Festival gastronômico JF Sabor apresenta 61 receitas em 2024

Começa nesta sexta-feira, 13 de setembro a 22ª edição do JF Sabor: o maior e mais antigo festival gastronômico de Juiz de Fora e região. Promovido pela Regional Zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel ZM, o festival traz o tema “O Mundo em Minas”, uma homenagem à influência dos imigrantes que chegaram a Juiz de Fora e influenciaram nossa culinária.  São 51 marcas participantes, 70 pontos de venda e 61 deliciosas receitas que poderão ser degustadas em lanchonetes, padarias, bares e restaurantes inscritos em todas as regiões de Juiz de Fora, até o dia 27 de outubro.

Os pratos concorrem em nove categorias: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, self-service, sobremesas/ confeitaria, petiscos/porções e prato principal. O desafio dos chefes foi buscar ingredientes e modos de fazer dos imigrantes que se fixaram em Juiz de Fora durante a história da cidade, trazendo-os para a nossa culinária mineira, utilizando como ingredientes obrigatórios a cachaça e /ou a mandioca. Estão representados no festival as culinárias italiana (35 pratos), portuguesa (9), alemã(6), Libanesa(4),  japonesa(3) e de países africanos (4).

“O JF Sabor O Mundo em Minas renova o compromisso da Abrasel com a cozinha mineira que atrai turistas de toda parte do mundo. Ao mesmo tempo, ressalta as influências de cozinhas e ingredientes dos imigrantes que vieram de outros países e continentes e que contribuíram pra riqueza e diversidade da gastronomia de Juiz de Fora. E como sempre, o cliente tem opção de pratos do JF Sabor desde o café da manhã até o jantar”, revela a presidente da Abrasel ZM,  Francele Galil.

Galil argumenta ainda que “a gastronomia mineira já representa 30% do atrativo turístico de Minas Gerais e que os temas escolhidos  para o JF Sabor nos últimos anos vão ao encontro do processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas Gerais”. Esse processo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) – por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico –  declarou a mandioca como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, em 2023.

A competição

Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado. A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores. O júri técnico

formado por 23 especialistas inicia as visitas aos estabelecimentos a partir do dia 23 de setembro. Eles avaliarão cinco quesitos: Criatividade e relevância cultural; Harmonia: sabores e técnicas de cocção; Apresentação e estética ; Aplicação do(s) ingrediente(s) obrigatório(s) e Utilização do material de divulgação do JF Sabor.

O público tem acesso aos pratos e vota através do site www.jfsabor.com a partir do dia 13. Os critérios avaliados pelos clientes são apresentação, sabor e atendimento. Nos restaurantes o QRcode que direciona o público ao site está disponível nas mesas, no banner de entrada e nos flyers que acompanham os pedidos do delivery. “Este ano, além de premiar os três melhores pratos em cada categoria, o público vai escolher a melhor equipe de atendimento do festival, que receberá o prêmio de R$5 mil ofertado em parceria com o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Similares, Turismo e Lavanderias de Juiz de Fora e região-Sindecohtul”, anuncia Francelle Galil.

JF sabor em números

“Nossa expectativa é tentar superar os resultados do festival de 2023, atraindo ainda mais clientes a provar o melhor da nossa gastronomia. Já iniciamos com 11 receitas a mais, mais pontos de venda e 15 dias a mais de festival se comparado ao ano passado”, revela Francelle Galil.

