Cultura, Gente e Ideias, pelo saudoso Júlio C. Vanni: Genealogia Família Longo

GENEALOGIA: FAMÍLIA LONGO

Publicado em 30 de junho de 2000

O cognome Longo vem do latim longus que significa longo, comprido e alto, referindo-se à estatura esbelta. Sua origem é atribuída ao cônsul romano Tito Sempronio Longo que o adotou em definitivo. Mas foi de Nápoles, ao tempo de Dormanna, que a família, após conquistar inúmeros títulos de nobreza, espalhou suas proles pela Itália tornando o cognome Longo tão popular quanto Silva no Brasil. Consta de que foi um tal de Antônio Longo que, de Gênova, levou o cognome para a Sicília, fixando-se em Palermo. Dos ramos sicilianos e napoletanos, os Longo se fixaram, também, na Basilicata e na Calábria onde, na cidade de Borgo Laino, foi erigida uma estátua em homenagem a um tal Ângelo Longo, figura muito festejada no lugar e que fez história pelo seu dinamismo e bravura cívica.

Na Itália, há farta literatura sobre os Longo. Muitos foram figuras importantes na história do país. São vários os brasões que ilustram este clã e o título mais difundido é o de barão.

No Brasil foram muitos os Longo imigrados no século passado e no início do atual. Talvez mais de cinqüenta. Há Longo em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, no Paraná e no Espírito Santo.

Mas o ramo Longo que nos interessa é o que se fixou em Bicas e nesta região mineira, cujo patriarca foi José Longo que já chegou casado com Maria Boviato. Rosa, sua filha italiana, aqui casou-se com Virgolino Evangelista, com quem teve oito filhos.

O patriarca José Longo morou com a família, inicialmente, na Fazenda Boa Vista – hoje, propriedade do prefeito Jacyr Moreira, onde nasceram os filhos Luiz, Doardino e Amélia. Mais tarde, foram para a fazenda Caxambú, em Mar de Espanha, depois passaram por Chácara, Piau e finalmente a família fixou-se em Bicas. Doardino constituiu família em Juiz de Fora, teve seis filhos e é hoje nome de rua. Sua irmã Amélia, casou-se e foi viver no Paraná onde tem dois filhos.

Coube a Luiz, primogênito, assegurar a dinastia dos Longo em Bicas. Do seu casamento com Ita, filha de Vitor Cúgola e Libânia Stroppa, nasceram Onocir, Jair, Nadir, José Luiz, Maria Libânia e Geraldo, todos ardorosos biquenses e colaboradores do progresso da cidade natal, atuando no comércio, no magistério e na política.

Ao Barão Onocir Longo, ativo vereador na Câmara Municipal de Bicas, da qual já foi presidente, aos seus irmãos e demais descendentes desta notável família de origem italiana, as nossas melhores homenagens.