Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno, recebe Canta São João

Festival da canção reúne dez músicos da região com músicas autorais e a programação se encerra com show da banda 14 bis

Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Fabíola Costa
06/07/2022 às 07h00

Taruaçu, que significa “céu grande”, será palco, pela quarta vez, do festival da canção (Foto: Divulgação)

O distrito, por causa da distância da cidade, parece respirar sozinho. É muito vento vindo dos mares de morros ao redor. Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno (a cerca de 65 km de Juiz de Fora), já se acostumou a, pelo menos uma vez por mês, inflamar-se em canções vindas de trás da igreja principal. De um dos lados dela, que é colorida de amarelo mesmo à noite, o colecionador de vinil Walter Willy Gomes Favero, em seu bar, já apontava para o que hoje a região descobre: no “céu grande” de Taruaçu (em tupi-guarani, esse é o significado do nome da cidade) a música não se esgota. Os dois anos sem o festival da canção Canta São João, troféu Paulinho Cri, só deram ainda mais fôlego para o retorno desta quarta edição, que acontece na noite de sexta-feira (8) e no sábado (9).

Dez músicos da região disputam a premiação. Irão se apresentar, no primeiro dia, Alexandre Moreira Galvão, Carlos Fernando Cunha, Gustavo Duarte, João Paulo Lanini Mariano, Luizinho Lopes, Maria Eduarda Lima Novaes, Me Gusta Xagusta, Pedra Relógio, Thiago Pável de Oliveira e Val Dornellas. Logo após, o violeiro Daniel Monerat finaliza o primeiro dia, já com o anúncio das músicas que serão apresentadas no segundo dia do evento para o julgamento final dos jurados. O encerramento acontece no sábado, com a indicação dos vencedores e apresentação da banda 14 Bis, veterano grupo de Belo Horizonte, apadrinhado por Milton Nascimento e formado, atualmente, por Sérgio Magrão, Cláudio Venturini, Vermelho e Hely Rodrigues.

É costume, durante o sábado à tarde, a realização de atividades musicais, seja em São João Nepomuceno ou em Taruaçu. Neste ano, a novidade é a realização do “Estação autoral”, no Bar do Willy, que também acontece no final da tarde de domingo. O músico multi-instrumentista Joni Lammas abre a programação, mas o palco é aberto a todos os músicos.

Atrativo regional

O Canta São João é realizado pela Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e pela Fundação José Luiz Carvalho Nunes (Funzé), através dos Departamentos Municipais de Cultura e de Turismo, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento de Taruaçu (Codet) e apoio do Projeto Cidade da Música. A proposta, de acordo com o Secretário de Cultura da cidade, Aldo Torres, é movimentar a cena musical da cidade, que tem tradição, e atrair cada vez mais turistas ao distrito que, por natureza, tem porte para isso, com características tipicamente mineiras.

Além do festival, que nos anos anteriores recebeu nomes como João Bosco, Tunai e o morador de São João Nepomuceno Emmerson Nogueira, o distrito de Taruaçu ainda conta com um roteiro de cachaças produzidas na área rural. As histórias dos alambiques, que têm tradição sobretudo familiar, foram contadas em projeto audiovisual realizado pela Prefeitura da cidade, também com a intenção de atrair os turistas.

Programação se estende no domingo

Para aproveitar os que foram para o Canta São João e realizar confraternização também entre os moradores do distrito, no domingo a programação se entende. A começar pela celebração da missa na igreja Nossa Senhora das Dores, o “Taruaçu em festa” ainda divulga para os aventureiros o parapente na pedreira do distrito. No palco da praça, montado para o festival, músicos locais se apresentam ao longo da tarde. O primeiro deles é Ranieri; em seguida, Val Dornelas e, por fim, Forró Imperial. As atividades são finalizadas com a “Estação autoral”.

Fonte: Tribuna de Minas