Número de receitas: 50 receitas Número de estabelecimentos: 50 Pratos comercializados: 8.494 em 31 dias Comercialização direta dos pratos: R$497.986,50 Estimativa é que o faturamento seja em torno de 25% maior já que o cliente, na maioria das vezes, consome outros produtos oferecidos pela casa, principalmente bebidas. Receita média/dia do festival: R$16.064,08 Aumento Faturamento: média de 20% em 91% das casas participantes

De acordo com a pesquisa realizada pela Abrasel entre os participantes do festival, cerca de 30% das casas realizaram pelo menos uma contatação durante o JF Sabor em 2023. Em trinta dias de evento foram comercializados 8.494 pratos, o que representou cerca de R$ 500 mil em comercialização direta, com receita média/dia de R$16.064,08. “Esse é o valor contabilizado apenas com a comercialização dos pratos. Mas a estimativa é que o faturamento seja em torno de 25% maior já que o cliente, na maioria das vezes, consome outros produtos oferecidos pela casa, principalmente bebidas”, explica Galil.

Cachoeira histórica seca completamente em região que não chove há mais de 100 dias em MG; veja antes e depois

Cachoeira do Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, começou a entrar em estado crítico há 15 dias e secou por completo nesta semana.

Por Thaís Fullin, TV Integração — Santa Cruz de Minas
13/09/2024 07h16 Atualizado há 35 minutos

Cachoeira do Bom Despacho completamente seca em Santa Cruz de Minas — Foto: Robson Panzera/TV Integração

Leia a matéria, na íntegra, AQUI

Jantar de lançamento do JF Sabor 2024

Fonte: jornal Tribuna de Minas – Coluna Cesar Romero – 12 de setembro de 2024

O momento está chegando!

Prepare seu paladar para uma explosão de sabores internacionais com o tema “O Mundo em Minas”. 🌍✨
São 61 receitas de dar água na boca, em nove categorias: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, self-service, sobremesas / confeitaria, petiscos/porções e prato principal.

De pratos africanos a japoneses, passando por tradições italianas, alemãs e muito mais, nossos chefs estão prontos para surpreender você com as melhores criações. 🍣🍝🥘

E você vai ajudar a escolher o melhor prato votando através do site http://www.jfsabor.com .

📅 A partir de 13 de setembro tem um mundo de sabores esperando por você!
Está pronto para essa viagem?

➡ Confira as casas participantes em jfsabor.com.br

#JFSabor #ContagemRegressiva #oMundoemMinas 

‘Meu filho vai crescer sem o pai’, diz esposa de motociclista que morreu enquanto levava ela para o trabalho em Juiz de Fora

Thiago Lopes, de 40 anos, foi prensado contra um carro e não resistiu aos ferimentos. Acidente aconteceu na manhã da segunda-feira (9), no Bairro Aeroporto.

Por Luiza Sudré, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
11/09/2024 15h36 Atualizado há 18 horas

Thiago Lopes, motociclista que faleceu com a esposa e filho — Foto: Arquivo Pessoal

“O Thiago era a minha base, ele foi um ótimo marido pra mim e um pai excelente para o nosso filho”, contou Angélica Ferrari, esposa de Thiago Lopes, o motociclista de 40 anos que morreu em um acidente de trânsito enquanto a levava para o trabalho.

O acidente, que envolveu dois carros e uma moto aconteceu na manhã de segunda-feira (9), no Bairro Aeroporto, em Juiz de Fora. Segundo a Polícia Civil, o caso foi encaminhado para a 2ª Delegacia.

De acordo com esposa da vítima, Thiago trabalhava como salgadeiro e os dois estavam juntos desde que ela tinha 15 anos.

Ele nunca deixou faltar nada para a gente, mesmo com sacrifício lutou para colocar as coisas dentro de casa. Agora o que me resta é um buraco enorme no peito”, disse Angélica.

Emocionada, a mulher conta, ainda, que o marido era um excelente pai e apaixonado pelo filho Gabriel, de 10 anos, e, por isso, além da relação afetiva, fazia de tudo pela família. 

“Não sei de onde vou tirar forças para criar o meu filho agora, a falta que ele vai fazer para o Gabriel é muito grande. Um filho crescer sem o pai é uma enorme tristeza”.

Thiago Lopes, motociclista que faleceu com a esposa — Foto: Arquivo Pessoal

O acidente aconteceu na manhã de segunda-feira (9) entre dois carros e uma moto no Bairro Aeroporto, em Juiz de Fora. A vítima levava a esposa para o trabalho no momento da batida.

