VÍDEO: Caça ao tesouro promovida por influenciador em MG termina com praças depredadas e escalada em igreja

Por Gabriel Reis*, g1 Triângulo — Paracatu

Caça ao tesouro de influenciador termina com praças depredadas e pessoas escalando igreja. CLIQUE E VEJA O VÍDEO

Uma caça ao tesouro promovida pelo influenciador César Rincón, na noite de terça-feira (7), em Paracatu, levou uma multidão para as ruas, provocando depredação de diversos espaços públicos.

Os moradores buscavam por “chaves premiadas” espalhadas pela cidade pelo influenciador digital, com cada uma garantindo um prêmio de R$ 5 mil.

Nos vídeos divulgados no perfil de César é possível ver muitas pessoas escalando prédios públicos, levantando tampas de postes e até escavando praças. A Polícia Militar (PM) foi acionada e constatou danos generalizados nas praças do Santana, Mário Praça e Governador Magalhães.

Como tudo começou

Por volta das 18h da terça, César publicou no Instagram um mapa da cidade, que apontava três pontos. Nos locais indicados estariam as chaves premiadas.

Em menos de duas horas, as ruas de Paracatu foram tomadas por inúmeros interessados no prêmio em dinheiro.

“Espero que alguém que esteja realmente precisando encontrar o tesouro”, disse o influenciador.

Pouco tempo depois, o perfil do influenciador divulgou uma foto da igreja da Praça do Santana, dizendo que um dos tesouros estaria lá. A informação fez com que a multidão se deslocasse para o local. Alguns participantes, inclusive, escalaram as paredes da igreja.

Nas redes sociais, César compartilhou as imagens com a legenda “Pô gurizada, aí não!” e continuou a dar dicas da caça ao tesouro nos vídeos seguintes.

Mapa divulgado com locais onde as chaves estariam escondidas — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pagamento pelo prejuízo

Ao g1, César Rincón afirmou que o intuito não foi promover nenhuma confusão, mas que o objetivo era retribuir, em forma de agradecimento, tudo o que Paracatu o proporcionou.

“Paracatu sempre me abraçou de uma forma que não dá para explicar. Então como forma de agradecer fiz essa caça ao tesouro”, afirmou.

O influenciador disse, ainda, que assumirá total responsabilidade e vai arcar com qualquer prejuízo que seja constatado pelas investigações da Polícia Civil. Contudo, disse não ter conhecimento da ocorrência registrada pela PM, que confirma a depredação ao patrimônio público.

“Se tiver havido vandalismo, com toda certeza devo pagar a multa”, disse.

O que dizem as polícias e prefeitura

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Igor Santos repudiou a ação promovida pelo influenciador. Ele afirmou que irá acionar o Ministério Público para que uma multa seja aplicada aos organizadores da caça ao tesouro.

“É muito legal ganhar carros, prêmios, mas existe um limite para isso. Depois é muito fácil dizer que precisa melhorar as praças da cidade”, afirmou o prefeito.

Segundo a PM, um boletim de ocorrência foi registrado para que providências sejam tomadas.

Já a Polícia Civil contou que ao ser acionada encaminhou um grupo de peritos para os locais indicados, que coletaram vestígios que podem contribuir para as investigações. Até o momento ninguém foi preso.