receberam voz de prisão, sendo conduzidos para Santa Casa de Mar de Espanha onde foram realizados os exames de corpo de delito. Em seguida, foram apresentados a delegacia de plantão em Juiz de Fora.
Idosa fica ferida após carro perder o freio e cair em arquibancada de campo de futebol
Veículo andou por cerca de 100 metros e subiu na calçada antes da queda
Camilla Kind* @camillakind – Jornal HOJE EM DIA
Uma idosa de 66 anos ficou ferida nesta terça-feira (7) após o carro onde ela estava perder o freio e cair de uma altura de quatro metros dentro da arquibancada de um campinho de futebol no bairro Santa Clara, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirá-la do veículo. O irmão da idosa relatou aos militares ter parado o carro para auxiliá-la a descer, só que o veículo perdeu o freio, andou por cerca de 100 metros, subiu na calçada e acabou caindo na arquibancada, que não tem muro.
A senhora apresentou suspeita de fratura no tornozelo e trauma de face. Foi conduzida pelos Bombeiros para o Hospital Risoleta Neves, na região de Venda Nova. A Polícia Militar compareceu ao local para demais procedimentos necessários em acidente de trânsito.
* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim
Concurso da PMMG oferece vagas para Juiz de Fora e mais 17 cidades; veja os detalhes
Ao todo, são quase três mil vagas; lotação é para 18 diferentes cidades
Por Tribuna de Minas
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) está com concurso aberto para seleção de soldados, que irão incorporar o quadro em 2024. No edital para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar, são ofertadas 2.901 vagas. A remuneração básica inicial para o soldado de segunda classe é de R$ 4.360,83, referente à carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições para o concurso começam no dia 8 de janeiro e seguem até o dia 6 de fevereiro de 2024. O processo deve ser feito exclusivamente pelo site da corporação. Para a candidatura, será cobrada uma taxa no valor de R$ 101,00. Os soldados podem atuar em 18 municípios mineiros, incluindo as cidades de Juiz de Fora, Ubá e Belo Horizonte.
Para participar do concurso da PMMG é preciso ter entre 18 e 30 anos, ensino superior, Carteira Nacional de Habilitação válida com categoria “B”, altura mínima de 1,60, além de aptidão física e psicológica. As provas estão previstas para o dia 10 de março de 2024 e serão aplicadas presencialmente nas cidades de atuação. As informações completas podem ser conferidas no edital disponível no site da PMMG.