Acidente foi registrado perto do Ginásio Municipal de Juiz de Fora — Foto: Gabriel Landim/TV Integração

A reportagem da TV Integração esteve no local e apurou que um dos automóveis envolvidos no acidente seguia pela Rua José Apolônio dos Reis, quando parou para virar à esquerda em outra rua.

Thiago freou, mas o veículo de trás não viu a tempo e atingiu a moto, que ficou prensada contra o carro da frente.

O motociclista foi socorrido pela equipe do Samu com traumas graves, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no HPS. Angélica sofreu ferimentos nas pernas e também foi levada para a unidade de saúde.

Motociclista chegou a ser atendido pelo Samu em Juiz de Fora — Foto: Gabriel Landim/TV Integração
 

Primavera Live Shop nesta quinta-feira, 19h

Gabrielzinho é recebido em Juiz de Fora com festa por alunos de faculdade

Nadador, que ganhou três medalhas de ouros nas Paralimpíadas de Paris, comemora carinho dos amigos; na sexta, ele desfila no carro dos Bombeiros

Por Davi Sampaio*
11/09/2024 às 15h07- Atualizada 11/09/2024 às 16h53

Gabrielzinho é recebido com festa na faculdade após três ouros nas Paralimpíadas (Foto: Vinícius Oliveira/Assessoria UniAcademia)
O nadador Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, vencedor de três medalhas de ouro nas Paralimpíadas de 2024 e eleito pela principal televisão francesa como a estrela da competição, chegou a Juiz de Fora na terça-feira (10). Nesta quarta (11), foi recebido com festa na UniAcademia, onde faz faculdade de jornalismo. Os alunos, com balões nas mãos, se posicionaram em duas fileiras para receber o paratleta. Gabrielzinho desfilou entre os colegas de faculdade e comemorou a receptividade.

“Agradeço a todo mundo que torceu e mandou energias positivas, isso contribuiu para o amasso em Paris. Principalmente ao João e Caio (colegas de turma que estiveram nas Paralimpíadas), que conseguiram transmitir todo o apoio de vocês, assistindo ao espetáculo de perto. Paris virou baile”, disse o paratleta radicado em Juiz de Fora, sob gritos e aplausos dos alunos e professores.

A recepção foi organizada pela coordenadora do curso de jornalismo, Gilze Bara. À Tribuna, ela conta que é fã de Gabrielzinho há anos. “Nas Paralimpíadas de Tóquio, acordava de madrugada para assistir. Essa recepção, agora, foi superespecial, porque já temos laços com eles. Os estudantes acompanharam ele em Paris e queriam recebê-lo com carinho. Ele ficou emocionado, percebeu que era algo muito genuíno”, afirma.

Gabrielzinho é recebido com festa na faculdade após três ouros nas Paralimpíadas (Foto: Renata Vargas)
Cursando o quarto período de Jornalismo, Gabrielzinho já revelou o desejo de trabalhar com futebol. Ele é cruzeirense fanático e fã de Neymar, que enviou um vídeo de parabéns pela atuação do nadador mineiro nas Paralimpíadas. De acordo com Gilze, algumas adaptações foram feitas na mesa da sala para que o atleta se sinta confortável. “A cada disciplina, os professores também escutam o que ele tem a dizer, para atendê-lo da melhor maneira possível. Todos falam que ele é um aluno muito interessado, que presta atenção e faz colocações bacanas sobre os assuntos debatidos. Não é só dedicado à natação, mas a tudo que faz”, diz a coordenadora.

Depois da recepção da faculdade, o próximo compromisso de Gabrielzinho em Juiz de Fora é na sexta-feira (13), a partir das 10h. Ele e o treinador Fábio Antunes vão circular pelas principais ruas da cidade em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Às 14h, eles vão para uma coletiva de imprensa no Colégio Academia. Já no sábado (14), o paratleta vai a Corinto, sua cidade natal.

