Dívida do Governo de Minas Gerais com o Município de Pequeri ultrapassa o valor de R$ 600 mil reais, só na área da saúde

Os municípios de Minas Gerais estão cada vez mais apertados com a AUSÊNCIA do Estado. Segundo levantamento realizado pelo CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde) a dívida do Estado com os municípios ultrapassam o montante de R$ 1,5 BILHÃO de reais.

Em Pequeri, o Estado acumula uma dívida de pouco mais de R$ 600 mil reais. O valor devido ao município é referente aos blocos de Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Gestão.

Em reunião extraordinária, o Prefeito Municipal, vice-prefeito e Secretariado (Saúde, Governo e Finanças) , discutiram estratégias para garantir a funcionalidade da saúde pública municipal. “A saúde é um direito de todos e juntos, mesmo com todas as dificuldades encontradas, garantiremos este direito a nossos munícipes”, disse o Sr. Rafaneli, Prefeito Municipal.

Até então, segundo informações, o Estado não divulgou previsão para repasses dos valores devidos, sendo assim, caberá aos municípios mineiros, assumir a gestão semiplena da saúde municipal. “O estado está cada vez mais se eximindo de suas obrigações, e nós, gestores de saúde, ficamos de mãos atadas. O paciente quer o exame e o remédio dele na hora e é direito dele, está previsto na Constituição. No entanto, sem os devidos repasses estaduais, fica difícil atender a grande demanda”, disse o Secretário Municipal de Saúde.

Segundo o Secretário de Governo, “o município de Pequeri buscará resolver estas questões, junto ao Estado, para que a População Pequeriense, não fique desassistida”.

Fonte: Prefeitura Municipal