O primeiro Cruzeiro – marco religioso de Bicas

Belíssimo registro do primeiro “Cruzeiro” – marco religioso católico – bem próximo à Praça São José

A página “Bicas – História em Fotos” traz hoje mais uma curiosidade – o Primeiro CRUZEIRO de Bicas.

A maioria dos biquenses já conheceu o Cruzeiro em sua localização atual, no famoso “Morro do Cruzeiro”. Poucos sabem que, na verdade, o primeiro Cruzeiro ficava localizado em outro ponto da cidade, com acesso mais fácil e mais próximo da Praça São José.

Em pesquisas fotográficas ao meu acervo, um fato sempre despertou minha curiosidade: as fotos mais antigas da Praça São José sempre no mesmo ângulo, onde o fotógrafo se posicionava no alto e atrás de onde está localizado hoje o posto de gasolina São José.

Foi quando recebi do amigo Marco Aurélio Baptista da Silva Matos um belíssimo registro fotográfico que remonta as décadas de 1930/40 em excelente resolução, num ângulo inédito mostrando interessantes detalhes da cidade como parte das oficinas ferroviárias; o antigo prédio da Prefeitura e o primeiro Grupo Escolar. Curioso, comecei a observar cada detalhe daquela foto e foi aí que encontrei, lá no alto do morro, uma Cruz. Passei então a procurar outras fotos de meu acervo direcionadas àquele ponto, encontrando as belas fotos da amiga Zezé Lhamas. Foi aí que confirmei que o primeiro Cruzeiro ficava num relevo localizado acima de onde hoje está instalado o posto de gasolina São José, fato confirmado em conversas com os biquenses “das antigas”, a turma com mais tempo de caminhada.

Antes da construção do posto, era ali o início do caminho de terra, uma “subida” que dava acesso ao antigo Cruzeiro, por onde passavam as procissões da época, detalhe que pode ser observado com clareza nas fotos apresentadas.

Ê Bicas… “vira e mexe” descobrimos novos detalhes de nossa história, pois logo após esta postagem, para minha grande surpresa recebi do amigo Kosme R. Fernandes a seguinte mensagem:

“A base desse cruzeiro ainda existe! Está no quintal da minha casa!”

Em seguida, me enviou as fotos apresentadas abaixo. É incrível, mas realmente a base do Primeiro Cruzeiro de Bicas ainda está lá!

Agradeço ao Kosminho pela valiosa contribuição.

Veja mais, acessando a página Bicas História