Frente fria traz alerta de chuvas fortes para Juiz de Fora e região

Avisos foram emitidos pela Defesa Civil estadual e pelo Inmet; maiores acumulados devem ser registrados entre sábado e domingo

Por Iuri Fontana, estagiário sob supervisão da editora Juliana Netto
04/02/2021 às 21h19- Atualizada 04/02/2021 às 21h33

Neste fim de semana, a tendência é de que os termômetros sofram um declínio, oscilando entre 17 e 19 graus de mínima e 22 e 25 de máxima (Foto: Fernando Priamo)

A possibilidade de ocorrência de intensas pancadas de chuva levou a Defesa Civil de Minas Gerais a emitir um alerta na Zona da Mata para os próximos dias. O comunicado do órgão estadual informa que uma frente fria irá atuar pelo litoral do sudeste e prolongar uma área de convergência de umidade sobre o estado mineiro. Um canal de umidade se configura e deverá gerar acumulados significativos de precipitação na divisa entre o Rio de Janeiro e a Zona da Mata mineira, principalmente entre a noite deste sábado (6) e a madrugada de domingo (7).

As condições de instabilidade também levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um aviso meteorológico de chuvas intensas (entre 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia), acompanhadas de ventos fortes (entre 40 – 60 km/h) em áreas isoladas da Zona da Mata até o meio dia desta sexta (5). Segundo aferição oficial do Inmet, desde o dia 12 de janeiro não há registro de precipitações em Juiz de Fora, portanto, há mais de 20 dias.

Termômetros em ligeiro declínio

Ainda conforme a meteorologia, as altas temperaturas dos últimos dias prometem se manter até esta sexta, quando a mínima deve ser de 18 graus e a máxima deve chegar aos 30. No restante do fim de semana, a tendência é de que os termômetros sofram um declínio, oscilando entre 17 e 19 graus de mínima e 22 e 25 de máxima. Nesta quinta, a máxima chegou aos 30,3 graus em Juiz de Fora, enquanto a mínima foi de 18,7.

PJF reforça orientações para situações de emergência

Nesta quinta (4) a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reforçou orientações que devem ser seguidas pela população em caso de chuva, incluindo dar preferência ao transporte público, não ficar embaixo das árvores e nem próximo da rede elétrica, não deixar crianças brincarem em águas de enchentes, não tentar atravessar enxurradas e ficar atento ao surgimento de trincas no chão ou nas paredes de casa.

O comunicado ainda destaca que, em caso de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo número 199. A Central de Atendimento funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Fonte: Tribuna de Minas desta sexta-feira, dia 05/02/2021