Prefeitos da região querem obras estruturais na rodovia BR-267

Face à necessidade de intervenções significativas na BR-267, os prefeitos responsáveis pelos municípios margeados pela rodovia mobilizam-se a elaborar um manifesto a ser entregue ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Apesar de os 533 quilômetros da via estendidos desde Leopoldina até Poços de Caldas, no Sul de Minas, o ofício redigido pelas autoridades contempla somente o trecho entre Leopoldina e Caxambu, quando a BR-267 é interrompida pela BR-383. A partir de convocação do prefeito de Bicas, Honório de Oliveira (MDB), cerca de 20 lideranças municipais – entre elas, o prefeito Bruno Siqueira (MDB) -, além do deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e de representantes de associações comerciais e industriais, encontraram-se no município em 16 de março para discutir as principais demandas da rodovia, que recebe o nome de Vital Brasil.

“A duplicação da BR-267 exigiria recursos muito maiores, mas nós desejamos uma grande intervenção, como a construção de uma terceira faixa em subidas, trevos e um melhor recapeamento. Tapar somente os buracos não está resolvendo. É uma estrada hoje sem estrutura”, relata Honório, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Macro Sudeste (Cisdeste), responsável pelo gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, também, pela redação do manifesto, assinado por outros oito prefeitos da região. Desde a inauguração em 1975, a via não passou por intervenções estatais de grande porte. Em nota, o consórcio destacou a importância da Rodovia Vital Brasil ao desenvolvimento socioeconômico regional, uma vez que “cria um corredor logístico responsável por conectar a Zona da Mata mineira aos principais corredores logísticos do país, quais sejam a BR-381, BR-116 e a BR-040”.

Leia a matéria completa no site do jornal TRIBUNA DE MINAS desta quinta-feira