Mercadorias e drogas avaliadas em R$ 50 milhões são apreendidas em aeroportos da Zona da Mata e de BH

Produtos tinham como destino uma importadora de Juiz de Fora, segundo investigações da Polícia Federal

Por Pâmela Costa – Tribuna de Minas

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal apreenderam 39 toneladas de produtos ilegais importados, dentre eles 152kg de haxixe escondidos em caixas. As apreensões foram feitas no Aeroporto Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), em Goianá, e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins). A PF classificou o resultado da operação feita como “a maior apreensão de haxixe em carga estrangeira”.

Segundo a PF, a atividade começou a ser realizada nesta quarta-feira (29), no Aeroporto de Confins, na capital do estado. Ali, foram identificados 152kg de haxixe escondidos dentro de caixas metálicas e misturadas com outras mercadorias de origem estrangeira. 

Importadora é de Juiz de Fora

Conforme demonstraram as investigações federais, a carga tinha como destino uma empresa importadora sediada em Juiz de Fora. Isso fez com que fosse rastreada outra mercadoria que vinha para a mesma importadora.

A segunda carga, da mesma empresa, estava endereçada ao Aeroporto Regional da Zona da Mata. A ação de fiscalização no local foi feita na quinta-feira (30), conforme informou a concessionária que administra o aeroporto. Segundo a assessoria de imprensa, o aeroporto “recebeu nesta quinta-feira (30) operação da Polícia Federal e demais órgãos competentes para vistoria de volumes lacrados recebidos em seu terminal de cargas”. A concessionária informou ainda que “a ação foi concluída sem qualquer impacto aos voos”.

Dois caminhões com mercadorias

Somente no local, de acordo com a PF, foram carregados dois caminhões da Receita Federal do Brasil, repletos de mercadorias. Os produtos foram levados por meio de escolta federal até Belo Horizonte para análise.

Juntas, as duas apreensões contabilizaram 39 toneladas de produtos estrangeiros que – até o momento, estão sob suspeita de irregularidades – além dos 152kg de haxixe, qualificado como tráfico internacional de drogas. Toda a mercadoria foi avaliada em cerca de R$ 50 milhões.

Campeonato Interno de Futebol “José Vieira”

E a bola vai rolar! Os primeiros jogos do Campeonato Interno de Futebol “José Vieira”, em homenagem ao ilustre ícone do futebol biquense, vão acontecer neste fim de semana. Confira os jogos da primeira rodada!

Prefeitura Municipal De Bicas
Construindo um futuro melhor!
ADM: 2021-2024

Declaração MEI 2024 | Prazo se encerra nesta sexta-feira, 31/5

Homem mata irmã a facadas durante almoço de família em Juiz de Fora

Crime aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), no Bairro Santa Cruz. Suspeito fugiu, mas acabou preso pela Polícia Militar.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
30/05/2024 16h29 Atualizado há uma hora

Um homem de 59 anos matou a irmã, de 55, a facadas durante um desentendimento em um almoço de família no início da tarde desta quinta-feira (30) no Bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora.

Conforme informações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), o Samu foi acionado, ainda tentou reanimar a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos na barriga.

O homem fugiu do local, porém acabou preso. Segundo informações de testemunhas à polícia, a briga teria sido motivada devido a uma obra em um imóvel da família.

Há 20 anos, em 31/05/2004, O MUNICÍPIO publicava: A cidade em Revista/ Buracovia 267 / Crônicas de Júlio Vanni, Amilcar Rebouças, e Nelson Ramos / Notícias de Maripá de Minas / Entrevista: Dra. Eliane Abdo Barreto / Câmara Municipal de Bicas / Coluna do Zé Arnaldo / Sociais

Bicas 100% Led

Secretário Rafael Lanini no workshop da Eletrobras – Cepel

O Município de Bicas, através do secretário de Administração, Rafael de Souza Lanini, foi convidado a participar do workshop Avanço da eficiência energética no setor de iluminação pública, no CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, uma vez que Bicas efetuou a eficiência energética em 100% para Led, sendo referência nacional do Programa Procel-Reluz, que trouxe mais qualidade de vida para a população, inovando, modernizando e melhorando sobremaneira a segurança e o bem estar de todos.

Avó suspeita de torturar o neto de 1 ano é presa

Avó suspeita de torturar o neto de 1 ano é presa no Rio de Janeiro

Mãe de criança notou feridas e inchaço e constatou lesões em hospital

Redação Terra
29 mai 2024 – 10h36
(atualizado às 11h12)

A avó foi indiciada por turtura e presa pela Polícia Civil, que registrou o caso na 58ª Delegacia – Foto: Divulgação/PCERJ

A avó de uma criança de 1 ano foi presa no bairro Rocha Miranda, no Rio de Janeiro, suspeita de torturar o próprio neto, na terça-feira, 28. O crime teria acontecido na casa da mulher, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo informações da Polícia Civil, a avó sempre criticou a gravidez –supostamente indesejada– da filha dela. Porém, ela cuidava do bebê enquanto a mãe saía para trabalhar.

