Estado de Minas receberá 560 mil doses de vacina contra a Covid-19

Vacinação contra Covid-19 começa às 17h desta segunda no país. Ainda não se sabe quais cidades mineiras serão as primeiras a receberem o imunizante

Por Tribuna de Minas

O ministro da Saúde, general Eduado Pazzuelo, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 terá início às 17h desta segunda-feira (18) em todo o país. O comunicado foi feito esta manhã em Guarulhos (SP), durante o ato simbólico de recebimento de vacinas com os governadores dos estados. No domingo (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da Coronavac e da vacina da Oxford no país. Minas gerais, segundo publicação do governador Romeu Zema (Novo), vai receber, inicialmente, 561 mil doses.

Conforme a Agência Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores dos estados estão no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas. Zema garantiu que a imunização começa assim que as vacinas chegarem ao Estado. Não foi informado quais municípios recebem as primeiras doses e nem as quantidades.

De acordo com o Ministério da Defesa, o transporte das seis milhões de doses da vacina do Instituto Butantan será feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira. A Agência Brasil informou que a logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.