Mulher é morta com sete tiros a caminho do trabalho em MG; suspeito é o ex-companheiro

A filha da vítima contou que a mãe e o suspeito tinham um relacionamento conturbado, marcado por idas e vindas. Ele foi preso com seis munições e um aparelho celular.

Por g1 Zona da Mata — Carangola
11/09/2024 07h14 Atualizado há 2 horas

Magda Pinheiro Magalhães tinha 36 anos. Ela foi morta com pelo menos sete tiros / Foto: Rádio Muriaé

Uma mulher de 36 anos foi morta com sete tiros a caminho do trabalho na manhã de terça-feira (10) em Carangola, na Zona da Mata mineira. O suspeito é o ex-companheiro dela, de 60 anos, com quem a vítima havia terminado o relacionamento há cerca de dois meses.

Segundo a PM, a vítima trabalhava na localidade rural São Bento. O corpo foi encontrado caído no chão, com perfurações no rosto, peito e braço.

A filha da mulher contou que a mãe e o suspeito tinham um relacionamento conturbado, marcado por idas e vindas.

Disse, ainda, que o suspeito sempre demonstrou ser muito ciumento, perseguia a vítima e rodeava a casa onde ela morava, ao ponto dela instalar uma câmara de segurança na residência.

Ainda conforme a filha, os dois terminaram há dois meses e a mãe chegou a estranhar o fato do suspeito não ter a incomodado como das outras vezes. Neste período, a mulher estaria conhecendo uma nova pessoa.

Diante das informações, a polícia foi até a casa do suspeito, que alegou não saber da morte da mulher. Ele confirmou aos militares que teve um relacionamento conturbado com a vítima e disse que ela apresentava variações de humor e arrumava as malas para ir embora frequentemente.

Na casa dele foram apreendidas seis munições e o aparelho celular, e o suspeito levado para a delegacia.

A sorte de Bicas

Escrito por Antônio Santa Cruz Calvário
(Tonico da Dona Minervina)

Sabemos que as Estradas de Ferro tiveram importante papel histórico na formação e desenvolvimento de certas regiões. É importante enfatizar que a Ferrovia promoveu um desenvolvimento econômico na região, contribuindo para facilitar o transporte da produção cafeeira, leiteira, pecuária e passageiros.

A história do trem de ferro em nossa região começou no ano de 1879, quando o engenheiro encarregado da obra e de colocação dos trilhos foi o Dr. Pedro Betim Paes Leme, o nome da Estrada de Ferro era União Mineira, que, em 1898, por dificuldades econômicas e falta de pagamento aos credores Ingleses, a The Leopoldina Railway encampou a citada Ferrovia.

A sorte de Bicas

O projeto original da Ferrovia previa que os trilhos deveriam partir do Povoado de Santa Helena, seguir em direção a cidade de Guarará e de lá para Rochedo de Minas; mas, tendo em vista que um grande fazendeiro do município de Guarará, que nem com uma boa indenização, permitiu a colocação dos trilhos em sua propriedade.

Dessa forma, o engenheiro não teve outra alternativa a não ser alterar o projeto, e de Santa Helena desviou o trajeto em direção ao Arraial das Taboas (Bicas), seguindo para Rochedo de Minas.

Essa alteração no projeto original acarretou aumento na quilometragem e nos custos da obra, mas foi a única saída. Não fosse a atitude do referido fazendeiro, hoje Bicas não seria essa cidade bonita e desenvolvida, e sim um pequeno Distrito de Guarará.

Fonte: Informações de um Sr. idoso estudioso e apaixonado por ferrovias

Eleições 2024 em Bicas (MG): veja os candidatos a prefeito e a vereador

Veja a lista completa com nomes, partidos e números de urna dos candidatos a prefeito e vereador em Bicas nas eleições municipais de 2024.

