Presos ajudam na limpeza de cidades mineiras

O Presídio de Abre Campo, na Zona da Mata mineira, deu início a um movimento que começa a se espalhar por Minas Gerais. desde o começo da semana detentos locais estão auxiliando na limpeza das ruas da cidade, duramente atingida pelas chuvas. A principal região afetada foi a central,  devastada pelas forças das águas com a enchente do rio Santana, na última sexta-feira, dia 24.

De acordo com o Diretor Geral Leandro de Freitas da Silva, 33 detentos participam do mutirão para recuperar os danos causados pela chuva. A ação foi possível através da solicitação do Presídio de Abre Campo enviada ao Juiz de Direito da comarca Dr. Bruno Miranda Camelo, para que os mesmos trabalhassem por remissão pena conforme Lei n° 12.433 de 29/06/2011, sendo autorizado imediatamente.

A própria lei de execução penal considera o trabalho do detendo um dever social e condição de dignidade humana e finalidade educativa, além do que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SESJUSP tem como política de humanização a utilização de a mão de obra carcerária.

A ideia rapidamente chegou a outros municípios. Em Manhuaçu, onde uma pessoa morreu pela cheia do rio homônimo, solicitação semelhante foi feita e desde ontem os detentos locais também estão auxiliando na limpeza das ruas inundadas.

Fonte: Charlles Evangelista