Estação Rochedo de Minas – Estação entre Bicas e Roça Grande

Matéria atualizada em 26 de setembro de 2021

A foto acima veio junto a um daqueles e-mail’s que nos dão grande prazer e que justificam realizar trabalhos de criação de um blog como otremexpresso.

Trata-se da preciosidade enviada pelo amigo leitor Marcelo Detoni, da cidade de Rochedo de Minas, que recebi no dia 21 de maio de 2013. Em seu e-mail uma mensagem que vale publicar, acompanhado da bela e porque não dizer histórica foto:

“Meu nome é Marcelo e sou da cidade de Rochedo de Minas. Venho acompanhando a história da Estrada de Ferro Leopoldina desde pequeno e a pouco mais de um ano descobri o seu blog, que preserva a memória da estrada de ferro em nossa região.

Tenho uma imagem que gostaria que você colocasse em seu blog.

Se você observar bem irá perceber a construção da rodovia MG 126 bem ao fundo, do lado esquerdo da imagem.”

HISTÓRICO

A Estação de Rochedo de Minas foi inaugurada em 13 de outubro de 1882 pela Cia. União Mineira, ainda com o nome de Rochedo, sendo incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Somente nos anos 1940 passou a chamar-se Rochedo de Minas.

Descendo a serra de Bicas para São João Nepomuceno, após a parada no Posto Telegráfico de Telhas, pequena estação no meio da serra, chegávamos a Rochedo de Minas, onde ainda existe na cidade o prédio da antiga Estação Ferroviária.

A ESTAÇÃO

Fiz minha primeira visita a Rochedo de Minas para a página otremexpresso em agosto de 2009.

Em nova visita no mês de agosto de 2012, fiquei feliz em verificar que o prédio passava por ampla e detalhada reforma. Acompanhei, por exemplo, a retirada de todo o telhado para que fosse feita a troca do madeiramento. Fizeram um trabalho de limpeza das telhas originais sendo recolocadas no seu devido lugar.

Visitei novamente Rochedo de Minas na tarde de junho de 2018 e encontrei a estação muito bem cuidada sendo utilizada em atividades culturais da comunidade.

Por fim, estive na cidade em 29 de agosto de 2020 e não preciso comentar, as fotos falarão por mim, tamanha a beleza do extremamente bem cuidado prédio, hoje transformado em um belo Centro Cultural, a Casa de Cultura Maria Elena Silva.

Veja mais AQUI.