 

Bicas tem 2 candidatos a prefeito e 89 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).

Até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver mudança nas listas dos candidatos. Se houver alteração, a reportagem poderá ser atualizada. A última atualização ocorreu à 01:17 de terça-feira (10).

Os candidatos abaixo aparecem na ordem em que foram divulgados pelo TSE.

Veja quem são os candidatos a prefeito em Bicas

Nome do candidato Partido Número de urna Situação
DELEGADO FEDERAL HELBER PSB 40 Concorrendo
NILO DA AUTOESCOLA PDT 12 Concorrendo

Veja quem são os candidatos a vereador em Bicas

Nome do candidato Partido Número de urna Situação
AILTON MENDES PDT 12000 Inapto
ALEXANDRE BAR ALTA VISAO UNIÃO 44999 Concorrendo
ALEXANDRE SOARES MDB 15001 Concorrendo
ALINE LARA DA SAUDE PSB 40000 Concorrendo
AMANDA CAMILO PDT 12123 Concorrendo
ANA PAULA DA ASSISTENCIA UNIÃO 44666 Concorrendo
ANDERSON BAIXINHO PP 11555 Concorrendo
ANGELICA DA AGUA SANTA PL 22010 Concorrendo
BEATRIZ LOMBARDI REPUBLICANOS 10145 Concorrendo
BIGODE PSB 40576 Concorrendo
BRUNO PT 13613 Concorrendo
CAIO ALHADAS REPUBLICANOS 10000 Concorrendo
CARLA VJC UNIÃO 44144 Concorrendo
CHRIS FARIA DA PROTEÇAO ANIMAL PSB 40321 Concorrendo
CLAUDIO CACAU PDT 12333 Concorrendo
CRISTIANE PSB 40777 Concorrendo
DANIEL MARTINS AVANTE 70000 Concorrendo
DANUBIA BERTELLI PT 13420 Concorrendo
DÉ PT 13123 Concorrendo
DIEGO DA AUTOESCOLA PDT 12111 Concorrendo
DIEGO LAINA BARBEIRO PL 22777 Concorrendo
DILINA UNIÃO 44789 Concorrendo
DIOGO MUNIZ PT 13333 Concorrendo
DONDINHO PSB 40444 Concorrendo
DOUTOR BETO PSB 40555 Concorrendo
DR MAX NEVES UNIÃO 44044 Concorrendo
DR RAFAEL AQUINO MDB 15015 Concorrendo
DUDA REPUBLICANOS 10015 Concorrendo
FERNANDO JOCA PL 22322 Concorrendo
GABY PSB 40234 Concorrendo
GILDER MAROCO MDB 15555 Concorrendo
GRAÇA AMORIM AVANTE 70007 Concorrendo
GURI PP 11130 Concorrendo
IGOR MAIA PT 13456 Concorrendo
ISAIAS MOTORISTA PSB 40040 Concorrendo
JOÃO ADOLFO REPUBLICANOS 10043 Concorrendo
JOÃO PAULO PDT 12000 Concorrendo
JOÃO VICTOR PT 13013 Concorrendo
JOEL MILÃO UNIÃO 44555 Concorrendo
JR PERENCIOLO UNIÃO 44123 Concorrendo
JULIANE CORREA PP 11234 Concorrendo
JUNINHO X-SARACA PT 13888 Concorrendo
LACE UNIÃO 44628 Concorrendo
LEILA MAYRINK MDB 15111 Concorrendo
LEÍSE NOVAES AVANTE 70789 Concorrendo
LEIZA OLIVEIRA PL 22240 Concorrendo
LORO PDT 12012 Concorrendo
LUCINHA COSTUREIRA MDB 15222 Concorrendo
LUIZ TABELINHA PSB 40999 Concorrendo
MALCOM MONTEIRO PT 13000 Concorrendo
MARCELE CRISTINE MDB 15016 Inapto
MARCELO JARDIM PDT 12222 Concorrendo
MARCIA BICHO REPUBLICANOS 10468 Concorrendo
MARIA LUIZA PT 13111 Concorrendo
MARIA ODETE PDT 12120 Inapto
MARILENE DAVID AVANTE 70567 Concorrendo
MARLOS DO LABORATORIO UNIÃO 44000 Concorrendo
MARQUINHO CABELEIREIRO PP 11111 Concorrendo
MATHEUS VIEIRA REPUBLICANOS 10024 Concorrendo
MELISSA TERRA AVANTE 70456 Concorrendo
NATHALIA ROSSI MDB 15000 Concorrendo
NEGO REIS AVANTE 70244 Concorrendo
NETINHO DO ESPORTE REPUBLICANOS 10087 Concorrendo
PASTOR CLAUDIO REPUBLICANOS 10001 Inapto
PASTOR ROBSON AVANTE 70333 Concorrendo
PAULINHO PLANTAS PL 22222 Concorrendo
PAULO CEZAR LIMAO UNIÃO 44444 Concorrendo
PR RICARDO ROSA PSB 40222 Concorrendo
PROFESSOR JORGE MDB 15123 Concorrendo
RANIEL PDT 12122 Concorrendo
RAUL LADEIRA REPUBLICANOS 10123 Concorrendo
REGINA PP 11444 Concorrendo
RENAN DO TÁXI MDB 15620 Concorrendo
RENAN FERREIRA AVANTE 70123 Concorrendo
ROBERTA SOUZA PT 13133 Concorrendo
ROBSON PEIXINHO PL 22122 Concorrendo
ROSELI DO POSTINHO PL 22190 Concorrendo
RUFINO DO PROJETO SOCIAL REPUBLICANOS 10012 Concorrendo
SAMUCA PL 22000 Concorrendo
SARGENTO COUTO PL 22022 Concorrendo
SHIRLEY DA PADARIA PDT 12345 Concorrendo
SILVINHO DOS MACHADOS PP 11011 Concorrendo
TAMARA PP 11222 Concorrendo
TANAUZA MDB 15650 Concorrendo
TARCISIO DA FARMACIA PP 11789 Concorrendo
TONINHO PP 11888 Concorrendo
VICTOR CANDIDO PL 22123 Concorrendo
WALLACE VICTOR AVANTE 70777 Concorrendo
ZEZINHO DO CLORO AVANTE 70222 Concorrendo

