MDA: Margarida Salomão lidera disputa em Juiz de Fora com 45,8%; Ione, com 15,8%, e Charlles Evangelista, com 11,1%, estão tecnicamente empatados

Pesquisa também mostra Júlio Delgado (MDB) com 8,4%, Isauro Calais (Republicanos) tem 2,5%, e Victoria Mello (PSTU) com 0,3%. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa contratada pela TV Integração entrevistou 800 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
05/09/2024 11h32 Atualizado há 4 dias

Pesquisa MDA divulgada nesta quinta-feira (5) com as intenções de voto para prefeito de Juiz de Fora no 1° turno mostra Margarida Salomão (PT) à frente com 45,8% das intenções de voto. Na sequência estão Ione (Avante), com 15,8%, e Charlles Evangelista (PL), com 11,1%, tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Veja os números:

  • Margarida Salomão (PT): 45,8%
  • Ione (Avante): 15,8%
  • Charlles Evangelista (PL): 11,1%
  • Júlio Delgado (MDB): 8,4%
  • Isauro Calais (Republicanos): 2,5%
  • Victoria Mello (PSTU): 0,3%
  • Em branco/nulo/nenhum: 8%
  • Não sabem: 8,3%

A pesquisa contratada pela TV Integração foi realizada presencialmente com 800 pessoas de 16 anos ou mais em Juiz de Fora, entre os dias 2 e 4 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-09949/2024.

A margem de erro é de três vírgula quatro (3,4) pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

O MDA também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:

  • Margarida Salomão (PT): 36,6%
  • Ione (Avante): 7,6%
  • Charlles Evangelista (PL): 6,6%
  • Júlio Delgado (MDB): 3,5%
  • Isauro Calais (Republicanos): 1,0%
  • Outros: 0,4%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6,8%
  • Não sabem: 37,5%

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

  • Margarida Salomão (PT): 26,5%
  • Charlles Evangelista (PL): 26,5%
  • Ione (Avante): 18,4%
  • Isauro Calais (Republicanos): 14,6%
  • Júlio Delgado (MDB): 14%
  • Victoria Mello (PSTU): 12,3%
  • Rejeita todos: 4,1%
  • Rejeita nenhum: 21,4%
  • Não sabem avaliar: 3%

Candidato a prefeito e a vereador são indiciados por compra de votos

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou Victor Simas (Republicanos), candidato a prefeito de Argirita, e Ruimar de Almeida (Mobiliza), candidato a vereador, conhecido como Tio Rui, além de outras oito pessoas relacionadas. Eles são acusados de corrupção eleitoral pelo delegado Andre Luis Dias Lima, de Leopoldina.

As investigações começaram após uma mulher ser presa, no início do mês passado, por suspeita de recrutar e coagir eleitores, fornecendo cartões de vacinação, com endereços falsos, em troca de cestas básicas para que os eleitores transferissem seus títulos para o município.

Ouvindo testemunhas e investigados, um homem, que trabalha em uma fazenda na zona rural, prestou depoimento dizendo que se mudou para Argirita em março deste ano e transferiu o título de eleitor em maio. Após a transferência, os candidatos Victor e Ruimar visitaram a casa, perguntaram se os moradores votaram na cidade e se aceitariam uma cesta básica, entregue por outra pessoa no dia seguinte, além de uma cesta de verduras.

A esposa do homem confirmou o depoimento e acrescentou que Victor perguntou se os filhos estavam na escola, além de se colocar à disposição para auxiliar a família no que precisassem.

Os investigadores também encontraram uma agenda na casa de um tio de Victor, em que havia anotações sobre a campanha eleitoral, sobre cestas básicas, pagamento de prestações de carro, conserto de veículo e de uma obra inacabada. “De acordo com os investigadores de polícia, essas práticas, se comprovadas, podem indicar a compra de votos através da concessão de vantagens financeiras e materiais diretos, o que além de reforçar a tese da fraude eleitoral, configura uma grave violação dos princípios que regem o processo eleitoral”, diz o inquérito policial.

Além disso, há uma lista de nomes vinculados ao partido do candidato a prefeito com as letras “PG”, que indicariam pagamentos realizados. Para a polícia, isso “reforça a hipótese de que recursos financeiros foram distribuídos de forma indevida, possivelmente configurando crime eleitoral”.

Ainda há a verificação, por meio de mensagens via Whatsapp, de que havia o transporte de pessoas para consultas médicas em outras cidades, incluindo Juiz de Fora. Em tese, afirma a investigação, isso aconteceria também em troca de votos e a gasolina seria custeada por Victor.

O indiciamento foi encaminhado para análise da Justiça. No inquérito, ainda não constam advogados que representam as partes citadas. 

Emprego – Vagou, Juiz de Fora – Vagas disponíveis

O “Vagou, Juiz de Fora” é um quadro para divulgação de oportunidades de trabalho disponíveis em Juiz de Fora.

Empresas e pessoas físicas interessadas em divulgar vagas devem preencher o formulário abaixo, indicando os meios para recebimento de currículos. Para pessoas em busca de emprego, basta acessar a página do “Vagou, JF” e conferir as vagas abertas.

A ação busca atender à demanda de empresas e de pessoas físicas em busca de trabalhadores. Além disso, é uma forma de democratizar as oportunidades, fazendo com que a informação chegue àquelas pessoas que procuram por uma vaga em Juiz de Fora.

