Casarão do saudoso sr. Olivan Abrahim

Permanecendo no tópico relacionado a preservação e convivência entre imóveis antigos e recentes, destacamos o casarão do saudoso sr. Olivan Abrahim, um dos filhos do casal Iássara e Sayd Abrahim. O sobrado de dois pavimentos está localizado na região central da Praça do Divino. Possui muitos detalhes arquitetônicos que remontam ao estilo colonial como o formato das janelas, os barrotes de madeira que sustentam o imóvel, os lampiões laterais, parte do piso em madeira, entre outras características de época.

O telhado foi substituído algumas décadas atrás por telhas de modelo mais recente, algo que não tirou o tom histórico do imóvel. Uma varanda foi construída na lateral conforme é possível observar na comparação das fotos abaixo. Duas janelas do térreo foram suprimidas. O casarão, segundo levantamentos, pode ter sido construído antes da década de 1890. Atualmente, figura como o imóvel residencial mais antigo de Guarará, perdendo apenas para a Igreja Matriz.

Durante boa parte do século XX a parte inferior serviu como ponto comercial de diversas famílias tradicionais e posteriormente abrigou o comércio da família Abrahão (Imigrantes sírio-libaneses), entre as décadas de 1910 e 1930. Em 1956 o sr. Olivan Abrahim adquire o imóvel da família de Salim Abrahão.

As construções em estilo colonial possuem um charme especial que não é possível verificar em muitos imóveis mais recentes. Os detalhes de sua construção chamam atenção pelo fato de ter sido uma obra projetada por construtores que possuíam técnicas e ferramentas quase que artesanais. É uma construção que sobreviveu a passagem de 2 séculos, tendo muita história para contar, através de suas portas, janelas e paredes ao longo de todo este tempo.

Daí a importância em conhecermos um pouco mais da história dos bens que compõem nossa cidade. A História não pode ser esquecida pelos seus conterrâneos. O nosso passado precisa ser resgatado e exposto para as gerações recentes como forma de difusão de nossa cultura e memória.

*Fotos de 2022, 1939, 1902 e texto são acervos do Setor de Patrimônio Histórico de Guarará 
*Foto do desfile de 1979 obtida no Facebook Guarará em Fotos