Em algumas cidades, o mesmo candidato aparece mais de uma vez na lista. O TSE informa que manterá os nomes na lista, apontando apenas um como apto (“concorrendo”) até o dia da eleição.

Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui para saber mais) e pode ser atualizada em caso de mudança na lista de candidatos a prefeito e vereador da cidade. Caso você perceba algum erro, por favor nos informe por meio do formulário disponível neste link.

Após “bebedeira”, jovem de Guarani sofre aborto em Rio Novo e descarta o feto “temendo os familiares”

BEBIDAS, ABORTO E DESCARTE DE FETO: UMA TRISTE HISTÓRIA QUE INICIA EM RIO NOVO E TERMINA EM GUARANI

Reportagem Aristides dos Santos com informações do Tenente Martins, comandante do 3° Pelotão de Polícia Militar de Rio Novo/ imagem “reprodução de rede social”, com confirmação da veracidade dos fatos,via autoridade policial

Disse também M.S.B – 29 anos que, temendo uma represália do familiares, pegou o feto que havia colocado numa sacola plástica e o jogou num quintal que acreditava ser de uma casa vazia, próximo a residência de sua amiga

Um feto foi encontrado morto no quintal de uma residência na Rua São José, no Centro de Rio Novo, na manhã desta segunda. O corpo foi descoberto por um caseiro que trabalhava no local e acionou as autoridades.

