Dicas do ABC: Como contratar sua mão de obra

COMO CONTRATAR SUA MÃO DE OBRA

Para que o seu projeto possa sair como planejado, é preciso que a execução seja feita com profissionais especializados no assunto. Contratar mão de obra qualificada para os serviços pode ser algo que te deixe cheio de dúvidas, mas hoje vamos descomplicar o assunto para que você tire de letra essa etapa. Se você for o responsável direto pelas contratações da sua obra, fique tranquilo que vamos te ajudar com alguns pontos que merecem atenção redobrada.

A contratação da mão de obra representa uma parte significativa do orçamento, então por isso que é importante fazer essa tarefa com as orientações corretas.

JÁ BUSCOU SUAS REFERÊNCIAS?

Uma alternativa bastante efetiva para conseguir bons profissionais para a sua obra é por meio de indicações. É mais fácil que entre os familiares, amigos e colegas de trabalho, essas pessoas  já conheçam um pouco da sua personalidade e indiquem colaboradores que possam atender melhor às expectativas. Caso você já tenha profissionais trabalhando e precise contratar mais, veja se eles já têm alguma indicação; geralmente quem está na área pode ter boas recomendações de companheiros que vão fazer um serviço de qualidade.

OBRA MAIS FÁCIL

A internet também pode ser uma fonte de indicação, desde que você busque as informações em um site ou em uma página segura. Cheque os contatos deixados e todas as referências anteriores.

Para te ajudar nessa buscar virtual, uma dica é o site obramaisfacil.com.br, que oferece uma opção rápida e fácil de encontrar um prestador de serviços na sua cidade e pagar com cartão de credito em até 10x sem juros. Caso você já tenha um profissional da sua confiança, você pode cadastrá-lo na plataforma e pagá-lo nessas condições.

Através do Obra Mais Fácil você consegue ver o portfólio e as referências antes de fazer a contratação. Assim é muito mais seguro para contratar alguém que atenda às necessidades da sua obra. Por meio das informações obtidas, é possível conhecer melhor o profissional e, assim, decidir se ele atende ou não aos requisitos para a vaga.

Hoje, o mercado de trabalho está com muitos profissionais que são considerados “faz tudo” e que realmente podem te ajudar, mas verifique se é o caso que está precisando e se ele pode mesmo contribuir de maneira qualificada para o seu serviço. Toda a pesquisa e análise é fundamental.

PORTFÓLIO DO PROFISSIONAL PODE AJUDAR NA CONTRATAÇÃO

Já que falamos que é importante verificar os trabalhos anteriores do profissional, o portfólio é uma ferramenta útil. Através desse material, você poderá analisar o que já foi feito pelo colaborador e também identificar para quais empresas ou pessoas ele já prestou serviço. As fotos que o profissional colocar no material serão muito importantes para que você seja assertivo na contratação.

POR QUE CONTRATAR UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Contratar um profissional qualificado para sua obra é vantajoso porque ele faz os serviços com eficiência e qualidade. Além disso, as chances de cometer erros durante a execução é minimizada por ter estudado e se capacitado para diversas situações. Isso contribui para o melhor desenvolvimento do serviço, aumentando as chances de que tudo seja concluído dentro do prazo e do orçamento estabelecido.

Pode ser que você esteja se perguntando o que considerar, além da qualificação. É preciso contratar profissionais ativos, conscientes do que precisam desempenhar e comprometidos com o trabalho.

Antes de qualquer iniciativa, não se esqueça de definir o perfil do colaborador que você procura. Pode ser que ele seja bastante qualificado, mas não esteja dentro do perfil e do padrão que você deseja para executar sua obra.

EXPLIQUE SEU PROJETO

Mesmo que você ainda esteja em fase de entrevistas, fale um pouco do seu projeto para o funcionário. Faça um resumo sobre os prazos e também sobre todas as outras questões que você julgue importante para que ele entenda a sua necessidade. Esse também é um momento importante para que você identifique quais são as características que mais podem contribuir para a execução do seu tipo de obra.

QUANTO PAGAR

Ainda na fase de contratação e acertos, é importante que você fale com os colabores qual valor será pago pelo trabalho e de que forma o pagamento vai ser feito. Para analisar os valores, veja o piso salarial da categoria e coloque dentro da sua análise também fatores como o número de colaboradores para a mesma tarefa, horas extras a serem consideradas, modificações ao longo da execução da obra e demais atividades que podem interferir no valor a ser pago.

Para que tudo esteja previsto, faça um contrato para a prestação de serviço. Esse documento formalizará tudo que for acertado e também deixará claro quais são as responsabilidades de todas as partes envolvidas no serviço. Uma outra questão importante que você também consegue estabelecer com o contrato é a segurança de que tudo que for realizado estará regulamentado, te dando a segurança necessária para solucionar problemas e imprevistos que podem acontecer.

Saber negociar é fundamental também. Nesse sentido, contratar um profissional que caiba em seu orçamento financeiro é sempre uma boa ideia. Da mesma forma, não é recomendada a contratação de um trabalhador só porque ele oferece o menor preço do mercado. Em todas as situações, você deve pesquisar, negociar e chegar em  um  valor que seja bom para ambas  as partes.

Para que você consiga selecionar um orçamento justo use uma tabela como a abaixo para que as informações possam ser organizadas e comparadas de uma maneira mais clara:

Profissional Escopo do orçamento Prazo Equipe Valor
Nome 1
Nome 2
Nome 3

NÃO TENHA PRESSA PARA CONTRATAR

Já dizia o ditado que a pressa é inimiga da perfeição né? Pois é! A gente entende que muitas vezes os prazos estão apertados e que você precisa fazer a contratação em caráter emergencial, mas sempre que possível, recomendamos que você seja mais cauteloso para contratar. É melhor levar um tempo pesquisando, entrevistando e se informando mais do que realizar uma seleção rápida e repleta de falhas.

Divida sempre sobre as suas opções de contratação com os outros envolvidos no projeto e na obra. Essa troca de ideias e informações pode “abrir seus olhos” para detalhes que até então você não tinha observado. Repetimos: não tenha pressa para decidir.

POSSO CONTRATAR TODA MÃO DE OBRA SOZINHO?

Dependendo do tamanho e duração da sua obra e também da sua experiência nesse tipo de gerenciamento, contrate um arquiteto ou engenheiro para te auxiliar na administração da equipe e de tudo o que você pensou para a construção. É você quem oficialmente contrata a mão de obra, mas com todo o aconselhamento destes profissionais. Esse serviço costuma incluir desde o planejamento, orçamento de material e serviços, assessoria nas contratações e compras, fiscalização e gerenciamento da obra e tudo referente a ela. Dentro da construção civil existem alvarás, licenças, embargos e outros documentos bastante específicos que podem te confundir.

Dentro dessa questão, citamos também os empreiteiros que são pequenos construtores que já têm a sua equipe, na grande maioria uma equipe já especializada. Podemos falar também em construtoras, só que essas também já contrataram a mão de obra, ou seja, o serviço é todo terceirizado.

Esses foram alguns passos importantes que separamos para você. Queremos que o momento da contratação não seja mais um “bicho de sete cabeças” para a sua obra. Hora de planejar e contratar.

E, em todas as etapas, conte sempre com a ABC da Construção Bicas, a maior especialista em acabamentos. Nós contamos com mais de 70 lojas espalhadas por 60 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e atendimento remoto à disposição dos nossos clientes

Conte com a ABC, a maior especialista em acabamentos.