No último dia 8, a mãe do menino percebeu que ele tinha feridas nas costas e um “inchaço enorme” no rosto. A criança foi levada a um hospital e ficou internada em estado grave. Exames foram realizados e constataram as lesões por agressão.

A avó foi indiciada por tortura e presa pela Polícia Civil, que registrou o caso na 58ª Delegacia.

Há 30 anos, em 31/05/1994, O MUNICÍPIO publicava: Associativismo e cooperação / Crônicas de Frank Granado, Júlio Vanni, Nelson Ramos e Walter Lhamas / Pequeri em Foco / Sociais

 

Os circos

Escrito por Antônio Santa Cruz Calvário
(Tonico da Dona Minervina)

Os circos foram, por muito tempo, uma das principais formas de lazer nas cidades do interior.

Nos fins da década de 50, e princípio da de 60, era um motivo de grande alegria a chegada de um circo em Bicas. Quase sempre eram montados num então grande terreno, situado no centro do Bairro Santana, normalmente, uma armação desmontável, coberta com uma lona. Eram destinados a espetáculos de variedades, acrobacias, com malabaristas, contorcionistas, mágicos, palhaços e outros personagens que buscam divertir e surpreender o público. O palhaço é uma figura inocente e divertida que está no imaginário das pessoas, há muito tempo.

A magia do circo nos remete a algo incrível, fazendo-nos viajar na alegria do palhaço, nas acrobacias e criatividade dos seus artistas.

Ao chegar um circo na cidade, era de costume, na véspera da estreia, fazerem um desfile com os seus artistas e os animais nas principais ruas, apresentando um bonito espetáculo. Normalmente, as pessoas saiam de suas casas para assistirem a apresentação e se
manifestavam com muitas palmas. Quase sempre o palhaço ia na frente com sua perna de pau e um megafone cantando: “Hoje tem marmelada?” “Hoje tem goiabada?” Hoje tem macacada?” … e a criançada respondia: “Tem sim senhor”… Em seguida, ele perguntava: “E o palhaço o que é?” … Todos respondiam: “É ladrão de mulher”. Os leões, macacos, cachorros etc desfilavam em suas jaulas e o elefante era puxado por uma corda.

Eu me lembro que, juntamente, com outros meninos, éramos contratados pelo dono do circo para acompanharmos o desfile e fazer coro com o palhaço. Para compensar o nosso trabalho, após o término do desfile, ele fazia uma marca em nossos braços com uma tinta azul, para sermos identificados na portaria  e assistirmos ao espetáculo de graça.

As apresentações ficavam sempre cheias. Para se conseguir um bom lugar nas arquibancadas, o espectador tinha que chegar cedo e enfrentar uma grande fila. Também, eram oferecidas poltronas perto do picadeiro, com um preço mais alto.

Faziam parte das apresentações: os palhaços, mágicos, contorcionistas, trapezistas, as vezes tinham o globo da morte, também, a apresentação dos animais, como leões, elefantes, macacos, cães, girafas etc. Depois da apresentação dos artistas, eles apresentavam um teatro dramático, que prendia a atenção dos espectadores, ao ponto de, no final da apresentação, muita gente ficar com lágrimas nos olhos. Às vezes, apresentavam uma comédia que proporcionava muitos risos.

O circo, na época, era muito esperado pelos biquenses. Proporcionava-nos bons momentos de distração, emoção, risos e muito suspense, com um grande silencio na apresentação dos trapezistas. Eu e outros meninos íamos durante o dia ao local, onde o circo estava armado, para vermos os animais de perto, rir das macaquices dos macacos, ver o banho dos elefantes etc, mas…. o nosso principal objetivo era ver de perto as lindas trapezistas, quase sempre filhas do dono do circo. Como foi bom ser menino naquela época.

Pré-candidato a vereador é executado durante reunião política

Pré-candidato a vereador é executado durante reunião política em Guarujá (SP)

Pré-candidato a vereador é morto a tiros durante reunião política em Guarujá (SP). O crime ocorreu na última sexta-feira, 24, e imagens de câmera de segurança mostram a ação. O empresário Edgar do Fort (Avante) foi executado com ao menos 10 disparos por três homens em uma reunião política que ocorria em seu escritório. O local é o mesmo em que Thiago Rodrigues, pré-candidato à prefeitura da cidade, foi morto em dezembro de 2023; a polícia investiga. Reprodução/Câmera de segurança