A Polícia Militar foi chamada e isolou a área para a realização da perícia técnica. A jovem, identificada e localizada em Guarani, com medo de represália da família, ocultou a ocorrência de seus familiares e também das autoridades policiais, descartando o feto dentro de uma sacola no quintal de uma residência vizinha a de uma amiga, com quem esteve bebendo, imaginando que ninguém residia no lugar.

O trabalho foi iniciado por policiais militares de serviço em Rio Novo (2° BPM) e, em Guarani, recebendo o apoio dos policiais deste município (21° BPM).

As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Civil para esclarecer o caso.

APÓS DILIGÊNCIAS A POLÍCIA MILITAR IDENTIFICOU E LOCALIZOU NO MUNICÍPIO DE GUARANI A JOVEM QUE QUE ABORTOU O FETO E OCULTOU O OCORRIDO DA FAMÍLIA E AUTORIDADES POLICIAIS

Seu depoimento, conforme relato policial:

“Na manhã de ontem (09), militares foram acionados pelo caseiro de uma a casa, a qual os proprietários residem no Rio de Janeiro, dando conta de que ao chegar no seu local de trabalho, por volta das 08h30min, percebeu que havia uma sacola ensanguentada vazia no quintal da casa e ao seguir mais a frente encontrou um feto já sem vida. Acrescentou o referido que a última vez que esteve no local, foi no sábado (07Set24), por volta das 23 horas, e nada foi detectado de anormal no imóvel.

Imediatamente, após receber tal notícia, a Policia Militar, promoveu inúmeras diligências ao longo do dia, a fim de elucidar o fato e identificar a autoria. Após intenso rastreamento, conseguimos uma informação de que a genitora do feto residia em Guarani. Ato contínuo os militares deslocaram até essa cidade, onde localizaram, M.S.B – 29 anos, a qual assumiu ser a genitora do feto encontrado.

Narrou M.S.B – 29 anos, que mora em Guarani e estava passando o final de semana em Rio Novo, na casa de amiga. Acrescentou que na sexta-feira (06Set24) ambas foram para um festa e beberam bastante, e que na madruga de sexta-feira (06Set24) para o sábado (07Set24), disse ter passado mal no interior da casa da amiga, e sem saber que estava gravida abortou um feto, que aparentava estar sem vida, pois, colocou a mão nele e não verificou sinais de vida (de estar mexendo). Relatou ainda, que não contou para sua amiga Isabel sobre o aborto, tendo escondido o feto no interior da casa da amiga, dentro de um sacola plástica.

Já no sábado (07Set24), disse M.S.B – 29 anos, que juntamente com sua amiga foram até o Posto de Saúde de Rio Novo, onde foram atendidas pelo médica de plantão, por estarem ambas passando mal, com a pressão alta, tendo informado a referida médica que havia sofrido um aborto e que a médica lhe pediu um ultra som vaginal, para verificar se tinha ficado algum resto no seu útero.

Disse também M.S.B – 29 anos que, temendo uma represália do familiares, pegou o feto que havia colocado numa sacola plástica e o jogou num quintal que acreditava ser de uma casa vazia, próximo a residência de sua amiga, isso por volta das 04h00min de domingo, dia (08Set24), no momento em que estava retornando de um passeio com mesma amiga, em Rio Novo.

Finalizou M.S.B – 29 anos dizendo que permaneceu na casa citada amiga durante o domingo, vindo a pegar ônibus à tarde para Guarani, às 16h50min, onde lá permaneceu em sua moradia até ser abordada nesta data pela PM.

Mediante os fatos, M.S.B – 29 anos por não estar em situação de flagrante foi liberada, sendo o caso investigado pela Polícia Civil, via Inquérito Policial, confirmado pelo Delegado de Plantão.

A Perícia compareceu ao local onde realizou os trabalhos de praxe e o feto foi encaminhado para o IML e o Conselho Tutelar acompanhou a ocorrência.

Equipes: Cmt 3º Pel , Rádio Patrulha de Rio Novo, Cmt Dst Piau, Aux Operacional