Pism 2024 e Vestibular de Música da UFJF têm recordes de inscrições

Este ano, 43.711 estudantes se inscreveram para as provas do Pism; já no ano passado foram 34.435 candidatos, representando um aumento de 22%

Por Tribuna 26/09/2023

Com um aumento de 22%, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 e o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançaram um novo recorde de inscrições. Segundo informações da UFJF, este ano, 43.711 estudantes se inscreveram para as provas do Pism que vão ocorrer nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023, enquanto que, no ano passado, foram 34.435 candidatos.

De acordo com os dados divulgados pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o crescimento mais significativo nas inscrições ocorreu no Módulo I. Isso mostra o aumento dos estudantes do 1º ano do ensino médio que têm interesse em começar a prestar vestibular para entrarem na universidade ao final dos três anos.

A última vez que a UFJF havia ultrapassado a marca de 40 mil inscritos foi antes do período pandêmico, em 2019, quando registrou 40.160 inscrições. Para o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, esses resultados são satisfatórios, uma vez que a UFJF experimentou uma queda na procura pela graduação, tanto pelo Enem quanto através do Pism, durante a pandemia.

Além disso, esse ano marcou o maior número de isenções concedidas nos últimos cinco anos. Nesta edição, foram recebidas 18.497 solicitações, com 16.528 delas sendo atendidas e beneficiando os alunos que se encaixam nos requisitos de gratuidade da taxa do exame.

Vestibular de Música

O Vestibular de Música teve 80 inscrições, sendo que está disponibilizando 35 vagas exclusivamente para o primeiro semestre letivo de 2024. Para ele, são utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova de habilidade específica (teoria e prática musical), que acontece de 2 a 4 de outubro, de maneira remota e presencial.

Leia mais notícias de Juiz de Fora aqui

A UFJF oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024.

Comprovante de inscrição

Os candidatos do Pism e do Vestibular de Música devem aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado a partir do dia 6 de novembro e pode ser acessado até o meio-dia do último dia de provas, 10 de dezembro. Esse comprovante informa sobre o local de prova onde cada candidato fará o processo seletivo.

As provas do Pism serão realizadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.