A Prefeitura não tem participação no processo de seleção das empresas ou acesso aos currículos de candidatos, e não realiza triagem dos mesmos.

Veja as vagas disponíveis AQUI.

Aluna aponta arma para colega em briga e causa pânico em faculdade

Aluna aponta arma para colega em briga dentro de sala de aula e causa pânico em faculdade de Maceió (AL). O caso foi registrado na noite desta sexta-feira, 6, em uma unidade de ensino da Estácio no bairro Jatiúca, na capital de Alagoas. A gravação mostra o desentendimento entre as estudantes; uma delas, que seria policial civil, saca a arma e aponta direção da colega, o que causa correria entre os demais alunos. Segundo o site Alagoas 24 Horas, a instituição de ensino, por meio de nota, afirmou que a polícia foi acionada após o caso. O site acrescentou que a Estácio informou que o caso será analisado e que todas as medidas cabíveis serão adotadas.

Imagens: Rádio Sampaio 94,5 FM

Há 60 anos, 13/09/1964, O MUNICÍPIO publicava: Pedreira Estrela Dalva / Vida Esportiva / Casamentos / Sociais

Formatura & almoço

Deu no jornal Tribuna de Minas, Coluna Cesar Romero, de 5 de setembro de 2024…

Betinho e Ana Paula Barreto Calixto brindaram a formatura da filha Ana Elisa em medicina com recepção no Milos

Sublinhar que Ana Elisa é neta de Lígia e Wagner Barreto Filho, o Waguinho. 

Sandra Araújo e Ronaldo Granato Matta, Renê Cosac (do alto de seus 90 anos) e José Maria Veiga clicados no almoço do Brasão

Há 40 anos, em 09/09/1984, O MUNICÍPIO publicava: Notícias da Prefeitura / Emil setentão (Chicre Farhat) / Inauguração do retrato do ex-prefeito Homero José Matos de Souza na Câmara Municipal de Bicas / Formaturas

Futuro Redondo

Falar assim é dizer que o Projeto Futuro Redondo foi destaque no “Esporte Espetacular”, domingo passado, na TV Globo. A ação, criada pelo lateral/zagueiro Danilo, da Seleção Brasileira e do Juventus (Itália), já beneficiou mais de mil famílias em Bicas.

Gestante de nove meses e bebê morrem em acidente na Zona da Mata

Capotamento também deixou um homem ferido; ocorrência foi registrada na AMG-0525, entre Itamarati de Minas e Cataguases

Tribuna de Minas – Por Pedro Moysés
05/09/2024 às 17h54- Atualizada 05/09/2024 às 18h35

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O capotamento de um veículo na rodovia AMG-0525, que liga Itamarati de Minas a Cataguases, deixou duas vítimas fatais, uma mulher, de 29 anos, grávida de nove meses e o bebê, que estava com o parto programado para a próxima segunda-feira (9). Um homem, de 38 anos, ficou ferido em decorrência do acidente.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o veículo transitava no sentido Cataguases quando o motorista perdeu o controle do carro, colidiu com uma palmeira às margens da rodovia e capotou em seguida. O homem, que conduzia o veículo, foi socorrido consciente e orientado, enquanto a mulher grávida ficou inconsciente após o capotamento.

De acordo com o Samu, que atendeu à ocorrência, quando as equipes chegaram ao local a gestante já estava em parada cardiorrespiratória, com traumatismo cranioencefálico e fratura no fêmur. Os profissionais realizaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar durante todo o caminho até o Hospital de Cataguases, para onde ela foi levada. Na unidade médica, a gestante foi entubada, mas não resistiu. O obstetra, então, tentou realizar o parto do bebê, mas a criança também já estava morta. 

A guarnição dos Bombeiros permaneceu no local até a chegada da Polícia Militar, que assumiu a sinalização do trânsito.

Polícia prende suspeito de matar adolescente, de 14 anos, grávida

Polícia prende suspeito de matar adolescente grávida em Ubá

Jovem era companheira do investigado e estava no sétimo mês de gestação; homem foi capturado em Macaé

Tribuna de Minas – Por Sandra Zanella
05/09/2024 às 14h45- Atualizada 05/09/2024 às 14h54

Um homem, de 27 anos, suspeito de matar uma adolescente grávida, 14, em Ubá, na Zona da Mata, foi preso pela Polícia Civil, nessa quarta-feira (4), em Macaé (RJ). O crime violento aconteceu no dia 9 de agosto na cidade mineira, que fica a cerca de 110 quilômetros de Juiz de Fora. A jovem era companheira do investigado e estava no sétimo mês de gestação.

O envolvido foi capturado na casa da irmã, no município fluminense, com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). Os policiais também localizaram o armamento que teria sido utilizado no homicídio. O homem foi detido por posse irregular de arma de fogo, omissão de cautela e fraude processual, porque teria alterado a cena do crime. Ele acabou sendo liberado após audiência de custódia.

Adolescente grávida foi morta com tiro

Segundo as investigações, a adolescente grávida foi atingida por disparo. “Aos policiais, o investigado teria afirmado que a jovem teria atirado em si mesma. Ele alegou que a vítima já tinha tentado suicídio antes e que passava por uma crise depressiva”, informou a Polícia Civil. “O laudo pericial apontou que, devido ao ângulo do disparo, a vítima não poderia ter atirado em si.”