UFV e UFJF estão entre as melhores universidades da América Latina, aponta levantamento internacional

Pesquisa da revista inglesa Times Higher Education considerou aspectos como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional.

Por Petterson Marciano, g1 Zona da Mata
16/07/2022 08h41 Atualizado há 23 horas

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi considerada a 19ª melhor instituição da América Latina em um levantamento da revista inglesa de educação superior Times Higher Education (THE). Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entrou pela terceira vez no ranking e ocupa a 74ª colocação.

A análise considera 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Ao todo, foram avaliados 197 locais, 20 a mais do que na edição de 2021, em 13 países.

A lista completa pode ser conferida no site da Times Higher Education.

Relembre as últimas pesquisas:

UFV e UFJF estão entre as melhores universidades da América Latina, aponta levantamento internacional

Pesquisa internacional aponta a UFV como a 2ª melhor universidade de MG e a 17ª da América Latina

UFV é considerada 2ª melhor universidade de Minas e 19ª da América Latina, segundo pesquisa internacional

Times Higher Education

O Times Higher Education World University Rankings avalia o desempenho de universidades de pesquisa intensiva em todas as 5 missões principais: ensino (ambiente de aprendizagem: 36%); pesquisa (volume, receita e reputação: 34%); citações (influência da pesquisa: 20%); internacionalização (funcionários, alunos e pesquisa: 7,5%); e renda da indústria (transferência de conhecimento: 2,5%).

Os parâmetros refletem ensino em graduação e pós-graduação, produção científica, recursos humanos, internacionalização, número de docentes e discentes, além de transferência de conhecimento.

O ranking inclui apenas universidades que contam com programas de pós-graduação e publicaram pelo menos 200 trabalhos entre os últimos anos. São excluídas as instituições que concentram 80% ou mais de sua produção de pesquisa exclusivamente em uma das onze áreas temáticas.

As melhores do ranking

Na América Latina, as três melhores instituições brasileiras ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Brasil é o país com maior número de instituições elencadas no ranking, com um total de 72 universidades, seguido pelo Chile, Colômbia, México e Equador.