Escola democrática

Quando o Ginásio Estadual foi inaugurado, o objetivo era sanar uma demanda enorme de pessoas que não podiam cursar o ginásio, por não ter como pagar. Só o Francisco Peres oferecia o curso pago, e a criação do Estadual, que era gratuito, contemplou a grande massa que queria e não podia estudar.

Nos primeiros anos, a escola funcionava à noite, no prédio do Grupo Escolar Cel. Joaquim José de Souza, com todas as salas ocupadas e lotadas… A minha por exemplo era a 1ª E, portanto, havia mais quatro turmas da 1ª série… Foi um momento importante para a educação biquense.

No pacote, vieram professores jovens que estavam fazendo cursos superiores e nem aí para os anos de chumbo. Gogóia, Gracinha Roque e Dora Croce, por exemplo, vieram com métodos novos de ensino e eram como nós os alunos: amavam os Beatles e os Rolling Stones. Isso ajudava a arejar a jornada dupla da maioria dos estudantes.

Dona Lilian era durona, mas sabia fazer o meio de campo, se por um lado ela media as saias das estudantes (quatro dedos no máximo acima do joelho), por outro, estava sempre ajudando os mais problemáticos. Tivemos grandes temas discutidos por lá, em época de ditadura, e nem por isso a escola fechou ou foi acusada de doutrinadora.

Parabéns Ginásio Estadual pelo seu papel na formação dos jovens biquenses… Que outras demandas venham e seu corpo docente continue com a sabedoria que sempre honrou esta escola.